Jorn Lande: o nascimento do Heavy Metal, a morte de Dio
Por Renato Rossini
Fonte: Metal Forces
Postado em 20 de março de 2013
Anthony Morgan do Metal Forces conduziu em março de 2013 uma entrevista com o vocalista norueguês Jørn Lande. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
Sobre o nascimento do heavy metal:
Jørn: "No início dos anos 70, não havia nenhuma banda realmente de metal. Talvez houvesse algo chamado heavy metal que era similar ao heavy metal. Algumas pessoas dizem que o heavy metal começou com bandas como LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, mas eu acho que o heavy metal começou no final dos anos 70 e início dos anos 80 com bandas como o JUDAS PRIEST e IRON MAIDEN. Eu acho que antes disso eram hard rock, e rock experimental. Guitarras distorcidas não eram realmente distorcidas também, então aquela forma de tocar e ser capaz de obter o som heavy metal corretamente se desenvolveu no final dos anos 70. Ouça o que Eddie Van Halen (VAN HALEN) fez com a guitarra quando ele começou a tocar – sua forma de tocar era totalmente nova. Ao mesmo tempo o guitarrista do BOSTON (Tom Scholz) inventou algo chamado de Rockman, que era uma pequena caixa que fazia um certo som. Era distorcido; não era muito denso e grande, mas tinha um tipo de sensação crocante, com grande sentimento e som. Eu acho que é quando os guitarristas eram capazes tocar mais rápido, e podiam fazer realmente mais a nível técnico."
"Eu acho que antes, no início dos anos 70, quando eu era criança, ninguém tinha ouvido falar de algo chamado heavy metal. Nem mesmo heavy rock, ou hard rock. Era apenas rock music. DEEP PURPLE era rock music, URIAH HEEP era rock music. NAZARETH, SLADE, SWEET; tudo isso era rock music. Não eram separados, pelo menos de onde eu vim. Não sei sobre os britânicos, mas as pessoas não separavam os estilos da mesma forma. Não era como hoje com milhares de gêneros e subgêneros, como soft metal, nu-metal, black metal, nu-black metal, thrash metal, speed metal. Eu mesmo nem sei todos os nomes, mas alguns deles eu aprendi com o tempo (risos). Eu não sei nem todos os estilos que devem ter sido inventados nos últimos dez, vinte anos. Eu prefiro dizer que mesmo o BLACK SABBATH era heavy rock music, mas eu não acho que a palavra ‘heavy’ foi um termo utilizado lá atrás. Talvez alguém o fez, mas definitivamente não era um termo comum para tratar do BLACK SABBATH."
Sobre o momento do lançamento de "Dio" em 2010, um álbum em tributo ao falecimento de Ronnie James Dio (BLACK SABBATH, DIO, RAINBOW):
Jørn: "Definitivamente não era a melhor hora para lançar o álbum, mas algumas das músicas do álbum eram de 2007 e o restante era de 2009. Não foi a melhor coisa que aconteceu, o lançamento veio muito próximo ao falecimento de Ronnie. Então, novamente, um monte de tributos foram feitos depois. Eu acho que era óbvio que muitos desses tributos foram feitos porque as pessoas queriam se beneficiar do que havia ocorrido. Eu acho que quando avaliamos a situação, desde que o lançamento havia sido planejado a muito tempo... falei com minha gravadora, e decidimos que seria melhor lançar o álbum como planejado do que esperar quatro meses, e então lança-lo. Não é possível fazer um álbum como aquele... se você conhece o álbum, você sabe como ele soa e tudo mais. Não é possível ter uma produção daquela em um mês, ou poucas semanas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps