Jorn Lande: o nascimento do Heavy Metal, a morte de Dio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Renato Rossini, Fonte: Metal Forces, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


1190 acessosDio: em vídeo legendado, falando sobre o Sinal do Demônio5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983

Anthony Morgan do Metal Forces conduziu em março de 2013 uma entrevista com o vocalista norueguês Jørn Lande. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.

Sobre o nascimento do heavy metal:

Jørn: "No início dos anos 70, não havia nenhuma banda realmente de metal. Talvez houvesse algo chamado heavy metal que era similar ao heavy metal. Algumas pessoas dizem que o heavy metal começou com bandas como LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, mas eu acho que o heavy metal começou no final dos anos 70 e início dos anos 80 com bandas como o JUDAS PRIEST e IRON MAIDEN. Eu acho que antes disso eram hard rock, e rock experimental. Guitarras distorcidas não eram realmente distorcidas também, então aquela forma de tocar e ser capaz de obter o som heavy metal corretamente se desenvolveu no final dos anos 70. Ouça o que Eddie Van Halen (VAN HALEN) fez com a guitarra quando ele começou a tocar – sua forma de tocar era totalmente nova. Ao mesmo tempo o guitarrista do BOSTON (Tom Scholz) inventou algo chamado de Rockman, que era uma pequena caixa que fazia um certo som. Era distorcido; não era muito denso e grande, mas tinha um tipo de sensação crocante, com grande sentimento e som. Eu acho que é quando os guitarristas eram capazes tocar mais rápido, e podiam fazer realmente mais a nível técnico.”

“Eu acho que antes, no início dos anos 70, quando eu era criança, ninguém tinha ouvido falar de algo chamado heavy metal. Nem mesmo heavy rock, ou hard rock. Era apenas rock music. DEEP PURPLE era rock music, URIAH HEEP era rock music. NAZARETH, SLADE, SWEET; tudo isso era rock music. Não eram separados, pelo menos de onde eu vim. Não sei sobre os britânicos, mas as pessoas não separavam os estilos da mesma forma. Não era como hoje com milhares de gêneros e subgêneros, como soft metal, nu-metal, black metal, nu-black metal, thrash metal, speed metal. Eu mesmo nem sei todos os nomes, mas alguns deles eu aprendi com o tempo (risos). Eu não sei nem todos os estilos que devem ter sido inventados nos últimos dez, vinte anos. Eu prefiro dizer que mesmo o BLACK SABBATH era heavy rock music, mas eu não acho que a palavra ‘heavy’ foi um termo utilizado lá atrás. Talvez alguém o fez, mas definitivamente não era um termo comum para tratar do BLACK SABBATH.”

Sobre o momento do lançamento de “Dio” em 2010, um álbum em tributo ao falecimento de Ronnie James Dio (BLACK SABBATH, DIO, RAINBOW):

Jørn: “Definitivamente não era a melhor hora para lançar o álbum, mas algumas das músicas do álbum eram de 2007 e o restante era de 2009. Não foi a melhor coisa que aconteceu, o lançamento veio muito próximo ao falecimento de Ronnie. Então, novamente, um monte de tributos foram feitos depois. Eu acho que era óbvio que muitos desses tributos foram feitos porque as pessoas queriam se beneficiar do que havia ocorrido. Eu acho que quando avaliamos a situação, desde que o lançamento havia sido planejado a muito tempo... falei com minha gravadora, e decidimos que seria melhor lançar o álbum como planejado do que esperar quatro meses, e então lança-lo. Não é possível fazer um álbum como aquele... se você conhece o álbum, você sabe como ele soa e tudo mais. Não é possível ter uma produção daquela em um mês, ou poucas semanas.”

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

DioDio
Em vídeo legendado, falando sobre o Sinal do Demônio

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dio"

Black SabbathBlack Sabbath
Ronnie James Dio e Ozzy Osbourne juntos

Hard RockHard Rock
Alguns dos clipes mais clichê do gênero

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Ronnie James Dio e Maria Bethania

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Jorn Lande"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1983

MegadethMegadeth
"Magia negra arruinou minha vida", diz Mustaine

MegadethMegadeth
Fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo

5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosPaulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"5000 acessosTom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness4218 acessosCorey Taylor: vocalista quer espancar quem usa pau de selfie5000 acessosMike Portnoy: "no final das contas, eu sou apenas um fã!"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 21 de março de 2013
Post de 21 de maio de 2016

Sobre Renato Rossini

Renato Rossini, nascido em 27/09/1984 em São Caetano do Sul. Formado em Relações Internacionais, mas trabalha com informática (?!?!). Ouve heavy metal desde os 8 ou 9 anos. Começou com os clássicos, Metallica, Iron Maiden, Black Sabbath, mas hoje em dia ouve de tudo quando o assunto é metal. Pra variar tem uma banda, onde toca bateria.

Mais matérias de Renato Rossini no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online