Em 17/07/1993: A última apresentação do Guns N' Roses com Slash
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Youtube
Postado em 16 de julho de 2013
Em 17 de julho de 1993 o GUNS N'ROSES tocava em Buenos Aires - Argentina, no estádio do River Plate, diante de cerca de 80 mil pessoas. Era a última apresentação da turnê Use Your Illusion, que fora rebatizada pela banda em sua última etapa para "Skin N'Bones", cuja finalidade, segundo o guitarrista Slash, era "fazer com que a banda obtivesse lucros, pois toda a produção foi reduzida ao essencial. Ficamos com Dizzy Reed [tecladista], mas tivemos que dispensar Teddy [Zig-Zag], o conjunto de sopros e as garotas de backing vocals. Essa turnê continha uma sessão acústica no meio da apresentação que destacava os sucessos do álbum Lies, como também alguns covers como 'Dead Flowers'".
Guns N' Roses - Mais Novidades
Alheio aos hoje conhecidos problemas de bastidores da banda na época, o que se via sobre o palco era a energia e empolgação de sempre. O fato engraçado foi a participação do finado baterista Cozy Powell (RIP) em "Used to Love Her", trajado como entregador de pizza. Na época, Powell tocava com a BRIAN MAY BAND, que abriu os shows do GUNS N'ROSES no final da turnê.
O show foi marcado por ter sido a última vez, até hoje, em que o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash dividiram o mesmo palco. Destaque para o longo abraço de ambos ao final da apresentação. Mal sabiam eles o significado que aquele gesto teria, mais de 20 anos depois, para milhões de fãs do mundo inteiro. Indiretamente, era o fim de uma era e um ciclo era encerrado ali. Foi como se eles soubessem disso.
O GUNS N'ROSES ainda lançaria o album de covers "The Spaghetti Incident" em novembro de 1993, mas o que se seguiu nos anos posteriores foram desencontros e especulações até a dissolução do grupo como era conhecido.
"Fizemos nosso show de encerramento na Argentina, em 17 de julho de 1993. Se bem me lembro, tocamos até cerca de duas da manhã, e então tomamos conta do bar do hotel até as seis. Quando retornamos a Los Angeles, recebemos a honra de termos feito a turnê mais longa da história do Rock. Foram cento e noventa e dois shows em dois anos e meio, abrangendo vinte e sete países. Mais de sete milhões de pessoas nos viram tocar. Não costumo ficar registrando minhas realizações, mas, se fosse o caso, seria essa que apontaria em primeiro lugar", relatou Slash em sua auto-biografia.
GUNS N'ROSES LIVE ARGENTINA 1993
01. Nightrain
02. Mr. Brownstone
03. Yesterdays
04. Live And Let Die
05. Welcome To The Jungle
06. Double Talkin' Jive
07. Dead Flowers
08. You Ain't The First
09. You're Crazy
10. Used To Love Her
11. Patience
12. Knockin On Heaven's Door
13. November Rain
14. Dead Horse
15. Drum Solo
16. You Could Be Mine
17. Guitar Solo
18. Sweet Child O' Mine
19. Paradise City
Axl Rose: vocal e piano
Slash: guitarra/violão
Gilby Clarke: guitarra/violão
Duff 'Rose' McKagan: baixo
Dizzy 'Fuckin' Reed: teclados
Matt Sorum: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock


