Legião Urbana: Ex-empresário critica rumos do site oficial
Por André Nascimento
Fonte: Facebook-Dado Villa-Lobos
Postado em 26 de março de 2014
A página passa a incorporar o site oficial do Legião Urbana, que "estava desatualizado desde 2006", diz Giuliano. "E, com toda a razão, os fãs acusavam esta falha o tempo todo. Havia em mim, diante disso tudo, um sentimento de disciplina e uma necessidade de organização desse conteúdo." Com isso, a discografia e as biografias de todos os integrantes da banda estarão presentes no site.
Como contou o filho de Renato, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá participaram do processo de criação do site. "Afinal, eles são a Legião Urbana também, assim como o Renato Rocha, o Eduardo Paraná e outros que compuseram esta história junto com meu pai". As disputas judiciais travadas por eles, Giuliano de um lado, Villa-Lobos e Bonfá de outro, já foram colocadas para trás. "Para mim, esse é assunto passado e superado!", disse ele.
Legião Urbana - Mais Novidades
Este trecho de uma matéria no site da Rolling Stone onde Giuliano Manfredini, filho e herdeiro do espólio de Renato Russo, comentava sobre o lançamento que vai acontecer amanhã(27/03) do site sobre de seu pai - e que vai englobar um site da Legião Urbana- gerou mais uma polêmica envolvendo o registro da banda brasiliense, que é disputado judicialmente por Dado e Bonfá contra Manfredini (que chegou a perder o uso exclusivo do registro, mas recorreu e conseguiu retomar a exclusividade).
O guitarrista da extinta Legião Urbana usou sua página no Facebook e resolveu comentar o assunto compartilhando e endossando um texto escrito por Carlos Taran (que foi empresário dele e de Bonfá). Segue abaixo o post na íntegra o post do guitarrista:
Tenho evitado trazer para a minha página o assunto do processo judicial em torno da "marca" Legião Urbana por querer manter esse assunto fora da minha relação com vocês. Mas, não posso deixar de atender aos fãs e amigos q me pedem um posicionamento. Carlos Taran, empresário que nos representou (Bonfas e eu) no período entre 2009 e 2012, escreveu hoje um texto bastante esclarecedor e que assino embaixo!
RENATO RUSSO = RENATO RUSSO
LEGIÃO URBANA = DADO+RENATO+BONFÁ
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Estou bastante triste e indignado!
Há exatos 4 anos a EMI lançava o site oficial da banda Legião Urbana, site coletivo que iria receber materiais dos fãs espalhados por todo o Brasil e, alem disso, teria a discografia, músicas, fotos, letras, videos, depoimentos especiais e muito mais.
Essa história tinha começado em 2008, quando a EMI MUSIC BRASIL comprou de um fã a titularidade do dominio legiaourbana.com.br.
Depois de quase dois anos de trabalhos coordenados por Luiz García e Paula Melo, e Bruno Maia (da 14 | Agência de Conteúdo Estratégico) o site foi lançado e, desde março de 2010 até finais de 2012, tinha recebido milhares de conteúdos por parte dos fãs, imagens únicas e irrepetíveis! Muitos também do acervo familiar do Dado Villa-Lobos e do Marcelo Bonfá.
Em 2012 - quando eu ainda cuidava dos assuntos da banda para Dado e Bonfá - ficamos sabendo que a EMI não poderia continuar financiando a manutenção do site. E ficamos sabendo também que, tempo atrás, a EMI tinha transferido a titularidade do dominio oficial da banda para a familia do Renato (que o tinha solicitado alegando que seria deles porque eles detinham os direitos sobre a marca Legião Urbana). Isso tudo aconteceu sem que Dado e/ou Bonfá fossem informados!
A partir desse momento o site ficou sob o controle dos herdeiros do Renato, e no total abandono.
Se você hoje digita o endereço oficial da banda, será direcionado compulsivamente ao novo site oficial (e particular) do Renato. Talvez com a intenção de apagar a existência e história de uma das maiores bandas do rock brasileiro? Não sei...
Ontem li uma entrevista ao filho do Renato na Rolling Stone onde diz textualmente: "A página passa a incorporar o site oficial do Legião Urbana, que "estava desatualizado desde 2006", diz Giuliano."
Eu já não sou empresário do Dado e Bonfá mas, como não ficar indignado ao lêr uma coisa dessas? Como que estava desatualizado desde 2006 se foi lançado em 2010? E como vão se sentir os fãs que entre 2010 e 2012 scannearam e enviaram os seus tesouros? O que aconteceu com esse material? Ta' onde? Está com quem? Vai ser usado? Caso sim, com autorização de quem?
E como não ficar indignado quando você lê, num outro trecho,: "As disputas judiciais travadas por eles, Giuliano de um lado, Villa-Lobos e Bonfá de outro, já foram colocadas para trás. "Para mim, esse é assunto passado e superado!", disse ele."
Gente, esse assunto está mais vivo do que nunca e está na justiça brasileira. O Dado e Bonfá não vão dessistir do que é deles por direito. Ninguém pode tirar o patrimonio artístico e histórico deles. Não se trata de dinheiro, se trata de honra.
Urbana Legio Omnia Vincit!
A matéria da Rolling Stone com Giuliano Manfredini pode ser lida na íntegra através do link abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


