Legião Urbana: Ex-empresário critica rumos do site oficial

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Nascimento, Fonte: Facebook-Dado Villa-Lobos
Enviar correções  |  Ver Acessos

A página passa a incorporar o site oficial do Legião Urbana, que "estava desatualizado desde 2006", diz Giuliano. "E, com toda a razão, os fãs acusavam esta falha o tempo todo. Havia em mim, diante disso tudo, um sentimento de disciplina e uma necessidade de organização desse conteúdo." Com isso, a discografia e as biografias de todos os integrantes da banda estarão presentes no site.

Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até MadonnaSeparados no nascimento: Synyster Gates e Luan Santana

Como contou o filho de Renato, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá participaram do processo de criação do site. "Afinal, eles são a Legião Urbana também, assim como o Renato Rocha, o Eduardo Paraná e outros que compuseram esta história junto com meu pai". As disputas judiciais travadas por eles, Giuliano de um lado, Villa-Lobos e Bonfá de outro, já foram colocadas para trás. "Para mim, esse é assunto passado e superado!", disse ele.

Este trecho de uma matéria no site da Rolling Stone onde Giuliano Manfredini, filho e herdeiro do espólio de Renato Russo, comentava sobre o lançamento que vai acontecer amanhã(27/03) do site sobre de seu pai - e que vai englobar um site da Legião Urbana- gerou mais uma polêmica envolvendo o registro da banda brasiliense, que é disputado judicialmente por Dado e Bonfá contra Manfredini (que chegou a perder o uso exclusivo do registro, mas recorreu e conseguiu retomar a exclusividade).

O guitarrista da extinta Legião Urbana usou sua página no Facebook e resolveu comentar o assunto compartilhando e endossando um texto escrito por Carlos Taran (que foi empresário dele e de Bonfá). Segue abaixo o post na íntegra o post do guitarrista:

Tenho evitado trazer para a minha página o assunto do processo judicial em torno da "marca" Legião Urbana por querer manter esse assunto fora da minha relação com vocês. Mas, não posso deixar de atender aos fãs e amigos q me pedem um posicionamento. Carlos Taran, empresário que nos representou (Bonfas e eu) no período entre 2009 e 2012, escreveu hoje um texto bastante esclarecedor e que assino embaixo!

RENATO RUSSO = RENATO RUSSO
LEGIAO URBANA = DADO+RENATO+BONFÁ

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Estou bastante triste e indignado!

Há exatos 4 anos a EMI lançava o site oficial da banda Legião Urbana, site coletivo que iria receber materiais dos fãs espalhados por todo o Brasil e, alem disso, teria a discografia, músicas, fotos, letras, videos, depoimentos especiais e muito mais.

Essa história tinha começado em 2008, quando a EMI MUSIC BRASIL comprou de um fã a titularidade do dominio legiaourbana.com.br.

Depois de quase dois anos de trabalhos coordenados por Luiz García e Paula Melo, e Bruno Maia (da 14 | Agência de Conteúdo Estratégico) o site foi lançado e, desde março de 2010 até finais de 2012, tinha recebido milhares de conteúdos por parte dos fãs, imagens únicas e irrepetíveis! Muitos também do acervo familiar do Dado Villa-Lobos e do Marcelo Bonfá.

Em 2012 - quando eu ainda cuidava dos assuntos da banda para Dado e Bonfá - ficamos sabendo que a EMI não poderia continuar financiando a manutenção do site. E ficamos sabendo também que, tempo atrás, a EMI tinha transferido a titularidade do dominio oficial da banda para a familia do Renato (que o tinha solicitado alegando que seria deles porque eles detinham os direitos sobre a marca Legião Urbana). Isso tudo aconteceu sem que Dado e/ou Bonfá fossem informados!

A partir desse momento o site ficou sob o controle dos herdeiros do Renato, e no total abandono.

Se você hoje digita o endereço oficial da banda, será direcionado compulsivamente ao novo site oficial (e particular) do Renato. Talvez com a intenção de apagar a existência e história de uma das maiores bandas do rock brasileiro? Não sei...

Ontem li uma entrevista ao filho do Renato na Rolling Stone onde diz textualmente: "A página passa a incorporar o site oficial do Legião Urbana, que "estava desatualizado desde 2006", diz Giuliano."

Eu já não sou empresário do Dado e Bonfá mas, como não ficar indignado ao lêr uma coisa dessas? Como que estava desatualizado desde 2006 se foi lançado em 2010? E como vão se sentir os fãs que entre 2010 e 2012 scannearam e enviaram os seus tesouros? O que aconteceu com esse material? Ta' onde? Está com quem? Vai ser usado? Caso sim, com autorização de quem?

E como não ficar indignado quando você lê, num outro trecho,: "As disputas judiciais travadas por eles, Giuliano de um lado, Villa-Lobos e Bonfá de outro, já foram colocadas para trás. "Para mim, esse é assunto passado e superado!", disse ele."

Gente, esse assunto está mais vivo do que nunca e está na justiça brasileira. O Dado e Bonfá não vão dessistir do que é deles por direito. Ninguém pode tirar o patrimonio artístico e histórico deles. Não se trata de dinheiro, se trata de honra.

Urbana Legio Omnia Vincit!

A matéria da Rolling Stone com Giuliano Manfredini pode ser lida na íntegra através do link abaixo:

http://rollingstone.uol.com.br/noticia/filho-lanca-site-com-...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Legião Urbana"


Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até MadonnaEm 26/10/1989: Legião Urbana lançava o álbum As Quatro Estações

Em 11/10/1996: morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geraçãoEm 11/10/1996
Morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geração

Capital Inicial: Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana, diz Dinho Ouro PretoCapital Inicial
"Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro Preto

Homossexualidade: 6 canções do Rock nacional sobre o tema (vídeo)

O Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) nacionaisO Suprassumo do Superestimado
Os 11 mais (ou menos) nacionais

Legião Urbana: ex-baixista Renato Rocha é encontrado morto.Legião Urbana
Ex-baixista Renato Rocha é encontrado morto.


Separados no nascimento: Synyster Gates e Luan SantanaSeparados no nascimento
Synyster Gates e Luan Santana

Metallica: os fantasticos carros de James HetfieldMetallica
Os fantasticos carros de James Hetfield


Sobre André Nascimento

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Nascimento no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336