Angra: quem será o novo baterista da banda?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 11/05/14. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Com a recente divulgação de que o ANGRA perderá seu baterista de longa data, Ricardo Confessori, os fãs começaram a especular quem será o substituto do músico que fez história na banda. Confessori deixará a banda para se dedicar a novos projetos, e com isso não fica claro de como ficará o futuro do SHAMAN (se ainda há um futuro para o Shaman).

368 acessosNerd Metal: Edu Falaschi, The Treta Tour...5000 acessosMetallica: banda pensou em demitir Lars Ulrich?

Dentre as primeiras especulações tivemos o nome de Bruno Valverde. Bruno é um baterista que veio do fusion e também do progressivo, um músico com uma pegada bem versátil, podendo tocar de tudo. Seu estilo "Virgil Donati" faz com que alguns achem que não seja a escolha certa para uma banda de heavy metal. Mas Mike Mangini tocou thrash no ANNIHILATOR e hoje integra o DREAM THEATER, então, tudo é possível.

Vale ressaltar que o talentoso músico toca com ninguém menos que Kiko Loureiro e Felipe Andreoli (ambos do Angra) no Kiko Loureiro Trio. Um forte indício para a vaga. Geralmente alguns músicos não gostam de utilizar colegas de outros projetos em suas respectivas bandas, mas eu disse, "alguns", quem sabe Bruno possa ser uma alternativa.

Confira abaixo um video de um ensaio com o baixista Felipe Andreoli, onde os dois tocam várias músicas, incluindo canções do primeiro álbum solo de Kiko Loureiro, "No Gravity".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Um outro nome que poderia ocupar a vaga, mesmo já estando em outra grande banda do nosso metal nacional, é Eloy Casagrande. O jovem baterista, que foi pupilo de Aquiles Priester, daria muito bem conta do recado. Por ter a mesma pegada Priesteriana, ele poderia continuar a saga "Rebirth"/"Temple Of Shadows" numa boa. As músicas da banda poderiam voltar à aquela velha e boa velocidade que foi regredindo nos últimos álbuns.

Eloy foi baterista também de quem? Andre Matos, sim, o eterno vocalista do Angra. Seria interessante ver um músico tocando nas duas principais bandas do metal brasileiro, o Angra e o SEPULTURA... e muita responsabilidade também. Um jovem talento que poderia aproveitar uma oportunidade com toda sua técnica em uma banda técnica. Abaixo podemos ver um video de 2008, quando Eloy fazia parte da banda solo de Andre Matos, na performance da música "Nothing To Say".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Uma outra possibilidade, até mesmo como um inovação, seria Amilcar Christófaro do TORTURE SQUAD. Mas um baterista de death metal no Angra? Mesmo sendo um baterista de thrash/death, o músico possui influências variadas, passando até por gente do progressivo, como Neil Peart (Rush), Scott Rockenfield (Queensryche) e Mike Portnoy. Por possuir uma pegada veloz, com técnica e perfeccionismo, seria uma opção válida para a banda, até porque deixaria o clima mais pesado. A banda poderia optar por seguir um caminho mais seco e simples, mas mesmo assim, com qualidade.

Vale lembrar que Amilcar participou do DVD de aniversário de 20 anos do lançamento do primeiro álbum do Angra, o "Angels Cry". Convidado para tocar uma faixa ao vivo com a banda, a música que ele teve que "encarar" foi a rápida e harmoniosa "Evil Warning". Um momento muito interessante para a ocasião. O músico se mostrou bem acomodado com o estilo e poderia muito bem ser uma escolha diferente para a banda. A performance de Amilcar tocando "Evil Warning" pode ser conferida aos 1:27:30 no video abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

E falando em navegar por outros mares, a banda paulistana que ganhou o mundo, poderia também chamar outro membro do RHAPSODY OF FIRE para se juntar ao time. O alemão Alex Holzwarth poderia "voltar" a assumir as baquetas do grupo, já que outrora ele esteve em estúdio gravando na íntegra o "Angels Cry". E aproveitando que já temos Fabio Lione na banda, mais um colega gringo não faria mal algum não é mesmo?

Holzwarth já esteve envolvido em vários outros projetos com diferente estilos, além de ter gravado o consagrado primeiro álbum do Angra, Alex também fez parte do iluminado cast dos primeiros álbuns do AVANTASIA, "The Metal Opera" parte 1 e 2. Power metal é com ele mesmo, e somando isso ao Angra, teríamos algo naturalmente essencial para o estilo. Quem sabe isso faria com que a banda voltasse ter a magia dos velhos tempos de power metal, buscando isso em músicos "acostumados". Muitos até considerariam esta formação como um 3º Rhapsody, mas não podemos esquecer que foi ele quem gravou o saudoso álbum "Angels Cry".

E por último, ele... porque não? Seria este o momento perfeito para um retorno? E novamente substituindo Ricardo Confessori? Aquiles Priester está sendo o nome mais cogitado para a polêmica vaga de baterista do Angra. Nos primeiros segundos da nota de que Confessori deixaria o Angra em breve, os leitores já começaram uma "campanha volta Aquiles". Sem ter muito o que falar, Aquiles foi o baterista mais expressivo que a banda já teve. Todas aquelas levadas e técnicas que a banda já tinha, Aquiles acrescentou mais ainda.

Sinceramente eu nunca aceitei essa rivalidade entre Aquiles Priester e Ricardo Confessori, até porque, isso nunca existiu. Assim como Ricardo retornou, também existe a possibilidade de um retorno de Aquiles. Na era "Rebirth" e "Temple Of Shadows", a velocidade e técnica da banda ficou em evidência, afinal havia uma cozinha extremamente rápida na banda, com a adição de Felipe Andreoli e Aquiles. Já que Felipe ainda continua na banda, poderíamos ter um "renascimento" dessa fase, com o retorno de Aquiles.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

E aí? Será que teremos algum desses nomes na nova formação do Angra? Também existem vários outros nomes que poderiam ser acrescentados nesta lista, nosso país está repleto de músicos talentosos, quem sabe teremos um novo talento para ser revelado.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Edu FalaschiEdu Falaschi
Resposta em vídeo a Rafael sobre tour com clássicos do Angra

368 acessosNerd Metal: Edu Falaschi, The Treta Tour...914 acessosAngra: O segredo dos álbuns começa pela alimentação da banda1223 acessosHeavy Tretas: Edu Falaschi & Rafael Bittencourt971 acessosAngra: Lione comenta sobre álbum que está sendo gravado (vídeo)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

AngraAngra
Ouça algumas versões bizarras de músicas da banda

MegadethMegadeth
Mustaine pensou em regravar "Killing Is My Business" com Kiko e Adler

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Guitarrista fala sobre suas influências e música brasileira

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Kiko Loureiro"0 acessosTodas as matérias sobre "Aquiles Priester"0 acessosTodas as matérias sobre "Andre Matos"0 acessosTodas as matérias sobre "Torture Squad"0 acessosTodas as matérias sobre "Rhapsody"0 acessosTodas as matérias sobre "Shaman"

MetallicaMetallica
Banda pensou em demitir Lars na década de 80?

Zodíaco TrueZodíaco True
Os perfis de cada signo em versão Headbanger

MegadethMegadeth
Mustaine comenta sobre antiga formação e satanismo

5000 acessosSlayer: as preferências do guitarrista Kerry King5000 acessosBlack Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda5000 acessosPhil Anselmo: mandou um "White Power" mas nega ser racista5000 acessosDavid Coverdale: "Sou eternamente grato ao Deep Purple"5000 acessosSabaton: homenagem à Força Expedicionária Brasileira5000 acessosLauren Harris: Como é ser filha do baixista do Iron Maiden

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 11 de maio de 2014
Post de 12 de maio de 2014
Post de 12 de maio de 2014

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online