Panic: headliner do Old School Metal Festival
Por Mateus Campos
Fonte: Apava
Postado em 29 de setembro de 2014
Uma das bandas pioneiras do Thrash Metal no sul do Brasil, PANIC, faz parte da história do Metal no país. A banda iniciou em meados de 1985, liderada pelo então jovem guitarrista Eduardo Martinez.
Em 1987 foi lançado, pela Woodstock Discos, o seu primeiro LP, "Rotten Church", cultuado internacionalmente até hoje pelo público thrasher e considerado um dos pioneiros do Thrash Metal nacional, influenciando diferentes gerações dentro da música pesada. Este trabalho está na lista publicada pela Roadie Crew dos 60 álbuns mais importantes do Metal nacional.
No final da década de 80 e começo dos anos 90, a banda dividiu os palcos com bandas como Sepultura e Ratos de Porão em apresentações pelo Rio Grande do Sul.
Em 1991, lançam a "Demo-Lition Tape", com versões diferente de algumas músicas que viriam a fazer parte do próximo disco, "Best Before End", lançado em 1992 pela Cogumelo Records, mostrando uma fórmula revigorada com composições mais complexas, mas sem perder as características que definiam, e até hoje definem, o estilo musical pelo qual a banda optou, com cativantes riffs de guitarra e ritmos acelerados e nervosos, sendo até hoje considerado por muitos o melhor trabalho da banda.
Os anos 90 foram repletos de shows, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, tendo lotado casas de shows em Porto Alegre e tocado ao ar livre para um público de milhares de pessoas em 1993, na inauguração do novo endereço da Loja Woodstock Discos em São Paulo/SP.
Em 1996 que a banda teve seu primeiro registro lançado em CD, "Boiling Point", também lançado via Cogumelo Records, o disco contém uma sonoridade diferenciada, adaptada aos padrões da época, soando mais moderna, fazendo um som mais cadenciado e sem perder o peso.
Após mais algumas mudanças de formação e diversos shows realizados na segunda metade da década de 90, a banda entra em standby, e o guitarrista fundador Eduardo Martinez, explora outros caminhos musicais em outros conjuntos e dá aulas de guitarra, além de ter feito graduação em Violão pela UFRGS.
Em 2001 o guitarrista ingressa na banda Hangar, do mundialmente renomado baterista Aquiles Priester, onde permanece até hoje. O Hangar, através de muito trabalho durante todos esses anos, é considerado uma das maiores bandas de Heavy Metal do Brasil na atualidade, tendo gravado muitos álbuns e feito diversas turnês por todo território nacional.
Na mesma época, Martinez ingressa também na banda de Thrash Metal Lápide, que já havia constituido um forte público no Rio Grande do Sul, liderada pelo baterista Hércules Priester (irmão de Aquiles). A banda lançou em 2001 o CD "Infinite Life After Death". Em 2008, pela gravadora Voice Music, a Lápide lança o álbum "Over The Grave", que obteve ótimas críticas da imprensa especializada na cena headbanger brasileira. No mesmo ano o debut da Panic, "Rotten Church", é relançado, desta vez em CD, pela Marquee Records.
Em 2009, com a saída de integrantes da banda Lápide, a Panic retoma atividades, desta vez como um power trio, tocando os seus maiores clássicos, contando com Eduardo Martinez (guitarra), Hércules Priester (bateria) e Gabriel Siqueira (baixo e vocal), proveniente de uma família de músicos, e teve como maiores influências bandas como Panic, Vômitos e Náuseas, Lápide e Rebaelliun, que, por ser fã de longa data, foi indicado por Paulo Neto, que estava cogitado para integrar novamente a banda.
Entre 2009 e 2011 este trio se apresentou em Porto Alegre e região, tocando no repertório músicas dos dois primeiros álbuns da Panic e do "Over The Grave" da Lápide.
E a banda segue trabalhando, atualmente gravando Bons tracks para o relançamento do "Best Before End" na Europa pela Secret Service Records, previsto para 2015.
A banda será Headliner do primeiro dia do Old School Metal Festival II, que ocorrerá nos dias 14 e 15 e novembro em Caxias do Sul/RS, e tocara ao lado das bandas Oziriz, Darkness, Terrify e Tear öf Rage. No segundo dia o cast contará com outra banda clássica do Thrash Metal nacional, o Leviaethan, com as bandas The Sceptic, Deadly Shadows, Pietá e Hate Handles.
A formação atual da Panic conta com o guitarrista fundador Eduardo Martinez (também guitarrista do Hangar e professor de música), o baixista e vocalista Gabriel Siqueira (também baixista das bandas It's All Red e Asper, roadie profissional das bandas Hibria e Graforréia Xilarmônica, além de fazer trabalhos free-lancer para diversas bandas nacionais e internacionais), o guitarrista Daniel Breitenbach (que é integrante do Scelerata e também tem trabalho solo, na Panic ele também é vocalista, cantando as músicas da fase Rotten Church) e o baterista Hércules Priester (Lápide).
No repertório somente pedradas do "Rotten Church" e do "Best Before End".
Contato: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
O álbum contestado do Iron Maiden influenciado por disco de Bruce Dickinson
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação
Os dez mandamentos do Pink Floyd na estrada
O disco que fez o esnobe Yngwie Malmsteen voltar a ouvir rock 'n' roll







