Covers de Iron e Manowar de Andre Matos com Dreadnox e Tribuzy em 1995
Por Richard Navarro
Fonte: BMU / ASE Press Music
Postado em 16 de outubro de 2014
Em dezembro de 1995, meses antes do Angra lançar seu segundo disco, "Holy Land", o então vocalista Andre Matos e o guitarrista Kiko Loureiro viajaram até o Rio de Janeiro, como convidados especiais de uma confraternização da loja On Stage, que na ocasião comemorava seu aniversário. O evento foi realizado no Black Night, um clássico ponto de encontro dos bangers cariocas situado no bairro de Vila Isabel, e contou com grupos de expressão no cenário musical carioca. Entre eles estavam a banda de Blues Big Allanbik, dos irmãos Big Gilson e Allan Ghreen (já falecido), Angel Heart (antiga banda de Gus Monsanto, Symbolica, ex-Adagio e outros), Fast Uncle, Horizon (primeira banda do vocalista Renato Tribuzy) e o Dreadnox, um dos mais tradicionais e respeitados nomes da cena Metal do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o vocalista Fabio Schneider (Dreadnox) recebeu os ilustres convidados do Angra no backstage e convidou Andre Matos e Kiko Loureiro para subir ao palco e participar de uma jam em três clássicos do Heavy Metal mundial: "Wasted Years" e "Flight of Icarus", do Iron Maiden, e "Battle Hymns", do Manowar. "Nossa, isso já faz uns 20 anos! Mas lembro como se fosse hoje, foi um show muito bacana. Inclusive, nesse show o Andre anunciou em primeira mão o nome do vindouro disco.... 'Holy Land'", conta o frontman do Dreadnox. "Não combinamos nada, e a 'Battle Hymns' então foi uma bagunça! Lembro que eu cantei a primeira estrofe, e quando sinalizei pro Andre continuar, um amigo que também estava no palco não viu, e atravessou o Andre", completa. Esta também contou com a participação de Renato Tribuzy, que participava do evento da On Stage com sua antiga banda Horizon.
Muito tempo se passou de lá para cá, e hoje o Dreadnox está prestes a lançar seu terceiro álbum de estúdio, "The Hero Inside", que acaba de ser mixado por Roy Z e, curiosamente, tem a produção assinada pelo velho amigo Renato Tribuzy. "O tempo passa, mas o gosto pelo Metal e os bons parceiros continuam do nosso lado. O Renato, além de se tornar um vocalista hiper reconhecido, hoje também é produtor musical e já o segundo trabalho nosso que ele produz. E só para fechar esse ciclo dos 20 anos, o show de lançamento do nosso novo CD será justamente ao lado do Angra, dia 11 de novembro na Áudio em São Paulo. Desta vez nós é que iremos para a cidade deles!", conclui Schneider.
Quanto ao episódio ocorrido há quase 20 anos, trata-se de uma jam informal não programada, realizada num local com estrutura bastante limitada, e num total clima de descontração. Como a filmagem foi igualmente despretensiosa, o resultado é um registro com qualidade precária, mas de grande valor histórico.
Confira:
- Wasted Years (Iron Maiden), com "Andre Matos e Kiko Loureiro":
- Flight Of Icarus (Iron Maiden), com "Andre Matos e Kiko Loureiro":
- Battle Hymns (Manowar), com "Andre Matos e Tribuzy":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
O clássico do rock que causou sono na plateia quando foi tocado ao vivo pela primeira vez
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
Jorn Lande lança "Vi er Norge", música em apoio à seleção norueguesa na Copa do Mundo
As músicas lentas do Slayer que são essenciais, segundo a Louder


O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra


