Lars Ulrich mandou apagar baixo de Jason em disco do Metallica, diz produtor
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 23 de março de 2015
O produtor STEVE THOMPSON tem um currículo longo, variado e portentoso por demais, tendo trabalhado em tantos discos clássicos que você juraria que ele está inventando. Mas ele não está.
Natural de Nova Iorque, ele produziu ou mixou coisas do patamar de "Appetite For Destruction" do GUNS N’ ROSES, "…And Justice For All" do METALLICA, "Follow The Leader" do KORN, "A-Sides" do SOUNDGARDEN, além de vários trabalhos de WHITNEY HOUSTON, ARETHA FRANKLIN, MADONNA e até YOKO ONO.
Numa entrevista cedida em 2015 para o site ULTIMATE GUITAR, na qual, entre diversos temas abordados, discorreu sobre um dos tópicos favoritos e mais místicos entre os roquistas da camisa preta fubenta: o que teria acontecido com o som do baixo de JASON NEWSTED na mixagem de "…And Justice For All"?
Leia abaixo a versão de Thompson para a lenda:
Lars não estava satisfeito?
Tivemos que subir o som da bateria de acordo com a preferência dele. Eu não era muito fã daquilo. Daí ele veio, "Tá vendo o baixo?" e eu disse, "Sim, que belo fraseado, cara, ele matou a pau". Ele respondeu, "Eu quero que você diminua o volume do baixo até onde você mal possa, audivelmente, percebê-lo na mixagem". Eu mandei, "Você está de sacanagem, certo?"
E ele não estava satisfeito?
Ele disse, "Não, abaixa." Eu diminuí até aquele nível e ele diz, "Agora abaixa mais 5 db". Eu me virei e olhei para o Hetfield e disse, "Ele tá falando sério?". Fiquei boquiaberto.
E o que você fez?
Eu liguei pro meu empresário naquela noite e eu acho que falei com Cliff Burstein e Peter Mensch [empresários do Metallica] e disse, "Eu adoro esses caras, eu acho que eles são incríveis e que criaram um gênero próprio, mas eu não gosto da direção pra qual Lars está me empurrando. Meu nome vai aparecer nisso, então por que é que você não acha outra pessoa?" Meu empresário não queria se meter com aquilo, tampouco queriam Burnstein ou Mensch.
Mas você estava pronto para pular fora de uma mixagem para o Metallica?
Eles me convenceram a apoiá-los e meu único arrependimento é que não tivemos tempo suficiente para pelo menos mixar o disco do jeito que o ouvíamos. Eu queria pegar "Master of Puppets" e reproduzir aquilo ainda mais alto. Esse era o direcionamento sônico que eu tinha para "… And Justice For All". Os elementos estavam todos ali, mas eu acho que eles estavam procurando por um som mais de garagem, sem baixo. E o baixo estava demais! Estava perfeito. Eu me lembro de quando o Metallica entrou para o Hall Of Fame, eles pagaram nossas passagens de avião, e eu estou lá, sentado com Lars.
Você conversou com ele?
Ele disse, "Hey, o que aconteceu com baixo em "…Justice"? Ele me perguntou isso mesmo. Eu queria mandar a mão na cara dele ali mesmo. Foi uma merda porque sou eu que fico passando vergonha pela falta de baixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Para Kerry King, escrever músicas sobre o capeta é puro entretenimento
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock


5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Amy Lee destaca tratamento especial que o Metallica deu ao Evanescence
O músico que para James Hetfield representava a própria América
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista


