Dead Fish: Rodrigo Lima fala sobre "Nous sommes Les paraibes"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Robsom Rodrigo, Fonte: Dead Fish Oficial
Enviar correções  |  Ver Acessos

Rodrigo Lima vocalista da banda capixaba de hardcore DEAD FISH explica a temática da música "Nous sommes Les paraibes", faixa do recém lançado álbum "Vitória", oitavo da banda.

Paul Está Morto?: Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da históriaGuns N' Roses: ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Nous sommes Les Paraibes - São Paulo é a maior cidade nordestina do mundo, a palavra baiano e Paraíba tem um sentido pejorativo enorme quando dita no sudeste, assim como a palavra sudaca na Espanha ou wet back ou nigger nos EUA. Elas carregam um enorme preconceito de classe e um racismo profundamente arraigado dependendo de quem as pronuncie e de que forma elas são pronunciadas. Todos sabemos que o Brasil é provavelmente o país mais racista do mundo e sabe desde sempre dissimular essa atitude com uma dita cordialidade e uma suposta democracia racial. Dissimula-se uma integração inexistente e todos compram muito barato, de qualquer cor e em qualquer classe social.

Essa letra vem exatamente disso, uma pronuncia "chic" e torta no refrão, com todo o preconceito de classe e falta de auto estima de quem chama padaria de Bakery, trabalho de Job, o vizinho de "aquele menino de cor Neidêê!", ponte do migrante nordestino de ponte do Imigrante nordestino, sem nem se ligar que é tão filho do estupro institucionalizado à seculos nesse país, como qualquer um. Ao mesmo tempo é dizer sem dizer diretamente, ou politicamente corretamente. Se liguem! Nós nunca seremos aqueles garotos brancos do filme de Hollywood, nós nunca seremos a vanguarda francesa dos anos 60, nunca seremos aqueles cowboys com enchimento embaixo de suas calças pra ficar com o piru maior e matadores de índios. Podemos entender tudo isso, saber de tudo isso, emular tudo isso às vezes de forma até bastante original, as vezes podemos desses conceitos culturais até criar algo bem melhor, mas não se confundam, não somos eles. Nem suas cores, nem suas morais, nem suas teorias sócio econômicas e sexuais, nada disso. Somos o sul, vexatoriamente o caos do terceiro mundo e se algum dia soubermos de verdade que somos algo novo em todos os aspectos, vamos mudar tudo e tudo se tornará bem melhor."




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Dead Fish"


Humor: o Quadradinho de oito hardcore no show do Dead FishHumor
O Quadradinho de oito hardcore no show do Dead Fish

Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo FacebookDead Fish
A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook


Paul Está Morto?: Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da históriaPaul Está Morto?
Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da história

Guns N' Roses: ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicasGuns N' Roses
Ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicas


Sobre Robsom Rodrigo

Vivendo numa terra onde músicas ruins me rondam. Um amigo me apresentou um DVD com clipes de bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Skid Row e outras, e me fez perceber o que realmente era música de verdade. Desde então eu permaneço nesse Admirável Mundo Novo.

Mais matérias de Robsom Rodrigo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor