Dead Fish: Rodrigo Lima fala sobre "Nous sommes Les paraibes"
Por Robsom Rodrigo
Fonte: Dead Fish Oficial
Postado em 14 de março de 2015
Rodrigo Lima vocalista da banda capixaba de hardcore DEAD FISH explica a temática da música "Nous sommes Les paraibes", faixa do recém lançado álbum "Vitória", oitavo da banda.
"Nous sommes Les Paraibes – São Paulo é a maior cidade nordestina do mundo, a palavra baiano e Paraíba tem um sentido pejorativo enorme quando dita no sudeste, assim como a palavra sudaca na Espanha ou wet back ou nigger nos EUA. Elas carregam um enorme preconceito de classe e um racismo profundamente arraigado dependendo de quem as pronuncie e de que forma elas são pronunciadas. Todos sabemos que o Brasil é provavelmente o país mais racista do mundo e sabe desde sempre dissimular essa atitude com uma dita cordialidade e uma suposta democracia racial. Dissimula-se uma integração inexistente e todos compram muito barato, de qualquer cor e em qualquer classe social.
Essa letra vem exatamente disso, uma pronuncia "chic" e torta no refrão, com todo o preconceito de classe e falta de auto estima de quem chama padaria de Bakery, trabalho de Job, o vizinho de "aquele menino de cor Neidêê!", ponte do migrante nordestino de ponte do Imigrante nordestino, sem nem se ligar que é tão filho do estupro institucionalizado à seculos nesse país, como qualquer um. Ao mesmo tempo é dizer sem dizer diretamente, ou politicamente corretamente. Se liguem! Nós nunca seremos aqueles garotos brancos do filme de Hollywood, nós nunca seremos a vanguarda francesa dos anos 60, nunca seremos aqueles cowboys com enchimento embaixo de suas calças pra ficar com o piru maior e matadores de índios. Podemos entender tudo isso, saber de tudo isso, emular tudo isso às vezes de forma até bastante original, as vezes podemos desses conceitos culturais até criar algo bem melhor, mas não se confundam, não somos eles. Nem suas cores, nem suas morais, nem suas teorias sócio econômicas e sexuais, nada disso. Somos o sul, vexatoriamente o caos do terceiro mundo e se algum dia soubermos de verdade que somos algo novo em todos os aspectos, vamos mudar tudo e tudo se tornará bem melhor."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Netflix se defende de acusações da banda Demon Hunter
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos


As diferenças entre CPM 22 e Dead Fish, segundo o vocalista Badauí
Quadradinho de oito hardcore no show do Dead Fish


