Dead Fish: Rodrigo Lima fala sobre "Nous sommes Les paraibes"
Por Robsom Rodrigo
Fonte: Dead Fish Oficial
Postado em 14 de março de 2015
Rodrigo Lima vocalista da banda capixaba de hardcore DEAD FISH explica a temática da música "Nous sommes Les paraibes", faixa do recém lançado álbum "Vitória", oitavo da banda.
"Nous sommes Les Paraibes – São Paulo é a maior cidade nordestina do mundo, a palavra baiano e Paraíba tem um sentido pejorativo enorme quando dita no sudeste, assim como a palavra sudaca na Espanha ou wet back ou nigger nos EUA. Elas carregam um enorme preconceito de classe e um racismo profundamente arraigado dependendo de quem as pronuncie e de que forma elas são pronunciadas. Todos sabemos que o Brasil é provavelmente o país mais racista do mundo e sabe desde sempre dissimular essa atitude com uma dita cordialidade e uma suposta democracia racial. Dissimula-se uma integração inexistente e todos compram muito barato, de qualquer cor e em qualquer classe social.
Essa letra vem exatamente disso, uma pronuncia "chic" e torta no refrão, com todo o preconceito de classe e falta de auto estima de quem chama padaria de Bakery, trabalho de Job, o vizinho de "aquele menino de cor Neidêê!", ponte do migrante nordestino de ponte do Imigrante nordestino, sem nem se ligar que é tão filho do estupro institucionalizado à seculos nesse país, como qualquer um. Ao mesmo tempo é dizer sem dizer diretamente, ou politicamente corretamente. Se liguem! Nós nunca seremos aqueles garotos brancos do filme de Hollywood, nós nunca seremos a vanguarda francesa dos anos 60, nunca seremos aqueles cowboys com enchimento embaixo de suas calças pra ficar com o piru maior e matadores de índios. Podemos entender tudo isso, saber de tudo isso, emular tudo isso às vezes de forma até bastante original, as vezes podemos desses conceitos culturais até criar algo bem melhor, mas não se confundam, não somos eles. Nem suas cores, nem suas morais, nem suas teorias sócio econômicas e sexuais, nada disso. Somos o sul, vexatoriamente o caos do terceiro mundo e se algum dia soubermos de verdade que somos algo novo em todos os aspectos, vamos mudar tudo e tudo se tornará bem melhor."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Erik Grönwall, ex-vocalista do Skid Row, lança clipe oficial de "Twisted Lullaby"
Os dois artistas que inspiraram as mudanças de visual do Mötley Crüe
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos

As diferenças entre CPM 22 e Dead Fish, segundo o vocalista Badauí
Dead Fish diz que "tem fã que é melhor perder" e explica posicionamento político


