Estudo confirma: ouvir metal acalma e te deixa confiante
Por Mário Pescada
Fonte: GQ Brasil
Postado em 14 de março de 2016
Vira e mexe saem pesquisas sobre diversos temas, muitas estranhas, é verdade, mas essa é para nos deixar, fãs de metal, satisfeitos.
Foram publicados na revista Frontiers In Human Neuroscience (respeitada publicação dedicada a entender os mecanismos do cérebro) os resultados de uma pesquisa em conjunto com a Universidade de Queensland (Austrália), com a seguinte conclusão: ouvir metal pode deixar as pessoas mais inspiradas e calmas.
Fizeram parte da pesquisa 39 fãs de metal (heavy, clássico, progressivo ou death) com idades entre 18 e 34 anos. Enquanto eles eram expostos as músicas seus batimentos cardíacos eram monitorados por aparelhos. Ao final das sessões, os participantes deveriam responder algumas perguntas dos pesquisadores sobre momentos em que já sentiram muita raiva (brigas, discussões, etc.).
Segundo os coordenadores da pesquisa, Genevieve Dingle e Leah Sharman, os diferentes tipos de estilos de metal despertaram nos participantes durante as sessões, emoções positivas, como confiança, calma e, consequentemente, felicidade. Porém, na hora de responder aos questionários com as perguntas, os participantes se mostraram mais irritados e inquietos (cá entre nós, quem gosta de responder a esses questionários imensos?).
A conclusão dos pesquisadores foi: a música extrema (termo usado por eles) ajuda a descarregar as emoções negativas vivenciadas no dia-a-dia.
Então lembre-se: quando bater o stress, coloque aquela sua música favorita e relaxe...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"


Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo
Pesquisa aponta que 24% dos brasileiros já se endividaram com idas a shows
Estudo confirma: ouvir metal acalma e te deixa confiante


