Eluveitie: Anna Murphy, Merlin Sutter e Ivo Henzi fora da banda
Por Tiago Rodrigues Cardoso
Fonte: Facebook
Postado em 13 de maio de 2016
Em comunicado divulgado através de sua página no Facebook, o ELUVEITIE anunciou a saída de três membros da banda: o guitarrista Ivo Henzi, o baterista Merlin Sutter e a Anna Murphy, que comandava o hurdy-gurdy no grupo. Embora não esclareça exatamente o motivo do rompimento dos integrantes, a nota publicada afirma que todos os integrantes "se desenvolveram muito ao longo dos últimos dez anos, não apenas como banda, mas também como indivíduos e, em parte, se desenvolveram em direções variadas. Diferentes objetivos, desejos e ideias surgiram".
A banda ainda informa que a decisão de rompimento se iniciou com o baterista de longa data Merlin Sutter e que, em consequência disso, os amigos pessoais próximos a Merlin, Anna Murphy e Ivo Henzi, decidiram deixar o ELUVEITIE também. A nota também diz que a atual e recém contratada violinista da banda, Shir-Ran Yinon, que foi convidada para assumir o violino da banda após saída da Nicole Ansperger, não está diretamente envolvida com os infelizes eventos recentes.
Através de sua página no facebook, Anna Murphy comentou sua saída da banda e, embora não tenha revelado detalhes, pelo tom do seu texto deixou claro que houve um grande conflito pessoal dentro do grupo. Abaixo, tradução da sua nota.
"Queridos fãs e amigos
É importante para mim compartilhar com vocês meus pensamentos pessoais sobre minha saída do ELUVEITIE. Eu estou fazendo isso com grande pesar e, de certa forma, ainda luto para compreender a situação. No entanto, devo tentar me expressar de forma honesta e imparcial.
Por 10 anos, o ELUVEITIE esteve no centro da minha vida. Eu não queria sair, mas não me foi deixada nenhuma outra escolha.
Os detalhes do que aconteceu devem permanecer internamente, e peço-lhes que compreendam e respeitem este desejo. Posso dizer, no entanto, que um grave conflito pessoal está no centro da questão. Em minha opinião, esses conflitos só poderiam ter sido resolvidos fazendo uma completa pausa. A minha proposta foi recusada. Além do mais, decisões essenciais foram tomadas sem que eu fosse consultada ou sem que eu tivesse a oportunidade de tomar parte na discussão.
Eu pensei profundamente sobre o assunto e cheguei à conclusão de que não pode mais haver futuro para mim com o atual line-up de ELUVEITIE. Esta foi uma decisão extremamente difícil, e que me deixa muito triste.
Só espero que vocês entendam; é por causa de todos vocês que esta etapa é tão difícil de se tomar para mim. Os fãs do Elu são os melhores fãs do mundo, e eu permanecerei eternamente grata por seu apoio incondicional de longa data! Eu também os incentivo a aguardar o ELUVEITIE em sua nova line-up. E eu, claro, espero que vocês apreciem meus outros e futuros projetos, porque uma coisa é clara: Eu nunca vou parar com a música. Já estou trabalhando em novas músicas e irei formar uma nova banda. Estou emocionada de dizer que Ivo e Merlin ambos farão parte dessa nova banda.
É incrivelmente difícil sair de uma banda de sucesso e começar uma nova. Mas uma das coisas mais importantes na vida, na minha opinião, é se cercar de pessoas boas e fazer o que você ama. Este é precisamente o objetivo que perseguirei. É impossível saber onde isso pode me levar... Mas eu sempre viverei no aqui e agora, fazendo o que eu acredito que é certo. A música é e será sempre a minha vida, eu saí da escola quando tinha 16 anos para me juntar ao ELUVEITIE e mergulhei em uma vida de incerteza e rock'n'roll sobre a qual não tenho qualquer arrependimento.
Eu também quero e preciso comentar brevemente sobre a declaração da banda. Devo aceitar os sentimentos e desejos e não tenho intenção de criar uma má imagem do ELUVEITIE mas ainda estou um pouco confusa com certas palavras. Eu sempre amei e estive atrás de nossa música e eu dei-lhes tudo e apoiei também as diversas visões que tivemos. Que a banda tenha se desenvolvido em alguma coisa que não era pra ser, é algo que nunca foi mencionado por mim e nem eu percebi dessa forma. Tudo isso é novo para mim e eu gostaria de ter tido conhecimento desses pontos de vista antes de tudo isso acontecer.
No entanto, eu gostaria de agradecer Chrigel Glanzmann por me dar a oportunidade de me juntar a sua banda, crescer com ela e experimentar a vida em turnê. Esta banda, em certa medida, fez de mim o que eu sou hoje, o que é algo que eu estou muito feliz de ser. Desejo-lhe tudo de melhor e contínuo sucesso.
Enquanto isso, confira as declarações oficiais de Merlin Sutter & Ivo Henzi para obter um pouco mais de clareza e fique à vontade para me enviar uma mensagem a qualquer momento. Eu sempre vou mantê-los atualizados sobre o que está acontecendo com os meus novos (e velhos) esforços musicais e estou ansiosa para o que o futuro nos reserva.
Eu ainda tocarei nos shows até Junho e meu último show será no dia 5 de Junho no FortaRock - The Festival.
Só espero que vocês, queridos fãs e amigos, possam entender o que me levou a escrever estas palavras. E eu espero que vocês saibam de uma coisa: seu apoio significa tudo para mim! Agradeço-lhe com todo o meu coração e espero que vocês se juntem a mim no meu caminho futuro.
- Anna"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
O vocalista que veio para o segundo Monsters of Rock e quase foi preso no Chile
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou

Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Os 10 vídeos com mais reproduções no canal da Nuclear Blast no YouTube
Rock e Metal: 7 bandas/artistas que você pronuncia o nome errado


