Mastodon: lançado o tão aguardado "Emperor of Sand"
Por Bira Abreu
Fonte: Mastodon
Postado em 31 de março de 2017
Fim das expectativas, lançado o tão aguardado "Emperor of Sand", sétimo álbum de estúdio do Mastodon.
Muitas especulações sobre o direcionamento do novo álbum acontecem exaustivamente desde janeiro, quando a banda de Atlanta anunciou oficialmente a data de lançamento do disco. A questão era se "Emperor of Sand" seguiria a linha mainstream de "The Hunter" e "Once More 'Round the Sun", com composições mais simples e diretas, ou se a banda retornaria às suas raízes com o bom e velho sludge prog metal no estilo "Blood Mountain" e "Crack the Sky".
Com uma única audição do álbum, que com certeza precisa e merece ser ouvido inúmeras vezes para uma conclusão mais apurada, é possível dizer que se trata de mais um grande trabalho do Mastodon, com riffs incríveis e um trabalho de bateria excepcional. É um disco diverso e dinâmico, que vai agradar tanto os fãs da fase mais pesada quanto os da fase mais comercial. Tenho a impressão de que é possível dividir o álbum em duas partes, sendo as primeiras músicas com uma pegada mais direta, quase um hard rock meio metal, enquanto a segunda metade traz a tona o Mastodon dos primeiros álbuns, com passagens complexas e pesadas. É como se álbum ficasse mais e mais pesado à medida em que as faixas avançam.
Com "Emperor of Sand" tenho a sensação também de que o baterista Brann Dailor se firma como uma das principais vozes da banda. Aliás, senti falta do timbre singular dos vocais do Brent Hinds. Poderia ter cantado mais, na minha opinião.
É importante lembrar que não se trata aqui de um review, são apenas algumas impressões iniciais. Mas se tem algo que conforta qualquer fã, seja ele adepto do som mais pesado ou mais direto da banda, o fato é que mesmo o pior disco do Mastodon com certeza sempre será uma baita disco.
"Emperor of Sand" foi gravado no The Quarry Recording Studio, em Kennesaw, interior da Georgio, EUA, com produção de Brendan O'Brien (PEARL JAM, NEIL YOUNG, AC/DC, RAGE AGAINST THE MACHINE), que inclusive também trabalhou no clássico "Crack The Skye", de 2009.
Tracklist:
01. Sultan's Curse
02. Show Yourself
03. Precious Stones
04. Steambreather
05. Roots Remain
06. Word To The Wise
07. Ancient Kingdom
08. Clandestiny
09. Andromeda
10. Scorpion Breath
11. Jaguar God
Disponível nos principais canais de streaming e download.
Mastodon:
Brann Dailor – bateria, vocais (2000–presente)
Brent Hinds – vocais, guitarra (2000–presente)
Bill Kelliher – guitarra, backing vocals (2000–presente)
Troy Sanders – vocais, baixo (2000–presente)
Discografia:
Remission (2002)
Leviathan (2004)
Blood Mountain (2006)
Crack the Skye (2009)
The Hunter (2011)
Once More 'Round the Sun (2014)
Emperor of Sand (2017)
Comente: Já ouviu? O que achou?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps