Nekrogoblikon: a banda que possui um goblin de "estimação"
Por Guilherme NokturnaL Niehues
Fonte: Nekrogoblikon
Postado em 29 de abril de 2018
Você não leu o título errado, a banda realmente possui um Goblin de estimação. Bom, talvez, não exatamente de estimação. Mas... vamos chegar lá e ao final você poderá tirar a sua própria conclusão.
Antes de continuar a ler o restante da matéria, aperte o play no vídeo abaixo e vá conhecendo a banda Nekrogoblikon.
Atualmente o metal e seus sub-gêneros trazem bandas que refletem uma vasta gama de assuntos, porém em sua grande maioria são assuntos por vezes repetidos e um pouco clichê. Exemplo disso são bandas que falam sobre conflitos internos, sentimentos ou até mesmo aquelas que falam sobre zombies, violência e todo esse tema.
Algumas dessas bandas tentam trazer um diferencial em sua temática e tentam retratam mitologias (egípcia, nórdica e grega) ou folclore (escandinavo, africano ou japônes). E é exatamente aqui que entra a banda conhecida como NEKROGOBLIKON!
Porém, é preciso fazer um adendo muito importante:
A banda além de trazer um universo diferente ao ouvinte, eles também trazem uma paródia de si mesmo e de outras bandas/temas. Em termos comparativos, poderíamos dizer que eles são quase um Massacration, porém de uma forma não tão esculaxada.
Por fim, vamos focar naquilo que importa, o NEKROGOBLIKON.
Para que você, caro leitor, entenda de uma forma simples e objetiva, a matéria será dividia em alguns tópicos.
Mas antes, devemos nos perguntar: O QUE DIABOS É NEKROGOBLIKON? (além de uma banda, dur).
Vocês se lembram do livro Necronomicon responsável por ressuscitar os mortos? Pois bem, NEKROGOBLIKON na mitologia transcrita pela banda também é um livro capaz de livrar os Goblins de sua fatídica imortalidade e permitindo que eles morram.
a) HISTÓRIA
Conforme mencionado, a história contada pela banda é sobre Goblins e sua imortalidade. Porém, cada álbum e música tentam trazer um adendo ao universo composto pela banda, então, caso você vá atrás das letras, verá músicas falando sobre a tentativa de dominação da raça humana, sobre a busca do livro que dá nome a banda e quais as principais diversões para um Goblin imortal. Aliás, nesse universo os Goblins não são seres mitológicos/folclóricos, mas sim espaciais que vagam o universo.
b) MUSICALIDADE
A banda é categorizada como um "Melodic Death Metal com pitadas de Folk Metal" em sua fórmula, porém é possível identificar as mais diversas influências aqui e ali. Apesar disso, as músicas trazem um ar pesado, melódico, mas sempre bem humorados/alegres. Caso você decida vagar pelo vasto catálogo da banda, encontrará em um determinado momento um refrão que lembra bastante o System of a Down ou então, algumas linhas de vocais que lembram o Muse ou até mesmo uma sonoridade que as vezes remete aos jogos de Super Nintendo e Mega Drive.
Toda essa sopa de notas musicais acabam se entrelaçando perfeitamente devido aos potentes vocais do vocalista Scorpion que varia muito bem entre o rasgado e os vocais limpos.
Conheça toda a musicalidade da banda através do álbum Heavy Meta de 2015:
Para demonstrar que a banda tenta inovar e a pensar fora da casinha, deixo também a música "The Magic Spider" do álbum Welcome to Bonkers de 2018:
c) PARÓDIA ORIGINAL COM HUMOR INTELIGENTE
Um dos grandes trunfos da banda é exatamente esse, fazer uma paródia original com humor inteligente. Quando falo em "paródia original" é preciso ressaltar que você sempre verá e ouvirá algo inesperado. Um grande exemplo é a música "The Goblin Rangers Theme", do qual eles trazem o fatídico tema dos Power Rangers para uma realidade "Gôblinica" e bastante divertidade.
Ouça a música "The Goblin Ranger's Theme":
Para intensificar essa ideia de humor, deixo também a faixa "Bears":
d) JOHN GOBLIN!
Lembra que foi comentado que a banda tinha um Goblin de estimação? Pois bem, ele se chama John Goblin e realmente ele existe. John aparece em todos os clipes da banda como peça central e é responsável por convidar a banda a entrar no palco em todos os seus shows. Aliás, o anúncio que ele faz é: "vocês querem ouvir a minha banda favorita da terra?". Outro fato bastante legal e interessante, é que John permanece durante todo o show presente brincando com os membros da banda ou com a platéia. É possível ver ele batendo cabeça, animando e interagindo com a platéia ou muitas vezes ele acaba descendo do palco e se junta a platéia para ver o show.
Duas curiosidades sobre John:
Primeiro: ele possui um Talk Show chamado "Right Now" onde ele entrevista algumas pessoas e possui 2 episódios disponíveis no Youtube;
Primeiro episódio do Talk Show:
Segundo: ele possui um Twitter onde sempre publica coisas relacionadas a vida de Goblin e sua vida na estrada com a banda.
Endereço do Twitter:
https://twitter.com/johngoblikon
Portanto, vos apresento John Goblin:
A única dúvida real que fica é se de fato, John virou o Goblin de "estimação" da banda ou se a banda que é de estimação de John, afinal, ele foi enviado pelo rei Goblin para estudar e aniquilar/escravizar a raça humana.
Discografia NEKROGOBLIKON:
Goblin Island (2006)
Stench (2011)
Heavye Meta (2015)
Welcome to Bonkers (2018)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps