Morre Tavito, de "Casa no Campo" e "Rua Ramalhete"
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 27 de fevereiro de 2019
Rock Rural é um estilo musical criado por Sá, Rodrix e Guarabyra na década de 70, que incorporou influências do folk-rock e da música country ao estilo da toada lusitana, com uma linguagem poética que se refere aos temas do campo, resultando numa musicalidade com ritmo de balada pop. Influenciados demais pelos Beatles, os mineiros do Clube da Esquina compuseram muitos rocks rurais.
Dentre esses compositores, Luís Otávio de Melo Carvalho, o Tavito. Tavito ganhou seu primeiro violão aos 13 anos. Autodidata, começou a participar de serenatas e festas. Foi companheiro de geração de Milton Nascimento e de outros músicos mineiros, tais como Toninho Horta, Tavinho Moura e Nelson Angelo. Mais tarde, participou do Som Imaginário que lançou seu primeiro disco em 1970. Considerada uma das melhores bandas de Jazz-Rock-Progressivo do Rock Nacional, passaram pelo SOM IMAGINÁRIO nomes de peso como Wagner Tiso, Zé Rodrix, Naná Vasconcelos, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Danilo Caymmi, entre outros. Lançaram quatro álbuns.
No final da década de 1970, seguiu carreira solo e estourou nas rádios com o sucesso "Rua Ramalhete", de seu primeiro álbum-solo. É autor da clássica "Casa no Campo" e do jingle que virou tema nas transmissões da Rede Globo da seleção brasileira, na Copa do Mundo de 1994. Produziu artistas, como Marcos Valle, Renato Teixeira, Selma Reis e Sá & Guarabyra.
Ficou sem realizar espetáculos entre 1992 e 2004, época em que se dedicou às composições, aos arranjos e à publicidade. Seu mais recente trabalho foi o CD 'Mineiro', em que mostra sua verve eclética e multifacetada, com parceiros novos e também com os consagrados.
Tavito morreu nesta terça-feira (26) em São Paulo, aos 71 anos. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore para tratar um câncer no pescoço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps