Audioslave: Layne Staley foi realmente convidado para ser vocalista?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Brunelson T., Fonte: Rock in The Head
Enviar correções  |  Ver Acessos

David de Sola, autor do livro autobiográfico "Alice in Chains: The Untold Story", se pronunciou recentemente em rede social sobre a velha história se Layne Staley (vocalista falecido do ALICE IN CHAINS) foi realmente chamado para fazer um teste do que viria a se tornar o AUDIOSLAVE.

Alice In Chains: Em 1992, uma pérola da música pesadaCuriosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock

Ele também revelou que o produtor Toby Wright - que produziu o ALICE IN CHAINS no EP "Jar of Flies" (4º trabalho de estúdio, 1994), no álbum "Alice in Chains" (5º trabalho de estúdio, 1995) e no acústico da banda na MTV em 1996 - ajudou a montar um estúdio caseiro para Staley em 1997 ou 1998, mas que nenhuma gravação solo foi anunciada publicamente sendo descoberta.

O autor do livro, David de Sola, comentou:

1) Layne Staley iria fazer um teste para o AUDIOSLAVE? O antigo colega de Layne, Morgen Gallagher, contou-me a história ao vê-lo numa festa do Super Bowl em 2001 e mencionou que Layne iria primeiro ficar limpo das drogas, para em breve fazer o teste para vocalista com o pessoal do RAGE AGAINST THE MACHINE.

2) Como Tom Morello (guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE e do AUDIOSLAVE) recusou o meu pedido para uma entrevista, não consegui que ele confirmasse ou não esta reivindicação.

3) Destaquei em meu livro que múltiplas pessoas que estiveram presentes nas sessões finais de gravação de Layne para o ALICE IN CHAINS em 1998, e para o projeto CLASS OF 99 (03 anos antes da sua morte), consistentemente pintaram o retrato de um homem que estava em péssima saúde...

4) Se Layne não estava em forma para fazer muita coisa em 1998, relatos subsequentes de pessoas que o viram no último ano de sua vida (ele morreu em abril de 2002, cerca de 15 meses depois de Gallagher tê-lo visto na festa), não eram das melhores...

5) Além disso, Toby Wright, produtor do ALICE IN CHAINS, montou um estúdio de gravação caseiro no condomínio onde Layne morava, em algum momento entre 1997 e 1998, para que pudesse fazer música sempre que quisesse. Eu não encontrei nenhuma evidência de que ele tenha gravado qualquer demo solo, ou se alguma coisa foi encontrada após a sua morte...

6) Eu me lembro da mãe de Layne dizendo (que recusou o meu pedido para uma entrevista), depois que o meu livro saiu, que se a família de Layne tivesse encontrado gravações, eles provavelmente teriam lançado em algum momento.

7) Adicione tudo isso e o que significa? Layne estava profundamente enraivecido com o seu vício severo em drogas no ano de 1998. Ele não estava em condições de fazer muitas coisas 03 anos depois, quando disse a Gallagher que iria fazer um teste com os caras do RAGE AGAINST THE MACHINE...

8) Algo mais a considerar que aprendi durante o curso de 03 anos de pesquisa: viciados em mentiras. Havia várias coisas que Layne disse a outras pessoas que eu era capaz de desmascarar ou não consegui comprovar. A mesma coisa aconteceu na minha reportagem sobre outros adictos na história da civilização...

9) Eu não duvido que Gallagher tenha visto Layne nessa festa e Layne disse o que disse a ele. No entanto, quando você olha para o quadro geral, é provável que isso não seja nada mais do que uma ideia ou uma ilusão de sua parte...

10) Em uma nota mais positiva, o que isso nos diz sobre ele é que, apesar do estado terrível em que Layne estava, parte dele ainda estava pensando em fazer novas músicas com uma banda que ele gostava e respeitava...

11) Conclusão: Layne provavelmente nunca foi considerado para ser o vocalista da banda que se tornaria o AUDIOSLAVE. A sua saúde estava longe demais para ele ser o cantor de um grupo que estaria gravando ativamente, fazendo turnês e fazendo publicidade.

FIM.

Enquanto o falecido vocalista do ALICE IN CHAINS, Layne Staley, ficou em reclusão durante os seus últimos anos, em janeiro de 2001, o lendário cantor considerou a banda que mais tarde ficou conhecida como AUDIOSLAVE.

O vocalista Zack de la Rocha abandonou o RAGE AGAINST THE MACHINE alguns meses antes, e os seus companheiros de banda estavam procurando por um novo vocalista.

Outro velho amigo de Layne em Seattle, Tim Branom, que chegou a ter uma banda de garagem com ele e estudavam na mesma escola, também se pronunciou em rede social e é amigo de Gallagher.

Ele disse que Gallagher era amigo de Staley desde 1986, quando tinham uma banda de garagem e dividiam o mesmo apartamento com o baixista do grupo. No início de 2001, havia alguns anos desde que ele tinha visto o seu velho amigo, então, ele ficou muito surpreso quando o encontrou em uma festa junto com Gallagher.

Segue a pronúncia de Tim Branom:

"Eu não o via há alguns anos e não estava preparado para aquilo. A essa altura, ele havia desistido do ALICE IN CHAINS, perdera a maior parte dos dentes e devia estar pesando uns 50kg. Conversamos um pouco e quando nos separamos, chorei".

Aquela não foi a última vez que Gallagher viu Staley.

Em 28 de janeiro de 2001, ele viu Layne novamente numa festa do Super Bowl. Gallagher havia dito também em rede social: "Então, duas semanas depois do encontro com o nosso amigo em comum (Tim Branom), fui ao apartamento de Layne, porque estava tendo uma festa do Super Bowl. Quando cheguei lá, Layne atendeu a porta e ele estava de volta ao velho Layne... Ele tinha acabado de obter praticamente todo o arsenal de drogas, então, fomos para a guerra. Nós estávamos correndo como duas crianças pequenas pela sala e claro que perdemos o jogo, e impedimos que todos os outros assistissem também".

"Naquele dia, estávamos conversando e ele disse que tinha recebido uma ligação dos antigos membros do RAGE AGAINST THE MACHINE. Os caras estavam montando uma nova banda e pediram para que ele fizesse um teste. Layne havia dito que estaria voltando para a clínica de reabilitação e que em alguns meses, iria para Los Angeles para fazer o teste. Ele nunca conseguiu, então, Chris Cornell foi e ficou com o emprego".

"Quanto ao ALICE IN CHAINS, Layne era bem evasivo sobre a banda, mas ele ficava de boa quanto a isso e parecia satisfeito com o trabalho do grupo até aquele momento. Ele não tocava com a banda desde 1998 e ficava falando sobre testes para novos projetos".

Em 2002, Staley havia agendado para gravar os vocais para a banda TAPROOT, mas faleceu antes que pudesse participar de uma sessão de gravação com o produtor Toby Wright - de acordo com o livro de Mark Yarm, "Everybody Loves Our Town: An Oral History of Grunge".

Há alguns anos atrás, Tom Morello disse em rede social que não se lembrava da história de Staley, mas recentemente afirmou em entrevista que a banda pensou em "dezenas" de potenciais novos vocalistas para o que se tornaria o AUDIOSLAVE mais tarde.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Audioslave"Todas as matérias sobre "Alice In Chains"Todas as matérias sobre "Layne Staley"


Alice In Chains: Em 1992, uma pérola da música pesada

Grandes covers: cinco versões para Down In A Hole, do Alice In ChainsGrandes covers
Cinco versões para "Down In A Hole", do Alice In Chains

William DuVall: Em álbum solo ele se reafirma como o ótimo cantor que é

Mad Season: Foi profundo e sombrio por causa de Layne StaleyMad Season
"Foi profundo e sombrio por causa de Layne Staley"

Alice in Chains: encerrando turnê do álbum "Rainier Fog" em Seattle

Alice in Chains: Ainda estamos trabalhando em nosso augeAlice in Chains
"Ainda estamos trabalhando em nosso auge"

William DuVall: vocalista do Alice in Chains lança o disco solo One Alone; ouçaHall of Fame: presidente comenta sobre o Soundgarden e Alice In Chains

Alice in Chains: integrantes celebram a criação do Dia de Layne StaleyAlice in Chains
Integrantes celebram a criação do Dia de Layne Staley

Slayer: Kerry King revela seus 5 álbuns favoritos com guitarrasSlayer
Kerry King revela seus 5 álbuns favoritos com guitarras

Gene Simmons: Falando sobre Weiland, Staley e CobainGene Simmons
Falando sobre Weiland, Staley e Cobain


Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rockCuriosidades
40 fatos inacreditáveis do rock

Humor: Você sabe que o rock está moderninho quando...Humor
Você sabe que o rock está moderninho quando...


Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.

adGoo336