Kiko Loureiro: a música do Metallica que ele mais gosta é... "Mechanix"
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 27 de maio de 2020
O guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra) chamou atenção ao revelar qual a música do Metallica que ele mais gosta. A declaração foi feita em uma sessão de perguntas e respostas com internautas que foi publicada, em vídeo, no canal dele no YouTube. A transcrição é do Ultimate Guitar.
Ao ser perguntado sobre qual a música preferida dele do Metallica, Kiko Loureiro citou "Mechanix", em referência a "The Four Horsemen", do primeiro álbum da banda, "Kill 'Em All" (1983). O título original da canção, "The Mechanix", foi alterado pelo Metallica após a demissão de Dave Mustaine, líder do Megadeth e atual "chefe" de Kiko, mas acabou preservado quando o próprio Mustaine divulgou o primeiro álbum de sua banda, "Killing Is My Business... and Business Is Good!" (1985).
"Minha música favorita do Metallica é 'Mechanix'", declarou Kiko, usando o título original (e preservado pelo Megadeth) em vez daquele que o próprio Metallica adotou.
"Gosto de Metallica, é claro, e vi um show deles pela primeira vez em 1989, em São Paulo, no Brasil, e era bem novo na época. Era tão difícil ter shows assim no Brasil em 1989, então, foi legal ver a banda com a turnê do '...And Justice For All'. Eu os assisti em outras ocasiões e tive a chance de tocar com eles em festivais, mas, sim, minha música favorita, claro, é 'Mechanix'", completou.
O momento pode ser conferido, a partir do 10° minuto, no vídeo a seguir (em inglês, sem legendas):
Ouça "The Four Horsemen", do Metallica, e "Mechanix", do Megadeth, abaixo:
Metallica, Megadeth, The Mechanix e The Four Horsemen
"The Mechanix" e "The Four Horsemen" são, basicamente, a mesma música. Existem pelo menos três versões mais conhecidas da canção, considerando que a lançada pelo Megadeth, em 1985, é a mais diferente das três.
Entenda, abaixo, a curiosa linha do tempo que envolve as duas músicas e as bandas:
- Meados de 1980: Dave Mustaine compõe a música "The Mechanix" para a banda Panic, que encerra suas atividades em 1981. A versão nunca foi gravada, já que o Panic fez apenas dois shows.
- Fim de 1981: Lars Ulrich forma o Metallica após conhecer o guitarrista James Hetfield, que viria a assumir os vocais.
- Início de 1982: Dave Mustaine entra para o Metallica como guitarrista, assim como o baixista Ron McGovney, que ficou pouco tempo na banda e acabou substituído por Cliff Burton. Composições de Mustaine são aproveitadas para as primeiras demos da banda.
- Abril a julho de 1982: "The Mechanix" é tocada pelo Metallica pela primeira vez durante o terceiro show da banda, em abril de 1982. O grupo gravou uma série de demos e duas delas trazem a canção, com seu título original: "Power Meatl" (abril de 1982) e "No Life 'Til Leather" (julho de 1982).
- Abril de 1983: Às vésperas da gravação do primeiro álbum do Metallica, "Kill 'Em All", Dave Mustaine é expulso da formação após uma série de problemas causados pela dependência química e seu comportamento violento. Kirk Hammett o substitui. Mustaine, raivoso, cria o Megadeth.
- Julho de 1983: "Kill 'Em All" é lançado e traz a música "The Four Horsemen", que é uma versão bem pouco alterada de "The Mechanix", com título diferente e créditos autorais a Lars Ulrich e James Hetfield. Outras três canções do disco foram co-escritas por Mustiane: "Jump in the Fire", "Phantom Lord" e "Metal Militia".
- Junho de 1985: O Megadeth, banda formada por Dave Mustaine, lança seu primeiro álbum, "Killing Is My Business... and Business Is Good!". O músico inclui a música "Mechanix", preservando seu título original (apenas retirando o "The"), mas fazendo algumas alterações, tanto em letra quanto na música, com alguns riffs diferentes em seu miolo e batida mais rápida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Bittencourt e Andreoli falam sobre a história do Angra no Rock Paulista em série da TV Globo
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Como era o sistema de compor do Rush com Neil Peart e Alex Lifeson, segundo Geddy Lee
Como era o baixista Cliff Burton, de acordo com as palavras de Scott Ian
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As músicas do Metallica que o finado Kurt Cobain mais gostava
Cinco músicas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Youtube e no Spotify - Parte I


