Kiko Loureiro: a música do Metallica que ele mais gosta é... "Mechanix"
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 27 de maio de 2020
O guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra) chamou atenção ao revelar qual a música do Metallica que ele mais gosta. A declaração foi feita em uma sessão de perguntas e respostas com internautas que foi publicada, em vídeo, no canal dele no YouTube. A transcrição é do Ultimate Guitar.
Ao ser perguntado sobre qual a música preferida dele do Metallica, Kiko Loureiro citou "Mechanix", em referência a "The Four Horsemen", do primeiro álbum da banda, "Kill 'Em All" (1983). O título original da canção, "The Mechanix", foi alterado pelo Metallica após a demissão de Dave Mustaine, líder do Megadeth e atual "chefe" de Kiko, mas acabou preservado quando o próprio Mustaine divulgou o primeiro álbum de sua banda, "Killing Is My Business... and Business Is Good!" (1985).
"Minha música favorita do Metallica é 'Mechanix'", declarou Kiko, usando o título original (e preservado pelo Megadeth) em vez daquele que o próprio Metallica adotou.
"Gosto de Metallica, é claro, e vi um show deles pela primeira vez em 1989, em São Paulo, no Brasil, e era bem novo na época. Era tão difícil ter shows assim no Brasil em 1989, então, foi legal ver a banda com a turnê do '...And Justice For All'. Eu os assisti em outras ocasiões e tive a chance de tocar com eles em festivais, mas, sim, minha música favorita, claro, é 'Mechanix'", completou.
O momento pode ser conferido, a partir do 10° minuto, no vídeo a seguir (em inglês, sem legendas):
Ouça "The Four Horsemen", do Metallica, e "Mechanix", do Megadeth, abaixo:
Metallica, Megadeth, The Mechanix e The Four Horsemen
"The Mechanix" e "The Four Horsemen" são, basicamente, a mesma música. Existem pelo menos três versões mais conhecidas da canção, considerando que a lançada pelo Megadeth, em 1985, é a mais diferente das três.
Entenda, abaixo, a curiosa linha do tempo que envolve as duas músicas e as bandas:
- Meados de 1980: Dave Mustaine compõe a música "The Mechanix" para a banda Panic, que encerra suas atividades em 1981. A versão nunca foi gravada, já que o Panic fez apenas dois shows.
- Fim de 1981: Lars Ulrich forma o Metallica após conhecer o guitarrista James Hetfield, que viria a assumir os vocais.
- Início de 1982: Dave Mustaine entra para o Metallica como guitarrista, assim como o baixista Ron McGovney, que ficou pouco tempo na banda e acabou substituído por Cliff Burton. Composições de Mustaine são aproveitadas para as primeiras demos da banda.
- Abril a julho de 1982: "The Mechanix" é tocada pelo Metallica pela primeira vez durante o terceiro show da banda, em abril de 1982. O grupo gravou uma série de demos e duas delas trazem a canção, com seu título original: "Power Meatl" (abril de 1982) e "No Life 'Til Leather" (julho de 1982).
- Abril de 1983: Às vésperas da gravação do primeiro álbum do Metallica, "Kill 'Em All", Dave Mustaine é expulso da formação após uma série de problemas causados pela dependência química e seu comportamento violento. Kirk Hammett o substitui. Mustaine, raivoso, cria o Megadeth.
- Julho de 1983: "Kill 'Em All" é lançado e traz a música "The Four Horsemen", que é uma versão bem pouco alterada de "The Mechanix", com título diferente e créditos autorais a Lars Ulrich e James Hetfield. Outras três canções do disco foram co-escritas por Mustiane: "Jump in the Fire", "Phantom Lord" e "Metal Militia".
- Junho de 1985: O Megadeth, banda formada por Dave Mustaine, lança seu primeiro álbum, "Killing Is My Business... and Business Is Good!". O músico inclui a música "Mechanix", preservando seu título original (apenas retirando o "The"), mas fazendo algumas alterações, tanto em letra quanto na música, com alguns riffs diferentes em seu miolo e batida mais rápida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps