Kiko Loureiro: a música do Metallica que ele mais gosta é... "Mechanix"
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 27 de maio de 2020
O guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra) chamou atenção ao revelar qual a música do Metallica que ele mais gosta. A declaração foi feita em uma sessão de perguntas e respostas com internautas que foi publicada, em vídeo, no canal dele no YouTube. A transcrição é do Ultimate Guitar.
Ao ser perguntado sobre qual a música preferida dele do Metallica, Kiko Loureiro citou "Mechanix", em referência a "The Four Horsemen", do primeiro álbum da banda, "Kill 'Em All" (1983). O título original da canção, "The Mechanix", foi alterado pelo Metallica após a demissão de Dave Mustaine, líder do Megadeth e atual "chefe" de Kiko, mas acabou preservado quando o próprio Mustaine divulgou o primeiro álbum de sua banda, "Killing Is My Business... and Business Is Good!" (1985).
"Minha música favorita do Metallica é 'Mechanix'", declarou Kiko, usando o título original (e preservado pelo Megadeth) em vez daquele que o próprio Metallica adotou.
"Gosto de Metallica, é claro, e vi um show deles pela primeira vez em 1989, em São Paulo, no Brasil, e era bem novo na época. Era tão difícil ter shows assim no Brasil em 1989, então, foi legal ver a banda com a turnê do '...And Justice For All'. Eu os assisti em outras ocasiões e tive a chance de tocar com eles em festivais, mas, sim, minha música favorita, claro, é 'Mechanix'", completou.
O momento pode ser conferido, a partir do 10° minuto, no vídeo a seguir (em inglês, sem legendas):
Ouça "The Four Horsemen", do Metallica, e "Mechanix", do Megadeth, abaixo:
Metallica, Megadeth, The Mechanix e The Four Horsemen
"The Mechanix" e "The Four Horsemen" são, basicamente, a mesma música. Existem pelo menos três versões mais conhecidas da canção, considerando que a lançada pelo Megadeth, em 1985, é a mais diferente das três.
Entenda, abaixo, a curiosa linha do tempo que envolve as duas músicas e as bandas:
- Meados de 1980: Dave Mustaine compõe a música "The Mechanix" para a banda Panic, que encerra suas atividades em 1981. A versão nunca foi gravada, já que o Panic fez apenas dois shows.
- Fim de 1981: Lars Ulrich forma o Metallica após conhecer o guitarrista James Hetfield, que viria a assumir os vocais.
- Início de 1982: Dave Mustaine entra para o Metallica como guitarrista, assim como o baixista Ron McGovney, que ficou pouco tempo na banda e acabou substituído por Cliff Burton. Composições de Mustaine são aproveitadas para as primeiras demos da banda.
- Abril a julho de 1982: "The Mechanix" é tocada pelo Metallica pela primeira vez durante o terceiro show da banda, em abril de 1982. O grupo gravou uma série de demos e duas delas trazem a canção, com seu título original: "Power Meatl" (abril de 1982) e "No Life 'Til Leather" (julho de 1982).
- Abril de 1983: Às vésperas da gravação do primeiro álbum do Metallica, "Kill 'Em All", Dave Mustaine é expulso da formação após uma série de problemas causados pela dependência química e seu comportamento violento. Kirk Hammett o substitui. Mustaine, raivoso, cria o Megadeth.
- Julho de 1983: "Kill 'Em All" é lançado e traz a música "The Four Horsemen", que é uma versão bem pouco alterada de "The Mechanix", com título diferente e créditos autorais a Lars Ulrich e James Hetfield. Outras três canções do disco foram co-escritas por Mustiane: "Jump in the Fire", "Phantom Lord" e "Metal Militia".
- Junho de 1985: O Megadeth, banda formada por Dave Mustaine, lança seu primeiro álbum, "Killing Is My Business... and Business Is Good!". O músico inclui a música "Mechanix", preservando seu título original (apenas retirando o "The"), mas fazendo algumas alterações, tanto em letra quanto na música, com alguns riffs diferentes em seu miolo e batida mais rápida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar


Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"


