Kiko Loureiro: a música do Metallica que ele mais gosta é... "Mechanix"
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 27 de maio de 2020
O guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra) chamou atenção ao revelar qual a música do Metallica que ele mais gosta. A declaração foi feita em uma sessão de perguntas e respostas com internautas que foi publicada, em vídeo, no canal dele no YouTube. A transcrição é do Ultimate Guitar.
Ao ser perguntado sobre qual a música preferida dele do Metallica, Kiko Loureiro citou "Mechanix", em referência a "The Four Horsemen", do primeiro álbum da banda, "Kill 'Em All" (1983). O título original da canção, "The Mechanix", foi alterado pelo Metallica após a demissão de Dave Mustaine, líder do Megadeth e atual "chefe" de Kiko, mas acabou preservado quando o próprio Mustaine divulgou o primeiro álbum de sua banda, "Killing Is My Business... and Business Is Good!" (1985).
"Minha música favorita do Metallica é 'Mechanix'", declarou Kiko, usando o título original (e preservado pelo Megadeth) em vez daquele que o próprio Metallica adotou.
"Gosto de Metallica, é claro, e vi um show deles pela primeira vez em 1989, em São Paulo, no Brasil, e era bem novo na época. Era tão difícil ter shows assim no Brasil em 1989, então, foi legal ver a banda com a turnê do '...And Justice For All'. Eu os assisti em outras ocasiões e tive a chance de tocar com eles em festivais, mas, sim, minha música favorita, claro, é 'Mechanix'", completou.
O momento pode ser conferido, a partir do 10° minuto, no vídeo a seguir (em inglês, sem legendas):
Ouça "The Four Horsemen", do Metallica, e "Mechanix", do Megadeth, abaixo:
Metallica, Megadeth, The Mechanix e The Four Horsemen
"The Mechanix" e "The Four Horsemen" são, basicamente, a mesma música. Existem pelo menos três versões mais conhecidas da canção, considerando que a lançada pelo Megadeth, em 1985, é a mais diferente das três.
Entenda, abaixo, a curiosa linha do tempo que envolve as duas músicas e as bandas:
- Meados de 1980: Dave Mustaine compõe a música "The Mechanix" para a banda Panic, que encerra suas atividades em 1981. A versão nunca foi gravada, já que o Panic fez apenas dois shows.
- Fim de 1981: Lars Ulrich forma o Metallica após conhecer o guitarrista James Hetfield, que viria a assumir os vocais.
- Início de 1982: Dave Mustaine entra para o Metallica como guitarrista, assim como o baixista Ron McGovney, que ficou pouco tempo na banda e acabou substituído por Cliff Burton. Composições de Mustaine são aproveitadas para as primeiras demos da banda.
- Abril a julho de 1982: "The Mechanix" é tocada pelo Metallica pela primeira vez durante o terceiro show da banda, em abril de 1982. O grupo gravou uma série de demos e duas delas trazem a canção, com seu título original: "Power Meatl" (abril de 1982) e "No Life 'Til Leather" (julho de 1982).
- Abril de 1983: Às vésperas da gravação do primeiro álbum do Metallica, "Kill 'Em All", Dave Mustaine é expulso da formação após uma série de problemas causados pela dependência química e seu comportamento violento. Kirk Hammett o substitui. Mustaine, raivoso, cria o Megadeth.
- Julho de 1983: "Kill 'Em All" é lançado e traz a música "The Four Horsemen", que é uma versão bem pouco alterada de "The Mechanix", com título diferente e créditos autorais a Lars Ulrich e James Hetfield. Outras três canções do disco foram co-escritas por Mustiane: "Jump in the Fire", "Phantom Lord" e "Metal Militia".
- Junho de 1985: O Megadeth, banda formada por Dave Mustaine, lança seu primeiro álbum, "Killing Is My Business... and Business Is Good!". O músico inclui a música "Mechanix", preservando seu título original (apenas retirando o "The"), mas fazendo algumas alterações, tanto em letra quanto na música, com alguns riffs diferentes em seu miolo e batida mais rápida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
Metallica anuncia caixa deluxe limitada do álbum "ReLoad"
Metallica divulga gravação ao vivo de "The Memory Remains" registrada em 1997
Megadeth compartilha trecho de performance ao vivo de "Ride the Lightning"
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
Lista: 30 discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney


