Keith Emerson: por que ele foi o Jimi Hendrix do teclado, segundo Jimmy Page
Por Igor Miranda
Postado em 03 de julho de 2020
O guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, relembrou em uma postagem nas redes sociais o saudoso tecladista Keith Emerson. O músico, falecido em 2016, fez história com bandas como Emerson, Lake & Palmer (ELP) e The Nice, entre outros.
Na publicação, Page relembra, inicialmente, que havia tocado naquela mesma data, só que nos anos de 1969 e 1970, no Bath Festival, realizado na Inglaterra. "Neste dia, o Led Zeppelin tocou no Bath Festival duas vezes - uma em 1969 e outra em 1970 - e ambos os shows coincidiram em 28 de junho", afirmou.
O músico destaca que, apesar do show do Led Zeppelin, recorda-se claramente da apresentação feita pelo The Nice, onde viu Keith Emerson tocar pela primeira vez, na edição de 1969. "Ele era fenomenal de se assistir na época, esfaqueando o teclado com facas reais enquanto improvisava. Tocava o órgão para frente e para trás, ligando e desligando, alterando o tom e desafiando a gravidade. Era o Hendrix do órgão Hammond. Fantástico", afirmou.
Já em 1970, a lembrança principal de Jimmy Page era de que estava muito frio. "As pessoas estavam cobertas por sacos de dormir, casacos e cobertores. Usei um sobretudo e chapéu naquele dia. Foi na época do terceiro álbum e de Bron-Yr-Aur, então, aquele material estava saindo do forno", disse.
Em seguida, ele listou as músicas tocadas naquele show em 1970.
Immigrant Song
Heartbreaker
Dazed & Confused
Bring It On Home
Since I've been Loving You
Thank You
The Boy Next Door (That's The Way)
What Is and What Should Never Be
Moby Dick
How Many More Times
Whole Lotta Love
Communication Breakdown
Long Tall Sally
"Havia intenção de filmar o show, mas como preferíamos tocar durante o entardecer, não deu certo, pois a equipe de filmagem havia trazido equipamento para registrar as imagens durante o dia, e não à noite", concluiu Page.
O vídeo a seguir traz o The Nice, com Keith Emerson, tocando em outro festival em 1969. Confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
Com guitarristas de Alice Cooper, Crossbone Skully anuncia "Condemned to Rock N' Roll"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"




