Keith Emerson: por que ele foi o Jimi Hendrix do teclado, segundo Jimmy Page
Por Igor Miranda
Postado em 03 de julho de 2020
O guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, relembrou em uma postagem nas redes sociais o saudoso tecladista Keith Emerson. O músico, falecido em 2016, fez história com bandas como Emerson, Lake & Palmer (ELP) e The Nice, entre outros.
Na publicação, Page relembra, inicialmente, que havia tocado naquela mesma data, só que nos anos de 1969 e 1970, no Bath Festival, realizado na Inglaterra. "Neste dia, o Led Zeppelin tocou no Bath Festival duas vezes - uma em 1969 e outra em 1970 - e ambos os shows coincidiram em 28 de junho", afirmou.
O músico destaca que, apesar do show do Led Zeppelin, recorda-se claramente da apresentação feita pelo The Nice, onde viu Keith Emerson tocar pela primeira vez, na edição de 1969. "Ele era fenomenal de se assistir na época, esfaqueando o teclado com facas reais enquanto improvisava. Tocava o órgão para frente e para trás, ligando e desligando, alterando o tom e desafiando a gravidade. Era o Hendrix do órgão Hammond. Fantástico", afirmou.
Já em 1970, a lembrança principal de Jimmy Page era de que estava muito frio. "As pessoas estavam cobertas por sacos de dormir, casacos e cobertores. Usei um sobretudo e chapéu naquele dia. Foi na época do terceiro álbum e de Bron-Yr-Aur, então, aquele material estava saindo do forno", disse.
Em seguida, ele listou as músicas tocadas naquele show em 1970.
Immigrant Song
Heartbreaker
Dazed & Confused
Bring It On Home
Since I've been Loving You
Thank You
The Boy Next Door (That's The Way)
What Is and What Should Never Be
Moby Dick
How Many More Times
Whole Lotta Love
Communication Breakdown
Long Tall Sally
"Havia intenção de filmar o show, mas como preferíamos tocar durante o entardecer, não deu certo, pois a equipe de filmagem havia trazido equipamento para registrar as imagens durante o dia, e não à noite", concluiu Page.
O vídeo a seguir traz o The Nice, com Keith Emerson, tocando em outro festival em 1969. Confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"




