Black Sabbath: Iommi ainda se impressiona com a correria entre 1° álbum e "Paranoid"
Por Igor Miranda
Postado em 21 de setembro de 2020
O guitarrista Tony Iommi celebrou o 50° aniversário de lançamento do segundo álbum do Black Sabbath, "Paranoid", em uma publicação nas redes sociais. O disco chegou às lojas no dia 18 de setembro de 1970.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em sua postagem, Iommi se mostrou impressionado com a agilidade do Black Sabbath em produzir dois álbuns clássicos - o disco de estreia, autointitulado, divulgado em fevereiro do mesmo ano, e "Paranoid". Há um espaço de apenas sete meses entre o lançamento de ambos os trabalhos.
"Olho para trás e fico surpreso em como lançamos 'Black Sabbath' em fevereiro de 1970 e, então, fizemos uma turnê, compomos, gravamos e lançamos 'Paranoid' apenas 7 meses depois! E estes não foram álbuns 'falsos', eles estão cheios de nossas músicas mais clássicas", afirmou o guitarrista.
O baixista Geezer Butler também se recordou da data. "Meio século de lançamento de 'Paranoid' - feliz 50° aniversário!", publicou em suas redes.
A página do Black Sabbath na web fez menção ao relançamento de "Paranoid", em vinil quíntuplo, que será lançado em outubro. Os perfis do vocalista Ozzy Osbourne e do baterista Bill Ward não fizeram nenhuma publicação sobre o álbum.
"Paranoid" foi gravado entre 16 e 21 de junho de 1970, em dois estúdios de Londres, na Inglaterra. O álbum é notável por trazer músicas como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título, que se tornaram verdadeiros clássicos da banda. Além disso, o trabalho é elogiado por dar sequência à sonoridade do antecessor e colaborar diretamente para o desenvolvimento do heavy metal como o conhecemos.
Com mais de 4 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, "Paranoid" é, de longe, o álbum mais bem-sucedido do Black Sabbath em todo o mundo. Boa parte deste feito é atribuído ao single da faixa-título, que emplacou em vários países e chegou ao quarto lugar das paradas do Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
O clássico do rock escrito para uma paixão proibida e que ganhou o nome de uma mulher falecida
20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro
A polêmica e famosa canção que todos do Pink Floyd tocam, menos Roger Waters

Black Sabbath: Paranoid relançado em box set com cinco LPs ou quatro CDs

Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath



