Jimmy Page, do Led Zeppelin, diz qual é seu riff favorito de todos os tempos
Por Mauro Cestarolli
Postado em 04 de outubro de 2020
Deve ser impossível escolher seu filho favorito e imaginamos que JIMMY PAGE do LED ZEPPELIN tenha a mesma dificuldade ao escolher sua música favorita. A enorme quantidade de sucessos maravilhosos do LED ZEPPELIN faz com que o produtor e guitarrista tenha um grande desafio pela frente.
Existem muitas músicas que poderiam ser colocadas aqui como algumas das melhores do LED ZEPPELIN, mas havia apenas uma para Page escolher. 'Whole Lotta Love' pode ter sido um dos riffs mais influentes de todos os tempos, algo que Page comentou dizendo: "Sentimos que o riff era viciante, como uma coisa proibida", um caso semelhante pode ser dito para "Black Dog"' também - mas não é o seu favorito final.
LED ZEPPELIN "Whole Lotta Love (Live at Royal Albert Hall 1970)"
Ele foi questionado pela Rolling Stone em 2012 sobre qual música ele sentia que continha o maior riff do LED ZEPPELIN e sua resposta pode não ser o que você esperava, especialmente considerando a miríade de músicas que ele poderia ter selecionado e a grande quantidade de riffs com texturas derivadas do blues-rock, que tradicionalmente habitam as músicas.
LED ZEPPELIN "Since I've Been Loving You (Live at MSG 1973)"
Ele reconhece que, embora existam riffs muito melhores em algumas músicas do Zeppelin, nada disso faria sentido sem o resto da incrível contribuição da banda, que graças a sua unidade criativa, os fez chegar ao topo do sucesso. "É difícil quando perguntam, ‘Qual música mais gosta do Led Zeppelin?’ Todas. Todas tinham a intenção de estar naqueles álbuns", explicou à Rolling Stone. Porém, o guitarrista refletiu um pouco mais sobre o questionamento e decidiu que "Kashmir", do álbum "Physical Graffiti" (1975), também tem um riff incrível.
"Eu sabia que não era baseado apenas na guitarra. Todas as partes da guitarra estariam lá, mas a orquestra encontrou um lugar que refletiu ao longo da música e fez com que a guitarra ganhasse algo especial. Eu soube assim que ouvi", lembra Page. JOHN PAUL JONES criou a parte orquestral da faixa com Page trabalhando em estreita colaboração com ele.
LED ZEPPELIN "Kashmir (Live At Budokan, 1996)"
Page foi questionado também sobre como ele emitia tais sons, sua resposta foi naturalmente tímida "Riffs vêm do éter, do nada", disse ele. "Você vai me dizer onde fica? Porque ninguém sabe." Bem, não exatamente. "Kashmir" começou a ser escrita durante algumas sessões em "Headley Grange" no ano de 1973 por Page e o baterista de Zep, JOHN BONHAM (Bonzo). "Foi a primeira coisa que fiz com Bonzo", disse Page.
"Eu simplesmente sabia que [Bonham] iria adorar, e ele adorou, e nós tocamos o riff repetidamente", recordou Page. É um dos hinos eternos da banda e um bastião do que fez do LED ZEPPELIN uma das maiores bandas do planeta.
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/jimmy-page-led-zeppelin-favourite-song-kashmir/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps