A pegadinha hilária com David Lee Roth no último show do Van Halen
Por Igor Miranda
Postado em 22 de novembro de 2020
O último show da história do Van Halen aconteceu no anfiteatro Hollywood Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 4 de outubro de 2015. Foi a performance final do guitarrista Eddie Van Halen antes de nos deixar, em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos.
Toda a apresentação ocorreu normalmente, mas uma pegadinha épica com o vocalista David Lee Roth marcou os momentos finais do repertório. Cientes de que o cantor ficava irritado com bolas de praia que apareciam na plateia durante aquela turnê, a equipe técnica do Van Halen providenciou, para a última música, uma imensa quantidade daquelas bolas - apenas para deixar Roth puto.
A história foi contada pelo baixista Wolfgang Van Halen em entrevista à Spin. De início, o músico comentou: "Durante toda a turnê, ele se irritava sempre que alguém na plateia jogava uma bola de praia. Teatro ao ar livre, show de verão, festa rock do sul da Califórnia, Van Halen - não era algo fora do comum, mas cada vez que ele via as bolas, ele se aborrecia por algum motivo. Até parava de cantar e ficava na frente do palco dizendo 'jogue a bola de praia aqui' por oito vezes até que jogavam e ele atirava para fora do palco. Ele não queria aquilo".
Foi daí que surgiu a ideia de aplicar uma pegadinha épica em David Lee Roth. Eddie e Wolfgang foram avisados pelo tour manager de que a equipe técnica do Van Halen cuidou de todos os detalhes.
"Antes do último show, o tour manager chegou em mim e no meu pai e cochichou: 'vocês terão uma pequena surpresa ao fim do show'. Perguntamos o que era e ele explicou: 'ao fim da última música, quando vocês estiverem saindo, vamos soltar umas 50 bolas de praia em cima da plateia, daí vamos ver o que acontece'", relembrou Wolfgang.
A pegadinha não poderia ter grandes efeitos nas atividades do Van Halen, pois aquele seria o último show da turnê. Mesmo que eles voltassem a se apresentar no futuro, haveria algum espaço de tempo entre a performance no Hollywood Bowl e a seguinte.
"Mesmo que ele ficasse puto, o que iria fazer? Era o último show. Fomos tocar 'Jump' (a última música) e havia uma avalanche de bolas de praia. Dave entrou em curto-circuito. Ele não sabia como lidar com aquilo. Nós rimos demais. Foi muito divertido. Uma lembrança divertida daquele show. Conforme o tempo passava, eu pensava: 'uau, se aquele foi mesmo o último show do Van Halen, que maneira incrível de encerrá-lo'", concluiu.
O vídeo a seguir traz o último show do Van Halen na íntegra, com áudio profissional retirado da mesa de som e vídeos da plateia. A música "Jump", última do repertório, começa por volta de 1h54min25seg. Não dá para ver a avalanche de bolas de praia, já que a câmera captava o palco na ocasião, mas dá para notar uma bola na lateral em que Eddie Van Halen está.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps