Uns e Outros: livro sobre as canções da banda será lançado
Por André Nascimento
Postado em 14 de fevereiro de 2021
Os fãs da banda carioca UNS E OUTROS terão em breve uma novidade mas não se trata de um single ou do vindouro álbum de inéditas, mas sim do livro "Goles de Solidão e Poesia- Uma antologia da obra da Banda Uns e Outros", que foi escrito pelo jornalista ( e colaborador do Whiplash) Alex Honse. O livro traz em suas 264 páginas a análise de Honse usando o lado poético, filosófico e referencial das 48 canções autorais gravadas pela banda em seus seis álbuns lançados até o dias atuais e que vão desde a estréia "Nós Normais" ( de 1987) até a revisão de carreira "Uns e Outros Ao Vivo" ( de 2005).
A gênese do livro se deu quando o jornalista foi morar nos anos 2000 na China e numa das inúmeras noites solitárias ligou o computador numa playlist com canções do ROCK BRASILEIRO dos anos oitenta e num certo momento tocaram em sequência "Cartas Aos Missionários" e "Notícias do Leste", respectivamente hits dos álbuns "Uns e Outros" ( de 1989) e "A Terceira Onda" ( 1990) , o escritor viu um paralelo entre essas duas canções e resolveu escrever um texto analisando essa semelhança. Passado alguns anos e já morando novamente no Brasil, Honse num bate papo casual com um amigo falou sobre esse texto e do paralelo entre essas duas canções ("Cartas Aos Missionários" e "Notícias do Leste") e posteriormente mandou esse texto ao seu amigo para que ele desse uma lida e desse uma opinião.
Honse mal sabia que por ironia do destino esse amigo conhecia Marcelo Hayena, vocalista e letrista do UNS E OUTROS. O amigo, que por sinal tem o nome de Marcelo , enviou o texto escrito por Honse a Hayena, que ficou admirado pela análise e por ele ter sacado o paralelo entre as duas canções já citadas. Dois dias depois o jornalista recebeu uma ligação de Marcelo Hayena, que não só elogiou o texto mas também fez a proposta que ele escrevesse uma antologia sobre as canções do UNS E OUTROS e o convite foi logo aceito de imediato por Honse, um admirador confesso da banda.
Sobre o processo de construção do livro, que ao invés de demorar meses ou anos, levou exatos dezoito dias e nesse período de tempo Honse escrevia primeiramente suas análises sobre as letras ao invés do óbvio que seria coletar depoimentos de Hayena sobre o processo de composição, histórias e referências das composições e depois fazer suas considerações baseadas nos relatos do vocalista. Conforme os textos ficavam prontos, o jornalista enviava os textos ao vocalista, que lia os textos, dava seu feedback e comparava os textos com suas lembranças no processo de composição e referências. Dessas 48 canções e respectivos textos, somente três textos tiveram que ser reescritos neste processo de trabalho criado entre o escritor e o vocalista.
"Goles de Solidão e Poesia- Uma antologia da obra Banda Uns e Outros", que tem uma capa elaborada por Fernando Ramos ( designer gráfico responsável por algumas capas de álbuns do UNS E OUTROS), está sendo lançado de modo independente pelo autor e sairá nos formatos físico, e-book e futuramente ganhará uma versão em audiobook. A data prevista para seu lançamento é 20 de fevereiro mas já está em pré-venda num valor promocional a versão e-book e que pode ser adquirida no link abaixo.
https://www.amazon.com.br/Goles-Solid%C3%A3o-Poesia-antologia-Outros-ebook/dp/B08W8M9BJ9/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI


A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
"O que a gente faz no banheiro, a Legião faz no palco", disse a banda ofendida por Renato


