Uns e Outros: livro sobre as canções da banda será lançado
Por André Nascimento
Postado em 14 de fevereiro de 2021
Os fãs da banda carioca UNS E OUTROS terão em breve uma novidade mas não se trata de um single ou do vindouro álbum de inéditas, mas sim do livro "Goles de Solidão e Poesia- Uma antologia da obra da Banda Uns e Outros", que foi escrito pelo jornalista ( e colaborador do Whiplash) Alex Honse. O livro traz em suas 264 páginas a análise de Honse usando o lado poético, filosófico e referencial das 48 canções autorais gravadas pela banda em seus seis álbuns lançados até o dias atuais e que vão desde a estréia "Nós Normais" ( de 1987) até a revisão de carreira "Uns e Outros Ao Vivo" ( de 2005).
A gênese do livro se deu quando o jornalista foi morar nos anos 2000 na China e numa das inúmeras noites solitárias ligou o computador numa playlist com canções do ROCK BRASILEIRO dos anos oitenta e num certo momento tocaram em sequência "Cartas Aos Missionários" e "Notícias do Leste", respectivamente hits dos álbuns "Uns e Outros" ( de 1989) e "A Terceira Onda" ( 1990) , o escritor viu um paralelo entre essas duas canções e resolveu escrever um texto analisando essa semelhança. Passado alguns anos e já morando novamente no Brasil, Honse num bate papo casual com um amigo falou sobre esse texto e do paralelo entre essas duas canções ("Cartas Aos Missionários" e "Notícias do Leste") e posteriormente mandou esse texto ao seu amigo para que ele desse uma lida e desse uma opinião.
Honse mal sabia que por ironia do destino esse amigo conhecia Marcelo Hayena, vocalista e letrista do UNS E OUTROS. O amigo, que por sinal tem o nome de Marcelo , enviou o texto escrito por Honse a Hayena, que ficou admirado pela análise e por ele ter sacado o paralelo entre as duas canções já citadas. Dois dias depois o jornalista recebeu uma ligação de Marcelo Hayena, que não só elogiou o texto mas também fez a proposta que ele escrevesse uma antologia sobre as canções do UNS E OUTROS e o convite foi logo aceito de imediato por Honse, um admirador confesso da banda.
Sobre o processo de construção do livro, que ao invés de demorar meses ou anos, levou exatos dezoito dias e nesse período de tempo Honse escrevia primeiramente suas análises sobre as letras ao invés do óbvio que seria coletar depoimentos de Hayena sobre o processo de composição, histórias e referências das composições e depois fazer suas considerações baseadas nos relatos do vocalista. Conforme os textos ficavam prontos, o jornalista enviava os textos ao vocalista, que lia os textos, dava seu feedback e comparava os textos com suas lembranças no processo de composição e referências. Dessas 48 canções e respectivos textos, somente três textos tiveram que ser reescritos neste processo de trabalho criado entre o escritor e o vocalista.
"Goles de Solidão e Poesia- Uma antologia da obra Banda Uns e Outros", que tem uma capa elaborada por Fernando Ramos ( designer gráfico responsável por algumas capas de álbuns do UNS E OUTROS), está sendo lançado de modo independente pelo autor e sairá nos formatos físico, e-book e futuramente ganhará uma versão em audiobook. A data prevista para seu lançamento é 20 de fevereiro mas já está em pré-venda num valor promocional a versão e-book e que pode ser adquirida no link abaixo.
https://www.amazon.com.br/Goles-Solid%C3%A3o-Poesia-antologia-Outros-ebook/dp/B08W8M9BJ9/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


"O que a gente faz no banheiro, a Legião faz no palco", disse a banda ofendida por Renato
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana


