Symphony X: por que eles mereciam estar no nível do Dream Theater, segundo Portnoy
Por Igor Miranda
Postado em 02 de fevereiro de 2021
O Symphony X é, certamente, uma das grandes bandas do metal progressivo. Porém, o grupo nunca conseguiu obter a mesma popularidade do Dream Theater, que é reconhecido como o nome mais famoso do segmento.
Por que isso aconteceu? O baterista Mike Portnoy, ex-integrante do Dream Theater, refletiu sobre o assunto em um vídeo publicado no seu canal de YouTube, onde mostra sua coleção de discos de vinil. As falas foram transcritas pelo Ultimate Guitar.
Inicialmente, Portnoy mostrou uma cópia de "The Damnation Game", segundo álbum do Symphony X, lançado em 1995. "Esse é com Russell Allen (vocalista), mas deve ter sido o primeiro dele. Foi um pouco antes de quando os descobri, pois soube deles com o 'V: The New Mythology Suite' (2000)", afirmou.
Em seguida, o baterista disse que foi conquistado por "The Odyssey", sexto da discografia de estúdio do Symphony X. "Foi quando eu realmente descobri o quão incríveis eles são e que a voz de Russell Allen é uma das melhores da cena. Ele é um dos melhores por aí. Michael Romeo (guitarrista) é incrível, toda a banda é incrível", disse.
Mike citou "The Odyssey" e o trabalho sucessor, "Paradise Lost" (2007), como seus favoritos. "Amo esses dois e acho que eles atingiram o auge aqui. A turnê que eles fizeram com o Dream Theater, em 2007 ou 2008, e o impulso que eles tiveram com isso... eles estavam indo bem e ganhando muita notoriedade", afirmou.
O único problema do Symphony X, na visão de Mike Portnoy, é que a banda trabalhava em um "ritmo mais lento" em comparação a outros nomes. "Então, eles nunca chegaram ao nível do Dream Theater, mas eles certamente mereciam. A performance e a composição deles são de primeira qualidade. E, novamente, Russell Allen... foi incrível trabalhar com ele no Adrenaline Mob, mesmo que tenha sido um estilo diferente", pontuou.
O vídeo em que Mike Portnoy mostra sua coleção de discos de vinil e cita o Symphony X pode ser assistido a seguir, em inglês e sem legendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps