REM: Como "Shiny Happy People" quase se tornou o tema de abertura de Friends
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 03 de junho de 2021
Friends jamais sairá de moda e, promovendo seu super aguardado "retorno", um trailer de "Friends: The Reunion" foi apresentado em 20/05 a fim de aguçar a curiosidade dos fãs uma semana antes da exibição do novo "episódio" nos Estados Unidos (no Brasil, apenas em 29/06 na HBO Max), causando neste escriba uma sensação agridoce: felicidade pelo nostálgico revival e estranheza em ver o elenco tão envelhecido – o tempo não passa só para a gente! E justamente no embalo de todo esse hype, Mick McStarkey postou "How R.E.M. song ‘Shiny Happy People’ nearly became the theme song for ‘Friends’" no site da Far Out Magazine em 28/05.
A matéria valoriza a relevância icônica de "I’ll Be There For You", porém lembrando não se tratar da primeira opção, conforme livre tradução nossa de trecho do sexto parágrafo: "A franquia Friends pertencia à Warner Bros. Television, que inicialmente queria o sucesso de 1991 do R.E.M. ‘Shiny Happy People’ como tema. Na verdade, ‘Shiny Happy People’ foi usada no piloto da série norte-americana, que então se chamava ‘Friends Like Us’".
E onde deu errado? De acordo com o texto, o R.E.M. rejeitou a solicitação e a filial Warner Bros Records recrutou o único grupo disponível em seu catálogo para criar algo, o duo The Rembrandts, que garante ter sido contra o pedido da empresa, embora cedendo no final.
Pensa que acabou? "A letra original de ‘I’ll Be There For You’, que é a única estrofe incluída nos créditos de abertura da série, sequer foi escrita pela banda. Você há de se compadecer por eles. Ela foi co-escrita pelos produtores de Friends, David Crane e Marta Kauffman, junto à renomeada compositora Allee Willis. A música foi inclusive composta pelo marido de Marta, Michael Skloff. Pelo menos The Rembrandts conseguiria expandir a canção ao escrever a segunda estrofe e a ponte".
Estimulando o acesso à fonte, pararemos por aqui, mas prestigie-a para conferir mais detalhes do imbróglio e descobrir quanto a dupla faturou em direitos autorais! Encerando, se quiser, assista: ao clipe de "Shiny Happy People"; ao vídeo oficial de "I’ll Be There For You"; e às aberturas das dez temporadas do programa ao som de The Rembrandts.
Fonte: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/how-rem-song-shiny-happy-people-friends-theme-song
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
Análise científica coloca Nirvana e R.E.M. no topo da lista de músicas mais tristes
O trecho de um dos maiores sucessos dos anos 90 que deixou autor arrependido


