Metallica: "Phantom Lord", a letra estilo "Dungeons n' Dragons" da banda (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 08 de agosto de 2021
Neste vídeo do canal METAL MUSIKAST, temos comentários sobre as histórias e curiosidades que estão por trás de "Phantom Lord", música composta originalmente por Dave Mustaine, com letra e título escritos por James Hetfield.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A música foi levada por Dave Mustaine para o Metallica e tem forte influência de Judas Priest e Iron Maiden. Há quem diga que possui semelhanças com a música "Rapid Fire", do Judas Priest, o que pode ser apenas a consequência das influências de Dave Mustaine no início de sua carreira, já que costumava tocar todo o repertório do Judas Priest em sua banda pré-Metallica, a banda Panic.
Destaques para o solo de Kirk Hammet na versão gravada no álbum "Kill'em All". Lembrando que havia uma boa dose de pressão sobre o guitarrista, uma vez que tinha acabado de substituir Dave Mustaine, que já era respeitado como músico, embora fosse bem jovem.
É nas guitarras que o Metallica mostra que o seu leque de musicalidade já começava a ser mais amplo do que a maioria das bandas do cenário thrash metal, pois depois do solo de Kirk Hammet a música sofre alteração de ritmo e numa passagem cadenciada as guitarras ficam "limpas" e melódicas.
Cliff Burton também deixa sua marca em "Phantom Lord", pois aproveita vários momentos da música para inserir notas agudas que ressaltam diversos trechos dessa faixa.
"Phantom Lord" é a sétima faixa do álbum clássico do Metallica, "Kill'em All", e era o nome de uma antiga banda de James Hetfield, que ele teve com amigos no colégio. Foi nessa época em que, ainda adolescente, rabiscou os primeiros versos dessa letra, que seguia o estilo "Dungeons n' Dragons", falando dos horrores de uma batalha épica, em que um senhor da batalha, o "Phantom Lord", domina seus inimigos.
Pode-se dizer que se assemelha a uma versão mais simples de "The Four Horsemen", sem o fundo bíblico que caracteriza essa letra.
"Phantom Lord" aparece gravada pela primeira vez na famosa demo "No life till leather"
A banda Anthrax gravou uma versão de "Phantom Lord" para um tributo ao Metallica e essa versão foi utilizada na "Extreme Championshiop Wrestling", quando a estrela desse esporte, Mike Awesome, entrava no ringue ao som dessa música.
O vídeo é o sétimo de uma série chamada EXPLICANDO METALLICA, que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras já lançadas pela banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps