Nile: Karl Sanders diz que o Egito é uma fonte inesgotável de inspiração
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 06 de agosto de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Finalizando o mês de julho com chave de ouro, o staff do canal HEAVY CULTURE recebeu o guitarrista Karl Sanders, da banda norte-americana de Death Metal NILE. Com quase 30 anos de estrada, o grupo liderado por Sanders atingiu um patamar elevado na concorrida cena do Metal extremo, e um dos seus grandes diferenciais, além da técnica elevada, é sua temática voltada à temas egípcios, onde eles mesmo se categorizaram como "Ithyphallic Metal", atraindo a atenção também para quem aprecia temas históricos em meio ao Heavy Metal. De 1993 para cá foram nove álbuns de estúdio, e embora apenas Sanders seja o único integrante original, ao longo dos anos a banda teve em suas fileiras grandes músicos, e atualmente George Kollias (guitarra), Brad Barris (baixo) e Brian Kingsland (guitarra/vocal) são os encarregados de levar o nome do NILE aos mais distantes cantos do planeta. O último álbum do grupo, intitulado "Vile Nilotic Rites", saiu em novembro de 2019, impossibilitando uma turnê mundial devido à pandemia, que logo desfez os planos de toda a população mundial.
E para falar uma carreira tão rica musicalmente e com temas líricos tão atrativos, a equipe do HEAVY CULTURE bateu um logo papo com Sanders, com o guitarrista relembrando alguns fatos sobre sua antiga banda, o Morriah, que tocava Thrash Metal e já tinha completado uma década de estrada quando o NILE foi formado. Citando suas primeiras influências musicais, como Black Sabbath, Scorpions e Iron Maiden, ele começou a sentir algo diferente quando sugiram as primeiras bandas de Death Metal, como o Possessed e seu clássico "Seven Churches", além da ferocidade do Slayer em seus primeiros registros. Sobre a origem do nome NILE, o músico contou que foi sua ex-namorada que sugeriu o nome, pois como ele já era influenciado por temas do oriente médio através do ex-baterista do Morriah e fundador do NILE, Pete Hammoura, de descendência libanesa, as coisas se encaixavam perfeitamente.
Sua marca registrada foi debatida, com Sanders destacando que sempre acreditou que há tanto potencial sobre o assunto que quanto mais escrever sobre o Antigo Egito, mais se conhece e que há tanto assunto sobre o Egito que ele poderia escrever músicas pelos próximos 100 anos e ainda assim não arranharia nem a superfície do que é possível ser estudado. Ele também notou, que, nos últimos cinco ou dez anos, há muitas bandas novas copiando NILE e Behemoth, mas mesmo se houvesse dez bandas escrevendo sobre o Egito Antigo, ainda assim não faltariam ideias, pois é uma história muito rica, com muito a ser explorado na cultura, religião, artes, ciências, espiritismo, ocultismo, magia, etc.
Para conferir estes e outros assuntos, acesse:
A agenda de agosto já está criada e contará com os seguintes convidados: no dia 03/08 às 19h o HEAVY CULTURE baterá um papo com o guitarrista Josh Christian, do TOXIK, e seguirá no dia 10/08 com Paul Speckmann, do MASTER, às 17h. No dia 24/08 às 18h será a vez de John-Mikl Thor, mais conhecido como o folclórico THOR, participar do programa, e para finalizar, no dia 31/08 o staff receberá MORTIIS, ex-Emperor¸ às 18h. Durante o mês também serão realizadas lives com temas específicos, como o Heavy Brasilis e o Vinyl Collection.
Mais informações:
https://www.instagram.com/heavyculture
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess

Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Fernanda Lira, da banda Crypta, elege as músicas de Death Metal mais difíceis de tocar
Karl Sanders revela críticas aos EUA e ex-esposa em letras do Nile sobre o Antigo Egito


