Nile: Karl Sanders diz que o Egito é uma fonte inesgotável de inspiração
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 06 de agosto de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Finalizando o mês de julho com chave de ouro, o staff do canal HEAVY CULTURE recebeu o guitarrista Karl Sanders, da banda norte-americana de Death Metal NILE. Com quase 30 anos de estrada, o grupo liderado por Sanders atingiu um patamar elevado na concorrida cena do Metal extremo, e um dos seus grandes diferenciais, além da técnica elevada, é sua temática voltada à temas egípcios, onde eles mesmo se categorizaram como "Ithyphallic Metal", atraindo a atenção também para quem aprecia temas históricos em meio ao Heavy Metal. De 1993 para cá foram nove álbuns de estúdio, e embora apenas Sanders seja o único integrante original, ao longo dos anos a banda teve em suas fileiras grandes músicos, e atualmente George Kollias (guitarra), Brad Barris (baixo) e Brian Kingsland (guitarra/vocal) são os encarregados de levar o nome do NILE aos mais distantes cantos do planeta. O último álbum do grupo, intitulado "Vile Nilotic Rites", saiu em novembro de 2019, impossibilitando uma turnê mundial devido à pandemia, que logo desfez os planos de toda a população mundial.
E para falar uma carreira tão rica musicalmente e com temas líricos tão atrativos, a equipe do HEAVY CULTURE bateu um logo papo com Sanders, com o guitarrista relembrando alguns fatos sobre sua antiga banda, o Morriah, que tocava Thrash Metal e já tinha completado uma década de estrada quando o NILE foi formado. Citando suas primeiras influências musicais, como Black Sabbath, Scorpions e Iron Maiden, ele começou a sentir algo diferente quando sugiram as primeiras bandas de Death Metal, como o Possessed e seu clássico "Seven Churches", além da ferocidade do Slayer em seus primeiros registros. Sobre a origem do nome NILE, o músico contou que foi sua ex-namorada que sugeriu o nome, pois como ele já era influenciado por temas do oriente médio através do ex-baterista do Morriah e fundador do NILE, Pete Hammoura, de descendência libanesa, as coisas se encaixavam perfeitamente.
Sua marca registrada foi debatida, com Sanders destacando que sempre acreditou que há tanto potencial sobre o assunto que quanto mais escrever sobre o Antigo Egito, mais se conhece e que há tanto assunto sobre o Egito que ele poderia escrever músicas pelos próximos 100 anos e ainda assim não arranharia nem a superfície do que é possível ser estudado. Ele também notou, que, nos últimos cinco ou dez anos, há muitas bandas novas copiando NILE e Behemoth, mas mesmo se houvesse dez bandas escrevendo sobre o Egito Antigo, ainda assim não faltariam ideias, pois é uma história muito rica, com muito a ser explorado na cultura, religião, artes, ciências, espiritismo, ocultismo, magia, etc.
Para conferir estes e outros assuntos, acesse:
A agenda de agosto já está criada e contará com os seguintes convidados: no dia 03/08 às 19h o HEAVY CULTURE baterá um papo com o guitarrista Josh Christian, do TOXIK, e seguirá no dia 10/08 com Paul Speckmann, do MASTER, às 17h. No dia 24/08 às 18h será a vez de John-Mikl Thor, mais conhecido como o folclórico THOR, participar do programa, e para finalizar, no dia 31/08 o staff receberá MORTIIS, ex-Emperor¸ às 18h. Durante o mês também serão realizadas lives com temas específicos, como o Heavy Brasilis e o Vinyl Collection.
Mais informações:
https://www.instagram.com/heavyculture
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu


Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mitologia de diferentes culturas por meio de cinco bandas de Heavy Metal


