Metallica: por que fãs antigos se distanciaram da banda após "Black Album", segundo Kirk
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2021
O Metallica lançou grandes álbuns durante a sua longeva carreira. Entre todos os registros do quarteto, vale destacar o excelente disco autointitulado da banda, lançado em 1991. Também conhecido como "Black Album", o referido trabalho vendeu milhões de cópias e emplacou alguns dos maiores sucessos do grupo, com destaque para as excelentes "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Se por um lado "Black Album" fez o Metallica se tornar uma banda conhecida por pessoas que não gostavam de heavy metal, por outro, afastou os fãs "das antigas", que não gostaram da sonoridade mais acessível apresentada no disco. Muitos desses seguidores, inclusive, afirmaram (e ainda afirmam) que com seu quinto álbum, o Metallica se vendeu.
O guitarrista Kirk Hammett falou sobre o tema durante entrevista concedida ao jornalista Paul Travers, que foi publicada no site da revista Kerrang e teve trechos reproduzidos no site da Metal Hammer.
Segundo Kirk, os fãs se afastaram da banda por conta do sucesso conquistado pelo Metallica. "De repente, fomos colocados em uma liga diferente, onde fizemos números como Guns N' Roses e U2, e foi muito estranho. Foi ótimo, porque estávamos hasteando a bandeira do heavy metal, estávamos levando nosso tipo de música para muitas pessoas que não tinham [nos] ouvido em todo o mundo. Mas, ao mesmo tempo, muitos de nossos principais fãs underground, eles pensaram que estavam nos perdendo. E eu posso entender isso. Quando uma banda deixa de vender um milhão de álbuns e, de repente, vende 12 milhões de álbuns, o sentimento de intimidade com a banda começa a se desgastar. Esse sentimento de intimidade com a nossa base principal meio que corroeu".
Kirk também falou sobre os novos fãs que a banda conquistou. "Mas, ao mesmo tempo, descobrimos esse outro grande público de fãs que adorava o que estávamos fazendo e estava pronto para digerir o resto do nosso catálogo assim que nos descobrissem por meio de 'Black Album'".
"Black Album" vendeu como água no verão e fez com que o Metallica se tornasse maior do que já era. A reação dos fãs radicais tirou o sono dos integrantes da banda? Segundo Kirk Hammett, nem um pouco.
"Nós tivemos uma reação negativa. [Os fãs diziam] 'Oh, eles não são tão pesados quanto eram, eles são amigáveis para o rádio, crianças pequenas estão ouvindo Metallica. O que está acontecendo? Onde está minha banda de thrash metal?'. Para nós, fizemos um ótimo álbum com ótimas músicas, por que você não gosta? Nós nos importamos? Nós nos importamos por cinco minutos, talvez".
O quinto disco de estúdio do Metallica será relançado no dia 10 de setembro, com áudio remasterizado e vários bônus. No mesmo dia, será lançado "Blacklist", que traz todas as músicas de "Black Album", executadas por artistas dos mais variados estilos musicais. Confira mais detalhes sobre os trabalhos nas matérias a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps