Pearl Jam: Eddie Vedder cita banda incrível de Seattle que nem sempre é lembrada
Por Igor Miranda
Postado em 05 de outubro de 2021
A cidade de Seattle nos apresentou grandes bandas ao longo dos anos. Além dos nomes do movimento grunge, como Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, o município dos Estados Unidos presenteou fãs com nomes do porte de Jimi Hendrix, Heart, Queensryche, Bikini Kill, Nevermore, entre vários outros.
Entretanto, uma das melhores bandas de Seattle, na visão de Eddie Vedder, nem sempre está na lista das mais lembradas da cidade. O vocalista do Pearl Jam destacou que esse grupo é o Mudhoney, nome influente da cena grunge como um todo.
Em entrevista ao radialista Howard Stern, resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Vedder destacou como o Mudhoney, além de bom, exercia uma função importante no cenário local. O cantor apontou que a banda era como uma espécie de "cola" para o movimento, pois ajudava a agregar o próprio Pearl Jam, dono de uma sonoridade um pouco diferente.
"Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney. Havia um pouco de fracionamento, com uma parte da música de Seattle em um lado, e a nossa música não se encaixava tão bem - o que está tudo bem. Mas também o Mudhoney... sou grato por ter esses caras como amigos", comentou.
Formado em 1988, o Mudhoney fez relativo sucesso no underground, mas nunca chegou a estourar no mainstream. O trabalho de maior repercussão do grupo, "Piece of Cake" (1992), vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos, número baixo em comparação a outros colegas da cena.
A maior parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora mais do movimento grunge, mas com porte pequeno em comparação a outros grandes selos. Apenas "Piece of Cake", "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today" saíram por outro selo - Reprise Records, afiliado à Warner.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo

O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
A curiosa história de duas músicas do grunge que nasceram do mesmo riff de guitarra
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Depois de 25 anos, NASA revela detalhes sobre foto de capa do Pearl Jam
Robert Plant: "cobrando" Pearl Jam por plágio de canção do Led Zeppelin


