Pearl Jam: Eddie Vedder cita banda incrível de Seattle que nem sempre é lembrada
Por Igor Miranda
Postado em 05 de outubro de 2021
A cidade de Seattle nos apresentou grandes bandas ao longo dos anos. Além dos nomes do movimento grunge, como Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, o município dos Estados Unidos presenteou fãs com nomes do porte de Jimi Hendrix, Heart, Queensryche, Bikini Kill, Nevermore, entre vários outros.
Entretanto, uma das melhores bandas de Seattle, na visão de Eddie Vedder, nem sempre está na lista das mais lembradas da cidade. O vocalista do Pearl Jam destacou que esse grupo é o Mudhoney, nome influente da cena grunge como um todo.
Em entrevista ao radialista Howard Stern, resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Vedder destacou como o Mudhoney, além de bom, exercia uma função importante no cenário local. O cantor apontou que a banda era como uma espécie de "cola" para o movimento, pois ajudava a agregar o próprio Pearl Jam, dono de uma sonoridade um pouco diferente.
"Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney. Havia um pouco de fracionamento, com uma parte da música de Seattle em um lado, e a nossa música não se encaixava tão bem - o que está tudo bem. Mas também o Mudhoney... sou grato por ter esses caras como amigos", comentou.
Formado em 1988, o Mudhoney fez relativo sucesso no underground, mas nunca chegou a estourar no mainstream. O trabalho de maior repercussão do grupo, "Piece of Cake" (1992), vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos, número baixo em comparação a outros colegas da cena.
A maior parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora mais do movimento grunge, mas com porte pequeno em comparação a outros grandes selos. Apenas "Piece of Cake", "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today" saíram por outro selo - Reprise Records, afiliado à Warner.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi



Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Lado feminino: astros do rock que se vestiram de mulher


