Pearl Jam: Eddie Vedder cita banda incrível de Seattle que nem sempre é lembrada
Por Igor Miranda
Postado em 05 de outubro de 2021
A cidade de Seattle nos apresentou grandes bandas ao longo dos anos. Além dos nomes do movimento grunge, como Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, o município dos Estados Unidos presenteou fãs com nomes do porte de Jimi Hendrix, Heart, Queensryche, Bikini Kill, Nevermore, entre vários outros.
Entretanto, uma das melhores bandas de Seattle, na visão de Eddie Vedder, nem sempre está na lista das mais lembradas da cidade. O vocalista do Pearl Jam destacou que esse grupo é o Mudhoney, nome influente da cena grunge como um todo.
Em entrevista ao radialista Howard Stern, resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Vedder destacou como o Mudhoney, além de bom, exercia uma função importante no cenário local. O cantor apontou que a banda era como uma espécie de "cola" para o movimento, pois ajudava a agregar o próprio Pearl Jam, dono de uma sonoridade um pouco diferente.
"Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney. Havia um pouco de fracionamento, com uma parte da música de Seattle em um lado, e a nossa música não se encaixava tão bem - o que está tudo bem. Mas também o Mudhoney... sou grato por ter esses caras como amigos", comentou.
Formado em 1988, o Mudhoney fez relativo sucesso no underground, mas nunca chegou a estourar no mainstream. O trabalho de maior repercussão do grupo, "Piece of Cake" (1992), vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos, número baixo em comparação a outros colegas da cena.
A maior parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora mais do movimento grunge, mas com porte pequeno em comparação a outros grandes selos. Apenas "Piece of Cake", "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today" saíram por outro selo - Reprise Records, afiliado à Warner.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Rafael Bittencourt: "O cara que fala que é por grana, é um otário. Não entendeu nada."
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Lzzy Hale contou à esposa de Tom Keifer que já quis casar com ele (e se arrependeu)
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Guitarrista do Pearl Jam se questiona se valeu a pena ao lembrar os mortos da cena de Seattle
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Lado feminino: astros do rock que se vestiram de mulher


