Pearl Jam: Eddie Vedder cita banda incrível de Seattle que nem sempre é lembrada
Por Igor Miranda
Postado em 05 de outubro de 2021
A cidade de Seattle nos apresentou grandes bandas ao longo dos anos. Além dos nomes do movimento grunge, como Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, o município dos Estados Unidos presenteou fãs com nomes do porte de Jimi Hendrix, Heart, Queensryche, Bikini Kill, Nevermore, entre vários outros.
Entretanto, uma das melhores bandas de Seattle, na visão de Eddie Vedder, nem sempre está na lista das mais lembradas da cidade. O vocalista do Pearl Jam destacou que esse grupo é o Mudhoney, nome influente da cena grunge como um todo.
Em entrevista ao radialista Howard Stern, resgatada recentemente pelo site Far Out Magazine, Vedder destacou como o Mudhoney, além de bom, exercia uma função importante no cenário local. O cantor apontou que a banda era como uma espécie de "cola" para o movimento, pois ajudava a agregar o próprio Pearl Jam, dono de uma sonoridade um pouco diferente.
"Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney. Havia um pouco de fracionamento, com uma parte da música de Seattle em um lado, e a nossa música não se encaixava tão bem - o que está tudo bem. Mas também o Mudhoney... sou grato por ter esses caras como amigos", comentou.
Formado em 1988, o Mudhoney fez relativo sucesso no underground, mas nunca chegou a estourar no mainstream. O trabalho de maior repercussão do grupo, "Piece of Cake" (1992), vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos, número baixo em comparação a outros colegas da cena.
A maior parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora mais do movimento grunge, mas com porte pequeno em comparação a outros grandes selos. Apenas "Piece of Cake", "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today" saíram por outro selo - Reprise Records, afiliado à Warner.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars

Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Lado feminino: astros do rock que se vestiram de mulher


