Abba: A influência do Thin Lizzy em música da banda, conforme guitarrista do Darkness
Por Bruce William
Postado em 31 de dezembro de 2021
Dan Hawkins, o guitarrista do The Darkness, foi entrevistado pela Guitar World e, durante a conversa, comentou sobre duas bandas icônicas: Abba e Thin Lizzy. Hawkins diz acreditar que o Thin Lizzy influenciou uma das músicas do Abba.
Fundado em 1969, o Thin Lizzy é conhecido por apresentar combinações de diferentes gêneros como blues, soul, rock psicodélico e música folk irlandesa tradicional em seus discos. De acordo com Hawkins, seus sons de guitarra harmonizados atraíram não só a sua, mas também a atenção do Abba anos atrás.
Para o guitarrista do Darkness, uma das canções do Abba - que lançou seu terceiro álbum de estúdio autointitulado em 21 de aril de 1975 - seguiu o mesmo estilo do Thin Lizzy: "Mama Mia", que usa uma linha de guitarra de abertura harmonizada. Hawkins mencionou que, apesar de gostar dessa forma de tocar, esse não era o seu disco favorito.
Dan Hawkins acrescentou que sempre teve como objetivo usar essa harmonia na criação de suas músicas, seus próprios solos como um guitarrista bem sucedido. Ele mostrou a música do The Darkness intitulada "Love Is Only A Feeling", lançada no álbum de estreia da banda, "Permission to Land", como um exemplo de seu estilo.
Hawkins disse em sua entrevista que:
"Um exemplo disso, embora não seja minha música favorita do Abba, é 'Mamma Mia'. A linha de guitarra de abertura é muito solidamente harmonizada consigo mesma de uma jeito bem típico do Thin Lizzy. E nas músicas do Abba, quando se trata da parte principal, quase sempre tudo é harmonizado, do jeito que eu faço meus solos, gosto de reforçá-los com harmonias - você ouvirá isso na seção intermediária de "Love Is Only A Feeling", aquele tipo de coisa de fanfarra. Adoro finalizar meus solos com esta coisa de fanfarra meio harmoniosa".
FONTE: Metalheadzone
https://metalheadzone.com/the-darkness-dan-hawkins-addresses-thin-lzzys-impact-on-abbas-mamma-mia/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam

O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
A música do Thin Lizzy que possui o "espírito do heavy metal", segundo Andreas Kisser
A banda de rock que mudou Jon Bon Jovi para sempre: "é a razão pela qual escrevo músicas"
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond
Scott Gorham comenta frustração do Thin Lizzy com o "esnobado" álbum "Nightlife"


