James Hetfield: você acertaria quem são os seus seis guitarristas preferidos?
Por Bruce William
Postado em 23 de dezembro de 2021
Você pode não gostar do Metallica por milhares de motivos. Mas é impossível negar que a banda faz parte da história do Metal, tendo sido uma das pioneiras do thrash metal e depois se tornando um dos grupos mais popular de todos os tempos no gênero, vendendo mais de 120 milhões de discos em todo o mundo. E seu frontman, James Hetfield, um dos membros fundadores, cravou seu nome no panteão dos grandes músicos do gênero, e se tornou uma influência avassaladora para muitos que vieram depois.
Quem influencia também é influenciado, e sendo assim, é natural que muitos tenham curiosidade de saber de onde vêm as influências de Hetfield, e em 2009 ele contou para o Music Radar quais são os seus guitarristas favoritos: "Meus deuses da guitarra rítmica são Tony Iommi, Rudolf Schenker e Malcolm Young - caras que simplesmente mantêm o ritmo. Os Misfits também, e até os Ramones com sua simplicidade. É tudo tão simples! Assista a algumas imagens de Johnny Ramone e você dirá, ‘Uau!’ "
Indo um pouco mais fundo, James explicou: "Quando comecei a tocar guitarra, mexia com quase tudo. Eu experimentava ritmos diferentes e tentava tocar solos do Joe Perry (guitarrista do Aerosmith), mas daí acabei indo para o lado do ritmo por causa de caras como Tony Iommi, Rudolf Schenker do Scorpions e até mesmo o AC/DC. Você sabe, coisas muito baseadas em ritmo."
Hetfield então explicou como ele progrediu como guitarrista e que quando percebeu a importância do riff, foi isso que aumentou seu jeito de tocar. Ele disse: "E mais tarde comecei a criar riffs, pois, para mim, é isso que torna uma música ótima. Se você tem um ótimo riff, você tem uma ótima música. Alguém pode fazer um solo incrível, mas se for sobre um riff ruim, a música ainda vai ser uma porcaria. Um riff é a essência da música. "
Não é à toa que Hetfield produziu tantos riffs icônicos que aprendeu com os melhores. Em sua lista, Hetfield citou alguns dos guitarristas mais poderosos da história do rock. De todos os nomes, o 'Riffmaster' Tony Iommi é a entrada menos surpreendente, já que seria difícil encontrar qualquer lenda do metal que não fosse inspirada por seus licks destruidores no Black Sabbath. O mesmo vale para Rudolf Schenker do Scorpions, que inspirou a todos nos primeiros dias da cena thrash californiana, incluindo o Megadeth.
Faz muito sentido Hetfield mencionar o guitarrista rítmico do AC/DC, Malcolm Young, já que o próprio estilo de guitarra rítmica de Hetfield é uma espécie de abordagem mais "robusta" do trabalho de Young. Em canções como ‘Master Of Puppets’ e ‘I Disappear’, você pode ouvir claramente as semelhanças.
FONTE: Far Out
https://faroutmagazine.co.uk/metallica-james-hetfield-six-favourite-guitarists/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps