Lobão: o curioso personagem da Disney que inspirou seu nome artístico
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2022
João Luiz Woerdenbag Filho, mais conhecido como Lobão, é um compositor carioca famoso por hits como "Me Chama", "Bla, Bla, Bla... Eu Te Amo" e "Vida Bandida". Mas como será que João Luiz se "transformou" em Lobão?
A origem do curioso apelido foi comentada pelo músico durante uma entrevista para João Gordo em 2009, resgatada pelo canal Podcortes Retrô. Segundo o compositor, a origem do apelido veio a partir de apelidos que começou a ganhar quando se mudou de escola na sua adolescência.
"Foi o seguinte. Foi a primeira vez que eu repeti de ano. Aí eu precisei mudar de colégio. Aí você imagina, mudar de colégio, para outro bairro. No Rio de Janeiro isso é algo muito significativo. Eu saí de Ipanema para Laranjeiras. Entrei em uma turma já formada e repetindo o ano. Os caras começaram a tentar botar um apelido em mim. Primeiro, me observaram no recreio e eu estava comendo umas balas mentex. Aí começaram a me chamar de ‘mentex’, mas não colou. Na primeira aula, a professora me perguntou o que eu queria ser quando crescer. Aí eu disse que queria ser músico. Aí começaram a me chamar de ‘Beethoven’!", explicou.
Em seguida, Lobão disse que depois de muitos apelidos que não deram certo, finalmente encontraram uma maneira que "pegou". "Depois descobriram que eu tinha um macacão. Eu usava toda hora. Era meu uniforme. Era um macacão velho que só tinha uma alça! Era o Lobão do Walt Disney. Eu ficava comendo e diziam que eu parecia um lobo mau", comentou.
Dentro do universo dos desenhos do Walt Disney, Lobão apareceu pela primeira vez em 1933, na história clássica dos "Três Porquinhos". Seu nome original é Big Bad Wolf e foi criado por Larry White.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum

Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


