A opinião de Hugo Mariutti sobre rivalidade Angra x Shaman nos anos 2000
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de janeiro de 2022
Quem viveu o início dos anos 2000 lembra que existia uma certa rivalidade entre as duas maiores bandas de power metal do Brasil: Angra e Shaman. Mas será que essa "disputa" era saudável? Na visão de Hugo Mariutti, guitarrista do Shaman, essa competição era, de certa forma, saudável para a cena como um todo.
"Isso foi saudável. Às vezes, as pessoas falam que falta união na cena. Mas não é só isso. A rivalidade existia e era saudável. Na Inglaterra teve o Beatles x Stones, era uma guerra. Você não vai ver uma entrevista minha onde eu falo mal do Angra. Isso eu jamais fiz, não gosto disso. Eles são caras profissionais também, fazem a mesma coisa. Mas é saudável você falar: ‘Eu quero fazer uma coisa melhor do que esses caras’. Não vejo mal nenhum nisso. Em querer ser melhor. Isso te motiva a fazer música. Ninguém vai sair na porrada. Se eu não gostar de uma coisa, isso não significa que é boa ou ruim. Quem sou eu para falar isso", afirmou.
O assunto surgiu durante participação de Hugo Mariuttti no canal Ibagenscast, no YouTube. Em outro ponto, o guitarrista explicou um pouco sobre sua relação com os álbuns do Angra na Época – o "Rebirth" e o "Temple of Shadows".
"Na época eu cheguei a escutar o ‘Rebirth’. Depois, não é porque não acho bom, mas eu escuto muito outras coisas. Teve uma hora que começou a exagerar muito. Tiveram entrevistas que eles falaram mal do ‘Reasons’. Foi desagradável. Foi coisa da época, não tenho mágoa disso. O ‘Temple of Shadows’ eu nunca ouvi inteiro até hoje. Não é porque é do Angra. Se você me perguntar sobre outras bandas desse estilo, não conheço muito. Não é o tipo de som que eu escuto", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Mamonas Assassinas: quanto custa a lista de compras exigida pela mulher de "1406"?
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A música do Aerosmith que seria a favorita de Steven Tyler para cantar ao vivo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence

Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Saída do Kiko do Angra custou muito, mas não pela razão que todos imaginam
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback


