Qual o significado de "Primeiros Erros", segundo seu compositor Kiko Zambianchi
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de fevereiro de 2022
A música "Primeiros Erros" é uma das mais icônicas do rock nacional e foi composta por Kiko Zambianchi para seu álbum de estreia "Choque" (1985). Mas qual será o significado e a história por trás desses que são alguns dos versos mais famosos dos anos 1980?
Em entrevista para o canal de Dinho Ouro Preto, Kiko Zambianchi revelou que, embora na época em que compôs a música estivesse sofrendo com Síndrome do Pânico, "Primeiros Erros" na verdade não fala sobre isso e tem uma história bastante simples.
"Eu escrevi essa música sem querer. Foi quando cheguei em São Paulo. Eu estava em uma época bastante sozinho. Eu tinha síndrome do pânico e não havia diagnóstico! Os médicos mediam minha pressão e diziam que eu não tinha nada. Eu sabia que tinha algo! Tinha umas pessoas que diziam que era algo espiritual. Então, começaram a vir ideias nesse contexto para a letra. Mas não teve uma razão específica por trás dessa música. Não é sobre Síndrome do Pânico! É sobre contemplar o passado, sei lá! Eu acredito que a gente faz música, mas a música também vem para a gente às vezes. Não sei o que é. Não consigo explicar. Tem horas que não consigo compor nada. No caso da ‘Primeiros Erros’, não tem uma explicação. Eu queria ter uma história do tipo ‘era uma vez...’, mas ela veio em uma leva de músicas que eu estava compondo na época", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of" do madm
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


O que são diluvianos, raça apontada por médico espírita como algoz de Kiko Zambianchi
Kiko Zambianchi fez um dos maiores sucessos do rock nacional inspirado em ida para a FEBEM
O rockstar que já teve banda com ator da Cobra Celeste do Castelo Rá-Tim-Bum
A canção nacional inspirada por doença e rejeitada que vendeu milhões anos mais tarde


