Accept: o retorno com Udo em "Objection Overruled"
Por Tchelo Emerson
Postado em 17 de março de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Accept. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada álbum da grande banda alemã.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Objection Overruled", lançado em 1º de fevereiro de 1993.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
O nono álbum de estúdio dos alemães marcou o retorno do vocalista original, Udo Dirkschneider, ao Accept, após a banda tentar alcançar o sucesso no circuito mainstream dos Estados Unidos com o vocalista norte-americano David Reece, que rendeu o polêmico álbum "Eat the Heat" (mais detalhes no vídeo sobre o álbum na playlist do canal Metal Musikast no Youtube).
O Accept enfrentou uma série de problemas durante a turnê de promoção do "Eat the Heat" no final de 1989 e começo de 1990. O baterista Stefan Kaufmann teve sérios problemas na coluna, que o impediram de continuar tocando seu instrumento, fazendo a banda chamar um substituto para concluir as datas agendadas da turnê (Ken Mary, da banda House of Lords).
A banda sentiu a perda de um de seus principais integrantes, uma vez que, além de baterista, Stefan Kaufmann era compositor (também toca guitarra) e costumava colaborar com a pré-produção dos trabalhos do Accept.
Lembrando que o guitarrista Jörg Fisher já tinha abandonado o barco em 1987, durante a composição do "Eat the Heat". Jim Stacey (um inglês que morava na Alemanha) assumiu a segunda guitarra após a gravação do disco (que contou apenas com as guitarras de Wolf Hoffmann), tendo aparecido na capa e feito os shows da turnê de promoção do álbum.
No final dos anos 80, a banda contava apenas com dois integrantes da fase clássica: Wolf Hoffmann (guitarrista), que assumia cada vez mais a liderança do Accept, e Peter Baltes (baixista).
O ponto mais baixo dos problemas aconteceu quando David Reece agrediu Peter Baltes com um tapa e o ameaçou com uma garrafa. Wolf Hoffmann resolveu colocar um ponto final nas atividades da banda. Deixou a música e tornou-se fotógrafo profissional, morando nos Estados Unidos. Peter Baltes também estava morando naquele país.
Com o fim da banda, as gravadoras resolveram lançar um álbum ao vivo (Staying a Life) e também uma coletânea (The Collection), tendo Stefan Kaufmann como produtor do ao vivo.
O baterista continuou como elo de ligação entre os ex-integrantes do Accept e a ideia de retorno que estava sempre no ar foi concretizada em 1992. Udo concordou em dar uma pausa em sua ótima carreira solo e a banda se reuniu como quarteto (apenas Jörg Fischer não retornou).
O Accept compôs as músicas de "Objection Overruled" em alguns meses em seu próprio estúdio de ensaio, tendo gravado lá, com autoprodução. As fitas e levado o material apenas para pós-produção e mixagem ao Dierks Studios.
Musicalmente, o álbum reúne os melhores elementos que compõem a identidade do Accept. a banda sempre teve muito talento para trabalhar todas as suas influências (Deep Purple, Rainbow, AC/DC, Judas Priest, música clássica), criando um som único com muita personalidade. E é exatamente isso o que encontramos em "Objection Overruled".
A faixa-título abre o disco colocando as cartas na mesa: riff na escola "New Wave of British Heavy Metal", refrão marcante e ótimos solos de guitarra.
"I Don't wanna be like you" foi o primeiro single e é uma música que busca resgatar a sonoridade da música "Balls to the Wall".
"Protectors of Terror", "Slave to Metal", "Sick, Dirty and Mean" são músicas fortes, com bases pesadas e a cozinha de Stefan e Baltes marcando território com muito peso.
"All or Nothing" é uma espécie de heavy pop, com linhas vocais mais melódicas, ainda que Udo continue usando sua voz cheia de drive.
"Donation"traz uma certa calmaria ao disco, com seu começo que chega a lembrar o som de guitarra do ZZ Top.
"Just by my Own" é uma obra-prima protagonizada pelas guitarras de Wolf Hoffmann.
O álbum termina como começou, com um heavy metal tradicional com muito "punch", "This one's for you".
A versão japonesa trazia uma faixa-bônus, "Rich and Famous", um heavy rock de respeito.
Concluindo, "Objection Overruled" é um excelente álbum, como uma verdadeira coleção de músicas que trazem os melhores elementos da identidade única do Accept. Pena que na época de seu lançamento o mercado da música pesada havia mudado tanto em relação ao anos de glória da banda, pois em 1993 a moda era o "grunge", com Nirvana e Pearl Jam dando as cartas nas rádios e emissoras de TV's.
Apesar disso, um outro subgênero do heavy metal estava em ascensão, alcançando altas posições nas paradas: o thrash metal com muito groove de bandas como Sepultura e Pantera.
O Accept estava atento a isso, o que vai influenciar diretamente no processo de composição do álbum seguinte, "Death Row", que será tema do próximo vídeo da série especial ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA, publicada no canal Metal Musikast no Youtube.
A resenha completa pode ser assistida no player de vídeo a seguir
O vídeo é o nono da série chamada "ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda que desbravou a cena musical dos anos 70 e 80 para inaugurar um circuito para o heavy metal na Alemanha.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
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