Ramones: Vídeo raro é o primeiro registro da banda tocando no lendário CBGB
Por André Garcia
Postado em 12 de março de 2022
Nos meados dos anos 70, os Estados Unidos viviam uma ressaca daquelas: o fim o sonho hippie, o fim da Guerra do Vietnã e o escândalo de Watergate devastaram moralmente o país.
Nas ruas, a moda era dominada por uma mistura de suéteres e calças boca de sino da era hippie com os excessos da era glam, já sem o frescor de anos atrás.
No rock, ainda imperavam as imitações de Led Zeppelin e o rock progressivo, àquela altura já desgastado, se tornando insuportável em sua eterna necessidade de ser cada vez maior, mais complexo e pretensioso.
Foi nesse cenário que, em agosto de 1974, o Ramones fez seu primeiro show no CBGBs, que ainda não era sombra do que viria a ser em alguns anos: o epicentro do movimento punk.
A atitude do Ramones era uma total ruptura com os ideais "paz e amor" da geração baby boomer, trocando a utopia dos festivais pelo niilismo das ruas. Suas vestes, a jaqueta de couro e o jeans rasgado, causaram um impacto na moda jovem rebelde que desde James Dean não se via. Suas músicas, rápidas, intensas, ferozes, empolgantes, simples, divertidas e acessíveis, eram o oposto do desgastado pastiche que virou o rock.
Aquilo era uma revolução, e aquela era a banda do futuro. Isso pode ser visto abaixo no mais antigo registro audiovisual da banda tocando no CBGBs, uma filmagem amadora que foi feita em 15 de setembro de 1974, a um dia de completar um mês do primeiro show deles na casa.
O Ramones começou a tocar lá quatro meses e meio após sua estreia nos palcos, feita num ensaio aberto para amigos. Curiosamente, sua formação na época ainda era um trio com Joey na bateria, Johnny na guitarra e Dee Dee no baixo e vocal — Tommy era apenas o empresário.
O repertório inaugural, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, consistiu em sete músicas, quase todas com a palavra "don't" (não) no título:
"I Don't Wanna Go Down to the Basement"
"I Don't Wanna Walk Around With You"
"Now I Wanna Sniff Some Glue"
"I Don't Wanna Be Learned / I Don't Wanna Be Tamed"
"I Don't Wanna Get Involved With You"
"I Don't Like Nobody That Don't Like Me"
"Succubus"
Fonte: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/ramones-joey-dee-dee-johnny-tommy-first-gig-video-1974/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
A música que Ozzy Osbourne ensaiou, mas não cantou no último show
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Liam Gallagher debocha de entrada do Oasis no Rock and Roll Hall of Fame
Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame

Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa


