Sérgio Sacani: nas letras do Iron Maiden você estuda história
Por Bruce William
Postado em 11 de março de 2022
O podcast Pré-Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt (Angra), recebeu o geofísico Sérgio Sacani, que é bastante conhecido por ser apaixonado por astronomia, criador do SpaceToday e também apresentador do podcast Ciência Sem Fim, dentre outros projetos envolvendo o tema.
No meio do papo, Sérgio conta que um dia, por volta de 1993 ou 1994, ele pegou um jornal e viu uma manchete dizendo que uma criança havia sido expulsa da escola em Ribeirão Preto, interior de SP, porque ela escrevia as letras do Iron Maiden na capa do caderno. "A professora achava que a professora estava endemoniada, estava possuída pelo Demônio", conta Sérgio enquanto Rafael dá risadas do inusitado. "Eu li aquilo e fiquei revoltado, mas muito revoltado! Eu fui lá pra Ribeirão Preto. Eu na época já entendia(...) se você pegar as letras do Iron Maiden você estuda história, nem precisa encostar em livro nenhum", diz Sérgio.
Depois ele conta que foi na escola onde havia acontecido aquilo e "foi lá brigar". "Não é possível o que você está fazendo", disse para a professora, enquanto mostrava uma letra e ia explicando para ela de onde vinha aquilo. No fim das contas re-admitiram a criança. "Talvez ele até ficasse melhor fora daquela escola", conta Sérgio entre risos.
A história ainda tem mais um desdobramento: muitos anos depois Sérgio estava em um voo e veio uma comissária de bordo falar com ele. "Você não vai lembrar de mim não, mas vou te falar quem eu sou", disse a comissária. Sérgio confirmou que não se lembrava mesmo, e ela revelou que era a mãe do menino pelo qual ele foi brigar lá na escola para que continuasse ouvindo e escrevendo as letras do Iron Maiden.
Veja neste corte o trecho onde Sérgio conta esta história com riqueza de detalhes:
A conversa completa de Sérgio Sacani com Rafael Bittencourt no podcast Pré-Amplifica pode ser conferida no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
O cantor que falhou feio no Genesis, e Phil Collins teve que assumir a bronca
Quem foi o misterioso "Índio" que criou o som do Secos e Molhados?


5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A melhor música de heavy metal lançada a cada ano desde 1970, em lista do Loudwire


