Sérgio Sacani: nas letras do Iron Maiden você estuda história
Por Bruce William
Postado em 11 de março de 2022
O podcast Pré-Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt (Angra), recebeu o geofísico Sérgio Sacani, que é bastante conhecido por ser apaixonado por astronomia, criador do SpaceToday e também apresentador do podcast Ciência Sem Fim, dentre outros projetos envolvendo o tema.
No meio do papo, Sérgio conta que um dia, por volta de 1993 ou 1994, ele pegou um jornal e viu uma manchete dizendo que uma criança havia sido expulsa da escola em Ribeirão Preto, interior de SP, porque ela escrevia as letras do Iron Maiden na capa do caderno. "A professora achava que a professora estava endemoniada, estava possuída pelo Demônio", conta Sérgio enquanto Rafael dá risadas do inusitado. "Eu li aquilo e fiquei revoltado, mas muito revoltado! Eu fui lá pra Ribeirão Preto. Eu na época já entendia(...) se você pegar as letras do Iron Maiden você estuda história, nem precisa encostar em livro nenhum", diz Sérgio.
Depois ele conta que foi na escola onde havia acontecido aquilo e "foi lá brigar". "Não é possível o que você está fazendo", disse para a professora, enquanto mostrava uma letra e ia explicando para ela de onde vinha aquilo. No fim das contas re-admitiram a criança. "Talvez ele até ficasse melhor fora daquela escola", conta Sérgio entre risos.
A história ainda tem mais um desdobramento: muitos anos depois Sérgio estava em um voo e veio uma comissária de bordo falar com ele. "Você não vai lembrar de mim não, mas vou te falar quem eu sou", disse a comissária. Sérgio confirmou que não se lembrava mesmo, e ela revelou que era a mãe do menino pelo qual ele foi brigar lá na escola para que continuasse ouvindo e escrevendo as letras do Iron Maiden.
Veja neste corte o trecho onde Sérgio conta esta história com riqueza de detalhes:
A conversa completa de Sérgio Sacani com Rafael Bittencourt no podcast Pré-Amplifica pode ser conferida no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Neil Sedaka, um dos grandes hitmakers da história, morre aos 86 anos
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"



Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Steve Harris lista os cinco fenomenais baixistas que foram suas influências
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal


