Geddy Lee revela o impacto do Pink Floyd sobre ele, e seu disco preferido
Por André Garcia
Postado em 28 de abril de 2022
O Rush encerrou atividades em 2018, exatamente cinco décadas após sua formação. Um caso raro de banda que teve uma longa e bem-sucedida carreira, mesmo jamais tendo caído nas graças da crítica ou da mídia.
Rush - Mais Novidades
Extremamente versátil, o trio canadense flertou com diversos gêneros musicais, com destaque para o rock progressivo na segunda metade dos anos 70. De um gigante do progressivo para outro, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, o baixista Geddy Lee revelou seu álbum preferido do Pink Floyd: "Meddle" (1971).
"Aquele foi o último disco do Pink Floyd antes de entrarem na sequência de clássicos, antes dos discos gigantes deles ['Dark Side of the Moon', Wish You Were Here', 'Animals' e 'The Wall']. Mas, mesmo assim, foi o show deles em Toronto [em 11 de março de 1973] que me cativou e incendiou minha imaginação. Aquele show eles abriram tocando o 'Meddle' na íntegra, e imediatamente eu podia sentir que as possibilidades eram imensas para aquela banda."
"Aquilo foi muito emocionante porque dava para sentir que algo extraordinário estava para acontecer. 'Para onde eles vão a seguir?' ['Meddle'] foi um grande percussor do 'Dark Side of the Moon', e já possuía sinais dele. E continua sendo meu preferido por causa daquele momento, quando uma banda realmente começa a caminhar para seu auge."
Em outra entrevista, dada em 2013 para a Sirious XM, Geddy Lee retornou ao assunto.
"O Pink Floyd eu lembro de ter visto em Toronto, quando o 'Dark Side of the Moon' tinha acabado de ser lançado, ou estava prestes a sair. Eu acho que no primeiro set eles tocavam 'Echoes' do álbum anterior, sabe, 20 minutos de extravagância. Eles foram impressionantes para um jovem músico, não apenas pela estrutura e atmosfera de suas músicas, mas também porque eles faziam um excelente show. Eles realmente entendiam de espetáculo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween

As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Como o Rush vai homenagear Neil Peart em cada show da turnê de volta
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O show do Rush que Geddy Lee não lembra de ter tocado
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"


