Artista conta como criou as estranhas capas de "Load" e "Reload"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de abril de 2022
O artista Andres Serrano faz parte da história do Metallica, afinal de contas, foi o responsável pelas capas de dois dos discos mais controversos do grupo: "Load" e "Reload", lançados respectivamente em junho de 1996 e novembro de 1997. Andres concedeu entrevista à revista Metal Hammer e falou sobre as duas mencionadas obras.
Segundo o autor, as ideias para as artes partiram de Lars Ulrich e Kirk Hammett, baterista e guitarrista do Metallica. "Foram Kirk e Lars que pediram a foto para ‘Load’. Eu me encontrei com eles na Paula Cooper Gallery, em Nova York, e combinamos que eles usariam a imagem para o álbum, mercadorias e todos os propósitos promocionais. Fiquei lisonjeado e honrado por eles quererem isso".
Eleanor Goodman, que conduziu a entrevista, perguntou para Andres se ele conhecia o som da banda e aparentemente, ele demorou um pouco para começar a ouvir as músicas do Metallica. "Eu conhecia a reputação deles como a maior banda de heavy metal de todos os tempos. Foi só mais tarde que me familiarizei com a música deles".
Em outro trecho da entrevista, Andres explicou de onde veio a inusitada inspiração para as capas de "Load" e "Reload". "Foi parte de uma série chamada ‘Bodily Fluids’. Eram fotografias destinadas a parecer pinturas, usando leite, sangue [bovino], urina e sêmen."
Andres também onde descolou sangue de boi para fazer sua excêntrica obra. "Comprei no açougue. (...) O sangue escureceria depois de um dia, então, pensei que precisava de sangue fresco para obter o vermelho vivo. Mais tarde, alguém me disse para colocar o sangue escuro no liquidificador e ele clarearia novamente".
Felizmente, Andres não explicou como obteve o restante dos ingredientes. Por outro lado, ele afirmou que James Hetfield não nutre muita simpatia pelo trabalho desenvolvido. "Eu acho que as imagens foram um sucesso. Eu li uma crítica uma vez onde o álbum ‘Load’ foi nomeado número 1 em uma lista de melhores capas de álbuns. Nós conhecemos Lars [Ulrich, baterista] e Kirk [Hammett, guitarrista] estavam felizes com isso, mas James [Hetfield, guitarra/vocal] não estava. Acho que James ainda está furioso", finalizou.
O Metallica passará pelo Brasil em maio. O furioso James Hetfield e seus amigos fãs de arte tocarão em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps