"Ninguém imaginava que o Metallica seria maior que o Iron Maiden", diz Scott Ian
Por Bruce William
Postado em 24 de junho de 2022
A Metal Hammer conversou com Scott Ian, guitarrista do Anthrax que é um dos membros do Big Four, composto por quatro bandas que são consideradas os pilares do Thrash Metal dos anos oitenta.
O foco da conversa foi o Metallica, e Scott começa relatando que conheceu a banda em 1982 quando estava na loja de discos Rock N Roll Heaven do Johnny Z, futuro chefe da Megaforce Records. "Eu peguei essa demo de uma banda de San Francisco chamada Metallica, confira', me disse o Johnny, mostrando a fita da demo No Life 'Til Leather. Aquilo era incrível. Johnny contou que estava trazendo aquela banda para Nova Iorque e que assinaria contrato com eles."
Depois Scott conta que conheceu o Metallica quando eles foram tocar em Nova Iorque, e que como não havia dinheiro, eles ficaram em um quartinho "em um dos piores bairros de Nova Iorque", e em seguida falou sobre Mustaine: "Eu me lembro quando ele foi demitido, eles ainda moravam naquele prédio de música. Eu apareci um dia e Cliff estava do lado de fora fumando um cigarro. Ele me disse 'Nós demitimos Mustaine'. Eu não podia acreditar, eles tinham um show naquele fim de semana e estavam saindo em algumas semanas para fazer o álbum. E naquela época Mustaine era basicamente o frontman, ele cuidava do vocal pois James ainda não havia assumido o posto, então parecia inconcebível se livrar de seu guitarrista e compositor. Mas me disseram algo tipo 'Sim, ele está em um ônibus para San Francisco agora, e temos um cara de uma banda chamada Exodus, ele vai vir pra cá amanhã, você poderia ir buscá-lo no aeroporto?".
O guitarrista do Anthrax diz ainda que eles eram muito próximos nestes primeiros tempos. "Nesses primeiros quatro ou cinco anos, entre 82 e 88, basicamente desde a época em que ninguém sabia quem era a banda, até as duas bandas fazendo discos de ouro em 1988, passamos por muita coisa juntos. Kirk, Cliff e eu éramos como os três mosqueteiros. Nós éramos muito, muito unidos, principalmente por causa do nosso amor por quadrinhos, terror e filmes. James e Lars também gostavam dessas coisas, claro, mas eles não eram nerds como nós".
Então perguntaram para Scott se ele fazia ideia que o Metallica se tornaria tão grande, e ele respondeu: "Olha, eu estaria mentindo se dissesse: 'Ah, eu sabia que um dia eles seriam a maior banda do mundo’. Ninguém nunca diz isso. Ninguém estava andando por aí dizendo 'o Metallica vai ser maior que o Iron Maiden algum dia'. Você entende o que eu quero dizer? Tipo, isso não era algo que as pessoas viviam comentando. Mas todos sabiam que o Metallica estava um passo adiante de todos", disse Scott, concluindo que o Metallica se tornou tão grande e ele acha que tem a ver "com as mãos e o cérebro de James Hetfield".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps