John Frusciante lista e comenta nove músicas que o moldaram como guitarrista
Por André Garcia
Postado em 16 de junho de 2022
John Frusciante não foi o único nem o primeiro guitarrista do Red Hot Chili Peppers, mas com certeza foi o principal. Afinal de contas, foi com ele na formação que a banda produziu seus melhores trabalhos, como "Mother's Milk" (1989), "Blood Sugar Sex Magik" (1991) e "Californication" (1999).
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Conforme publicado pela Guitar Player, em 2021, pouco após retornar à banda, ele deu uma entrevista com Flea para uma rádio online. Nessa entrevista, o guitarrista falou sobre as músicas que o moldaram como músico. Sua lista incluiu 12 faixas.
"To Whom It May Concern – Them" (The Tony Williams Lifetime)
"I Don't Care" (Ramones)
"Go Back" (Public Image Ltd)
"I Want You" (Marvin Gaye)
"Jimi" (Butthole Surfers)
"Too Tired" (Johnny "Guitar" Watson)
"China Girl" (Iggy Pop)
"Down on Me" (Big Brother and the Holding Company)
"Three Sheets to the Wind" (Allan Holdsworth)
"Peon" (Captain Beefheart & the Magic Band)
"Thoughts of Yesterday" (T.S.O.L.)
"Cosmic Dancer" (T. Rex)
To Whom It May Concern – Them - The Tony Williams Lifetime
Chamado por Jeff Beck de "o melhor guitarrista vivo, John McLaughlin foi descoberto por John Frusciante aos 13 anos com a música "To Whom It May Concern - Them". A faixa faz parte do álbum "Turn It Over" (1969), onde o grupo de jazz-rock The Tony Williams Lifetime reuniu John McLaughlin e o ex-Cream Jack Bruce.
I Don't Care - Ramones
Fã de punk desde os nove anos de idade, o guitarrista até já quebrou um cofrinho para comprar um disco do Ramones. "Eu ouvia 'Beat on the Brat' na rádio, e ficava, tipo: 'Eu tenho que comprar um disco dessa banda!'", disse o guitarrista.
Go Back - Public Image Ltd
"Chamado de "o Jimi Hendrix fo post-punk", Keith Levene, guitarrista do Public Image Ltd, foi descrito por John Fruscriante como "espetacular". O guitarrista original do Red Hot Chili Peppers Hillel Slovak, uma das maiores influências de Frusciante, gravou com Levene a música "Clothesline" em 1985.
I Want You (Vocal) - Marvin Gaye
John destacou o trabalho de guitarra da faixa dizendo requerer habilidade para tocar "de forma a não atrair atenção para si mesma, e sim se encaixar no contexto a seu redor".
Jimi - Butthole Surfers
Uma das experiências que transformaram Frusciante como músico foi assistir a um show do Butthole Surfers: "Eu assisti eles ao vivo e tive uma experiência parecida com a de quando eu assisti Jane's Addiction pela primeira vez, e fiquei assustado." Influenciado pelo guitarrista Paul Leary, ele declarou que "antes daquilo eu estava simplesmente perdido".
Too Tired - Johnny "Guitar" Watson
Johnny "Guitar" Watson foi um pioneiro do rock nos anos 50. De 1955, "Too Tired" é uma das primeiras músicas a utilizar distorção. Segundo John Frusciante, Watson possuía uma "abordagem muito sinistra na guitarra que ninguém antes dele sequer chegou perto".
China Girl - Iggy Pop
"David Bowie e Iggy Pop escreveram o maravilhoso álbum 'The Idiot'", declarou o guitarrista. "E ele tem algumas das minhas guitarras preferidas de todos os tempos." Fã de Iggy Pop, em 1991 Frusciante tocava "Search and Destroy" com o Red Hot, e solo já tocou "China Girl" e "Neighborhood Threat".
Down on Me - Big Brother and the Holding Company
Quando perguntado sobre quem era melhor, Kurt Cobain ou Janis Joplin, John respondeu: "Eu não sou de dizer que uma pessoa é melhor que a outra. Mas [Janis Joplin] é uma das mais emocionais cantoras que poderia existir. E os guitarristas da banda dela eram excepcionais."
Three Sheets to the Wind - Allan Holdsworth
"Eu não acredito que uma pessoa precise se técnicas avançadas para tocar com sentimento", disse Frusciante. "Eu realmente não acredito que haja alguém melhor que Allan Holdsworth. Tenho certeza que sempre foi aprender com ele, e que nunca, nem em um milhão de anos, eu serei capaz de fazer o que ele faz."
Peon - Captain Beefheart & the Magic Band
Uma experimental faixa instrumental que não segue um determinado padrão rítmico ou compasso, "Peon" já foi tocava por ele e Flea ao vivo — o que foi algo desafiador para ambos. "Não dá para contar o tempo", ressaltou o guitarrista. "Só um entrando na mente do outro para tocar corretamente."
Thoughts of Yesterday - T.S.O.L.
Citando Ron Emory como um de seus guitarristas punk preferidos, John contou que "essa música tem uma influência meio Siouxsie and the Banshees aos meus ouvidos. Mas eles fizeram todo tipo de sons ao longo dos primórdios da banda. Uma música era totalmente diferente da outra."
Cosmic Dancer - T. Rex
"A guitarra solo nessa música é linda", disse Frusciante. "Ela tem uma guitarra de trás para frente que me influenciou muito. Eu tenho recordações muito boas de ouvir essa música quando estávamos gravando 'Blood Sugar Sex Magik', olhando pela janela tarde da noite, com apenas 17 anos [21, na verdade], recém-chegado a Hollywood."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps