Para Cliff Burton "Master of Puppets" era "a melhor música do Metallica"
Por André Garcia
Postado em 16 de julho de 2022
O Metallica foi formado no começo dos anos 80 em Los Angeles, e em poucos anos já era um dos maiores representantes da emergente cena thrash metal — ao lado de nomes como Anthrax e Megadeth. Com o lançamento de seu terceiro álbum, "Master of Puppets" (1986), o quarteto ganhou projeção mundia e começou a lotar grandes arenas como a mais nova sensação do mundo do metal.
Conforme publicado pela Rock n Roll Mania, em 1986 o baixista Cliff Burton ao ser perguntado sobre "Master of Puppets" disse: "Eu acho que é a melhor música do Metallica até agora." Estendendo o elogio ao álbum, ele declarou que "as letras estão melhorando significativamente. Tudo está se expandindo ligeiramente."
Embora a faixa-título seja seu maior destaque, há nele outros grandes clássicos como "Battery", "Orion" e "Welcome Home (Sanitarium)" — essa última inclusive foi o que fez Burton sentir que aquele trabalho tinha tudo para dar certo.
"Eu lembro de mixar o álbum em Los Angeles", contou ele. "Estávamos saindo com Ron Smallwood, o empresário do Iron Maiden. Ele tinha uma casa a dois quarteirões da Sunset Boulevard, que se tornou um point da madrugada. Uma noite nossa música 'Welcome Home (Sanitarium)' tocou ao fundo. 'Essa ficou muito maneira!', disse Ron. 'Posso ouvir de novo?' Aquilo foi como um sinal divino. 'Quer saber?', pensei, 'eu acredito que isso vai dar certo!'"
Em seu lançamento, "Master of Puppets" chegou a #29 nas paradas da Billboard. Além disso, em 2006 foi certificado seis vezes disco de platina ao atingir 6 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Como se não bastasse, em 2015 ele foi o primeiro álbum de heavy metal escolhido pela Biblioteca do Congresso americano para preservação no Registro Nacional de Gravações, por ser "cultural, histórica e esteticamente significante."
Em 2022, a faixa "Master of Puppets" se tornou mais popular que nunca ao ser tocada na série Stranger Things por um dos personagens principais numa cena icônica. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps