A curiosa técnica de David Bowie ao gravar vozes de "Under Pressure", do Queen
Por Igor Miranda
Postado em 07 de julho de 2022
Lançada em 1981 como single e incluída no álbum "Hot Space" (1982), a música "Under Pressure" é um dos maiores sucessos da carreira do Queen. A canção foi gravada em parceria com ninguém menos que David Bowie, responsável por uma metodologia curiosa - e bastante funcional - para a gravação das vozes.
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock traduzida por IgorMiranda.com.br, o guitarrista Brian May revelou como o processo de gravação se deu. De acordo com o músico, o método sugerido por Bowie consistia em trabalhar completamente no improviso - algo "inovador" na visão de May.
"Os vocais foram construídos num jeito inovador, que veio de David, porque ele tinha experiência com esse método avant-garde de construir vocais. Ele disse: ‘todo mundo entra na cabine sem ideias, sem anotações, e canta a primeira coisa que vier à cabeça sobre a backing track’", afirmou.
Em seguida, ele completou: "E assim fizemos, compilando todos os pedaços – foi a partir disso que fizemos ‘Under Pressure’, todos esses pensamentos aleatórios".
"Under Pressure" foi disponibilizada como single oito meses antes do disco "Hot Space". Foi o primeiro single do Queen a atingir o topo das paradas britânicas.
Um artigo do site IgorMiranda.com.br narra toda a trajetória da banda ao gravar "Hot Space", um de seus álbuns mais criticados. Declarações dos próprios músicos em entrevistas a veículos jornaísticos e livros são apresentadas como apoio ao texto. Clique aqui para ler na íntegra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps