Crítica de George Harrison fez Jimmy Page compor "The Rain Song"
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
O Led Zeppelin foi formado em 1968, a partir das cinzas do Yardbirds. E lá, o guitarrista Jimmy Page aproveitou para fazer o blues pesado que tanto desejava, mas não conseguia em sua antiga banda. Com músicas como "Communication Breakdown", "Heartbreaker", "The Immigrant Song" e "Black Dog", o quarteto se tornou sinônimo de rock pesado, e foi uma das maiores inspirações para o surgimento do heavy metal.
Aquele som funcionou tão bem que o Led lotava as maiores arenas da Europa e vendia milhões de discos. No entanto, sua sonoridade pauleira não agradava a algumas pessoas, como o ex-beatle George Harrison. Conforme publicado pela Far Out Magazine, Jimmy Page revelou que "George [Harrison] estava falando com Bonzo [John Bonham] uma noite, e disse: 'O mal de vocês é que vocês nunca fazem baladas.'"
A crítica não fazia sentido. Parece que o ex-beatle ignorava que os primeiros álbuns do Led Zeppelin já possuíam baladas, como "Tangerine" e "Stairway to Heaven". Mesmo assim, Jimmy Page em vez de ficar chateado ou argumentar, preferiu tomar aquilo como estímulo criativo.
"Eu disse: 'Ah é? Eu vou dar uma balada pra ele'", prosseguiu Jimmy, "e escrevi 'The Rain Song', que entrou no 'Houses of the Holy'. Aliás, se você prestar atenção, eu até faço referência a 'Something' nos dois primeiros acordes da música."
Ouça "The Rain Song" abaixo.
Lançado em março de 1974, "Houses of the Holy" foi o quinto trabalho do Led Zeppelin, onde eles deram um passo em direção a uma sonoridade mais progressiva e experimental. O álbum chegou ao topo das paradas da Billboard e na Inglaterra, vendendo mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. "The Rain Song" não foi lançada como single.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
A letra do Led Zeppelin que Plant passou a olhar de lado; "Uau, isso foi meio duvidoso"
Carmine Appice admite que aceitaria convite para substituir John Bonham no Led Zeppelin
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Jason Bonham ficou magoado com Led Zeppelin por ficar de fora da "reunião" do grupo
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos


