Crítica de George Harrison fez Jimmy Page compor "The Rain Song"
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
O Led Zeppelin foi formado em 1968, a partir das cinzas do Yardbirds. E lá, o guitarrista Jimmy Page aproveitou para fazer o blues pesado que tanto desejava, mas não conseguia em sua antiga banda. Com músicas como "Communication Breakdown", "Heartbreaker", "The Immigrant Song" e "Black Dog", o quarteto se tornou sinônimo de rock pesado, e foi uma das maiores inspirações para o surgimento do heavy metal.
Aquele som funcionou tão bem que o Led lotava as maiores arenas da Europa e vendia milhões de discos. No entanto, sua sonoridade pauleira não agradava a algumas pessoas, como o ex-beatle George Harrison. Conforme publicado pela Far Out Magazine, Jimmy Page revelou que "George [Harrison] estava falando com Bonzo [John Bonham] uma noite, e disse: 'O mal de vocês é que vocês nunca fazem baladas.'"
A crítica não fazia sentido. Parece que o ex-beatle ignorava que os primeiros álbuns do Led Zeppelin já possuíam baladas, como "Tangerine" e "Stairway to Heaven". Mesmo assim, Jimmy Page em vez de ficar chateado ou argumentar, preferiu tomar aquilo como estímulo criativo.
"Eu disse: 'Ah é? Eu vou dar uma balada pra ele'", prosseguiu Jimmy, "e escrevi 'The Rain Song', que entrou no 'Houses of the Holy'. Aliás, se você prestar atenção, eu até faço referência a 'Something' nos dois primeiros acordes da música."
Ouça "The Rain Song" abaixo.
Lançado em março de 1974, "Houses of the Holy" foi o quinto trabalho do Led Zeppelin, onde eles deram um passo em direção a uma sonoridade mais progressiva e experimental. O álbum chegou ao topo das paradas da Billboard e na Inglaterra, vendendo mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. "The Rain Song" não foi lançada como single.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps