O hit da Legião que Renato Russo compôs para Cássia Eller e traz coincidência trágica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de agosto de 2022
A música "1º de Julho" foi composta por Renato Russo e aparece no álbum "A Tempestade", da Legião Urbana. O hit é uma homenagem à Cássia Eller e ajudou a impulsionar a carreira da cantora.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore trouxe curiosidades sobre a música, incluindo a trágica coincidência que envolve o fato de Tavinho, companheiro de Cássia na época, ter falecido apenas 6 dias antes dela dar à luz ao filho do casal.
Tavinho acabou indo parar na Legião Urbana e até hoje não se sabe ao certo porque o título é "1º de Julho" e não 28 de agosto, que é o dia do nascimento de Chicão, filho do casal.
"O Renato falou que a figura da mulher estaria muito presente no disco ‘A Tempestade’. Isso acontece em ‘1º de Julho’, que é uma homenagem para a Cássia Eller. A história de como a vida dos dois se cruzaram é incrível. Na banda da Cássia Eller tinha um baixista chamado Tavinho Fialho. Ela engravidou dele e depois o Tavinho foi convocado para ser músico de apoio da Legião na turnê do ‘5’. Nesse meio tempo, o Renato escreveu essa música em homenagem a ela, porque eles se aproximaram. A coincidência é que o Tavinho faleceu em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1993, só 6 dias antes da Cássia dar à luz ao Chicão. O filho da Cássia não nasceu em 1º de julho e sim 28 de agosto de 1993. Não se sabe porque a música tem essa data. Mas é uma homenagem ao espírito aguerrido da Cássia. O Renato ajudou a impulsionar a carreira da Cássia com essa música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps