O hit da Legião que Renato Russo compôs para Cássia Eller e traz coincidência trágica
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de agosto de 2022
A música "1º de Julho" foi composta por Renato Russo e aparece no álbum "A Tempestade", da Legião Urbana. O hit é uma homenagem à Cássia Eller e ajudou a impulsionar a carreira da cantora.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore trouxe curiosidades sobre a música, incluindo a trágica coincidência que envolve o fato de Tavinho, companheiro de Cássia na época, ter falecido apenas 6 dias antes dela dar à luz ao filho do casal.
Tavinho acabou indo parar na Legião Urbana e até hoje não se sabe ao certo porque o título é "1º de Julho" e não 28 de agosto, que é o dia do nascimento de Chicão, filho do casal.
"O Renato falou que a figura da mulher estaria muito presente no disco ‘A Tempestade’. Isso acontece em ‘1º de Julho’, que é uma homenagem para a Cássia Eller. A história de como a vida dos dois se cruzaram é incrível. Na banda da Cássia Eller tinha um baixista chamado Tavinho Fialho. Ela engravidou dele e depois o Tavinho foi convocado para ser músico de apoio da Legião na turnê do ‘5’. Nesse meio tempo, o Renato escreveu essa música em homenagem a ela, porque eles se aproximaram. A coincidência é que o Tavinho faleceu em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1993, só 6 dias antes da Cássia dar à luz ao Chicão. O filho da Cássia não nasceu em 1º de julho e sim 28 de agosto de 1993. Não se sabe porque a música tem essa data. Mas é uma homenagem ao espírito aguerrido da Cássia. O Renato ajudou a impulsionar a carreira da Cássia com essa música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal


6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


