A Face da Besta - Lançado livro sobre capas, mascotes e símbolos do Heavy Metal
Por Mateus Marinho
Postado em 08 de agosto de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O livro A Face da Besta: A Iconografia do Heavy Metal foi escrito por Alvaro Tamarindo. O livro fala sobre a capa de álbuns das bandas, mascotes e símbolos do Heavy Metal, com foco no Iron Maiden, e já pode ser adquirido em pré-venda no site oficial.
Mascotes de Bandas - Mais Matérias
TCC que virou livro
Em 2019, Alvaro defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso da UFF em forma de estudo de caso da banda Iron Maiden, no qual analisou todas as capas da iconografia da banda. Do TCC nasceu o livro A Face da Besta: A Iconografia do Heavy Metal
Além da análise das capas da donzela de ferro,o livro tem uma extensa pesquisa sobre a história do gênero e um capítulo que buscou olhar as diferentes ferramentas de comunicação de várias bandas: mascotes, logotipos e as temáticas das letras, por exemplo.
História do Heavy Metal
O gênero, desde sua gênese até o cenário nos dias atuais, é o tema do capítulo um. Neste primeiro momento, bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Judas Priest, Metallica e várias outras têm suas histórias contadas, além, é claro, de um foco especial para o Iron Maiden e suas várias mudanças de formação, polêmicas com a igreja e corrida até o sucesso absoluto.
Foco no Iron Maiden
O livro como um todo tem o Iron Maiden como principal objeto de estudo, mas o capítulo 3 é especialmente voltado para a comunicação visual da banda. Cinco capas foram dissecadas: "The Number of the Beast", de 1982, "No Prayer For the Dying", de 1990, "A Matter of Life and Death", de 2006, "The Final Frontier", de 2010 e o mais recente, "Senjutsu", de 2021.
Além disso, uma análise geral que englobou mais de trinta capas da banda também faz parte do capítulo. Os resultados desta pesquisa poderão ser vistos em maiores detalhes pelos leitores através de um QR Code contido no livro, que leva para a página exclusiva na internet.
Sobre o autor
Alvaro Tamarindo é redator publicitário e comunicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Apaixonado por Rock e Heavy Metal desde pequeno, frequentou seus primeiros shows aos 13 anos e nunca mais parou!
Onde comprar
A pré-venda do livro vai de 30 de julho até 4 de setembro com frete grátis para todo o Brasil no site.
Depois disso, o livro estará disponível a partir do dia 5 de setembro na Amazon, Americanas, Shoptime, Submarino, e no site da Editora Autografia e também na versão e-book na Loja Kindle da Amazon Brasil.
Evento de lançamento
O lançamento do livro será no dia 4 de setembro, às 13h, no espaço Five Stars, em Niterói. Com música ao vivo, venda de bebidas e churrasco feito na defumação.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 403 - São Francisco. Niterói-RJ
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A banda que deixou Joan Jett "morrendo de medo" antes de subir ao palco
Black Sabbath tentou compor disco nos anos 2000, mas não rolou
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Bangers Open Air 2027 revela mais três atrações internacionais
Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
4 bandas de Metal lideradas por mulheres que lançaram singles em Setembro

Derek Riggs: "Eddie vende mais do que Mickey Mouse"
Iron Maiden: o nascimento do mascote Eddie


