Como o Coldplay influenciou o sertanejo brasileiro e, por isso, faz sucesso no país
Por Bruce William
Postado em 23 de setembro de 2022
Matéria do Semana Pop, publicada no G1, traz um vídeo apresentado por Carol Prado onde são exibidas cenas do cantor Luan Santana e do Coldplay para ilustrar como a banda britânica ajudou a moldar o sertanejo de hoje, com shows onde o impacto visual é tão importante quanto a música, e isso inclusive pode explicar o imenso sucesso que a banda do vocalista Chris Martin faz no Brasil.
Coldplay - Mais Novidades
Carol relata que, no começo de sua carreira, o Coldplay era da turma do rock alternativo com uma dose de melancolia de bandas como Oasis e Radiohead, até que a partir de seu álbum de 2008, "Viva la Vida", passou a fazer um "pop motivacional de arena" que acabou inspirando muita gente, incluindo o Luan Santana, que é notadamente influenciado pelo Coldplay pelas suas músicas com refrões fortes, com sílabas bem alongadas e letras com versos perfeitos para cantar em estádio.
Outro aspecto citado no vídeo é que, assim como o Coldplay, o Luan e outros sertanejos que seguem uma linha mais pop rock transformam suas apresentações em uma experiência "meio Disney", onde o público não apenas assiste mas também participa de forma interativa dos shows. E também são citados outros casos de artistas e canções do sertanejo que bebem diretamente na fonte do Coldplay, incluindo a dupla Victor e Léo que chega a ter uma música com arranjo diretamente inspirado no grupo inglês.
Veja o vídeo completo com mais detalhes no g1.globo.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor


A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
O álbum de rock que parece nome de Pokémon, segundo matéria da Rolling Stone
Bono, do U2, afirma que o Coldplay "não é uma banda de rock"
A ríspida opinião de Lemmy Kilmister sobre Radiohead e Coldplay


