YouTuber recria "Smoke on the Water" com a sonoridade de "St. Anger"
Por André Garcia
Postado em 24 de outubro de 2022
"Smoke on the Water" e "St. Anger" estão em extremos opostos do rock pesado: enquanto a primeira marcou o auge de popularidade de uma das maiores bandas do rock pesado, a segunda marcou o fundo do poço de uma das maiores bandas de metal do planeta.
Após despontar em meados dos anos 80 como os reis do thrash metal, e conquistarem o mundo na década seguinte com o "Black Album", parecia que o Metallica não tinha como dar errado. No entanto, com "Load" a banda mudou radicalmente (tanto em sonoridade quanto em aparência), chocando os fãs. Após flopar com "Reload" (sobras de estúdio de "Load"), a banda passou um período de crise interna que chegou a pôr em cheque seu futuro.
Muitos fãs esperavam por um retorno triunfal em 2003 com "St. Anger", mas o que viram foi James Hetfield e companhia tentarem seguir a tendência de nomes como System of a Down. O álbum acabou marcado por críticas como a total ausência de solos e sua sonoridade, precária e mal produzida. "Guitarra gravada no banheiro" e "Bateria tocada em um balde" foram os comentários mais recorrentes.
Por mais que não tenha deixado saudade entre os fãs do Metallica, "St. Anger" completará 20 anos em 2023, o que certamente fará com que ele seja relembrado. E quem já se antecipou a relembrá-lo, conforme publicado pela Metal Hammer, foi um multi-instrumentista YouTuber.
Em seu canal, Börje Unchained, ele é conhecido por brincar com sonoridades. Por lá, ele já aprontou coisas como imaginar como soaria Ed Sheeran como membro do Slipknot e como soaria "Enter the Sandman" se fosse uma música do Iron Maiden. Não satisfeito, agora ele cometeu o "sacrilégio" de regravar "Smoke on the Water" como se fosse do "St. Anger". Confira no vídeo abaixo (por sua conta e risco!).
Segundo o site setlist.fm, a faixa de "St. Anger" mais tocada ao vivo pelo Metallica foi "Frantic" (197), seguida pela faixa-título (184).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
A música do Jethro Tull que teria ficado melhor com outro guitarrista, segundo Ian Anderson
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas

O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
A versão do Kid Abelha para "Smoke on the Water", do Deep Purple
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"
Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones


