Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 04 de outubro de 2022
Recentemente o Guns N' Roses fez mais uma turnê pelo Brasil com direito a uma apresentação no Rock in Rio que, como foi transmitida ao vivo, novamente causou polêmica por parte de pessoas reclamando que a voz de Axl Rose não é mais a mesma, que ele deixa muito a desejar e por aí afora, enquanto os fãs que estão acostumados aos shows justificam que, sim, há alguns problemas mas todos são em decorrência do desgaste que a voz de Axl sofreu ao longo dos anos pelo uso incorreto de determinadas técnicas vocais.
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Axl ficou durante muito tempo usando o drive com muita força, espremendo a laringe e com isso conseguindo um resultado com a voz, que é uma marca do Guns N' Roses, que a médio e longo prazo ele teve que pagar o preço", explicou o professor de canto Márcio Guerra em um vídeo publicado no seu canal do youtube.
E uma entrevista de 1988 para a BLAST!, até então inédita em português e publicada pelo site Axl Rose Fã Clube, o vocalista já falava dos seus problemas vocais, ao explicar o cancelamento de uma turnê pelo Japão naquele ano.
"Basicamente, viajar subindo montanhas diversas e diversas vezes para chegar aos últimos cinco shows que fizemos com o Iron Maiden, fizeram com que meus ouvidos entupissem de tal forma que eu não conseguia ouvir direito, então eu acabava gritando duas vezes mais alto e sobrecarregando minhas cordas vocais na turnê", explicou Axl ao ser perguntado sobre o cancelamento.
Prossegue o vocalista: "Além disso, nos shows que fizemos na Costa Oeste, havia muito mais fãs do GNR, e foi tudo muito agitado e muito mais divertido, então estávamos tocando duas vezes mais alto, quebrando tudo no palco", conta, em seguida, explicando que no momento em que percebeu que estava acontecendo algo ele foi procurar ajuda: "Basicamente, eu usei demais minha garganta, e o médico me disse que se eu não tirasse uma folga, havia uma boa chance de eu nunca mais cantar! Fui a quatro especialistas diferentes, e todos eles me disseram que eu precisava de uma cirurgia imediatamente; Então, fui ao maior especialista do mundo, que trata problemas graves de garganta como eu tinha – um cara chamado Hans Von Laiden, e ele disse que eu não precisava de cirurgia, mas o que eu precisava era de muito descanso vocal e, em seguida, um treinamento adequado para poder trazer a voz de volta".
Axl explica que, para preservar a qualidade da apresentação, a melhor opção foi cancelar: "Então, ao invés de correr o risco de ir ao Japão e não poder fazer um bom show, ou fazer algo meia boca, sem garantias que conseguiríamos fazer todas as datas que prometemos, achamos melhor adiar e fazer os shows mais tarde, quando poderíamos dar às pessoas exatamente o que elas pagaram. Nós nunca cancelamos um show só porque não queremos, particularmente, fazê-lo. Esse não é o motivo. Acredito que, quando as pessoas pagam dinheiro para ver um show, devem receber exatamente aquilo pelo que pagaram e por tudo aquilo que vieram ver, e a menos que possamos fazer isso, não queremos fazer nenhum show".
Leia a matéria completa com muito mais detalhes no Axl Rose Fã Clube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps