A cantora folk que para Robert Plant é "a rainha das belas canções"
Por André Garcia
Postado em 03 de outubro de 2022
O Led Zeppelin foi formado em 1968 a partir das cinzas do Yardbirds, logo se consagrando por seu blues pesado com "Led Zeppelin" (1968) e "Led Zeppelin II" (1969). Em "Led Zeppelin III", a banda deu um destaque maior a seu lado folk, que já estava presente em seu álbum de estreia. As influências folk partiam de Jimmy Page, mas em carreira solo quem mais se dedicou ao gênero foi o vocalista Robert Plant.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Nos últimos anos, Plant vem tendo como parceira a cantora folk Alison Krauss, com quem lançou "Raising Sand" (2007) e "Raising the Roof" (2021). Comprovando sua relação com o gênero, conforme publicado pela Far Out Magazine, quando listou suas músicas preferidas para o programa Tracks of My Years da BBC Radio 2, o vocalista escolheu "Amelia", da Joni Mitchel — a quem exaltou como "a rainha das belas canções":
"[Ela é] a rainha de todas aquelas belas canções escritas por volta daquela época, a partir do final dos anos 60. O catálogo dela é incrível, e os shows dela eram lindos, incrivelmente tocantes. Toda a cena musical do Laurel Canyon lá no Sunset Boulevard foi algo muito especial."
Joni Mitchell é uma cantora canadense de folk que também bebia na fonte de outros estilos, como pop, jazz e música clássica. Indicada ao Grammy 10 vezes, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1997, e considerada "uma das maiores compositoras de todos os tempos" pela revista Rolling Stone.
A faixa escolhida por Plant, "Amelia", é a segunda de seu oitavo álbum de estúdio, "Hejira". Lançado em 1976, foi composto por ela durante uma viagem de carro pelos Estados Unidos de Maine a Los Angeles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"

O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Por que Jimmy Page exigiu controle total sobre o Led Zeppelin, segundo o próprio
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Jason Bonham admite que não seria baterista se o pai não tivesse morrido cedo
Jimmy Page revela o melhor cantor com quem já tocou — não é Robert Plant!


