A cantora folk que para Robert Plant é "a rainha das belas canções"
Por André Garcia
Postado em 03 de outubro de 2022
O Led Zeppelin foi formado em 1968 a partir das cinzas do Yardbirds, logo se consagrando por seu blues pesado com "Led Zeppelin" (1968) e "Led Zeppelin II" (1969). Em "Led Zeppelin III", a banda deu um destaque maior a seu lado folk, que já estava presente em seu álbum de estreia. As influências folk partiam de Jimmy Page, mas em carreira solo quem mais se dedicou ao gênero foi o vocalista Robert Plant.
Nos últimos anos, Plant vem tendo como parceira a cantora folk Alison Krauss, com quem lançou "Raising Sand" (2007) e "Raising the Roof" (2021). Comprovando sua relação com o gênero, conforme publicado pela Far Out Magazine, quando listou suas músicas preferidas para o programa Tracks of My Years da BBC Radio 2, o vocalista escolheu "Amelia", da Joni Mitchel — a quem exaltou como "a rainha das belas canções":
"[Ela é] a rainha de todas aquelas belas canções escritas por volta daquela época, a partir do final dos anos 60. O catálogo dela é incrível, e os shows dela eram lindos, incrivelmente tocantes. Toda a cena musical do Laurel Canyon lá no Sunset Boulevard foi algo muito especial."
Joni Mitchell é uma cantora canadense de folk que também bebia na fonte de outros estilos, como pop, jazz e música clássica. Indicada ao Grammy 10 vezes, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1997, e considerada "uma das maiores compositoras de todos os tempos" pela revista Rolling Stone.
A faixa escolhida por Plant, "Amelia", é a segunda de seu oitavo álbum de estúdio, "Hejira". Lançado em 1976, foi composto por ela durante uma viagem de carro pelos Estados Unidos de Maine a Los Angeles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps