Van Halen: Sammy Hagar relembra como ele escreveu o hit "Right Now"
Por André Garcia
Postado em 09 de novembro de 2022
Em 17 de junho de 1991, o Van Halen lançou seu nono álbum de estúdio — terceiro com o vocalista Sammy Hagar — For Unlawful Carnal Knowledge. O disco se manteve mais maduro e menos festivo, assim como os anteriores, mas se diferenciou deles por uma sonoridade mais crua e sombria.
Até os já característicos sintetizadores de Eddie Van Halen deram lugar ao piano em "Right Now", um dos pontos altos. Sammy Hagar publicou em sua página oficial no YouTube um vídeo onde ele fala sobre "For Unlawful Carnal Knowledge", com comemoração de seu vigésimo quarto aniversário. Entre outras coisas, ele fala sobre como ele compôs essa música:
"Legal dela é que foi a última música que compusemos no álbum, foi tipo 'Dreams' em '5150'. Pensamos que já tínhamos terminado, Eddie ficou tocando a parte do piano, eu fiquei cantando [aquela] parte da letra [canta o refrão]... Até que os dois se encaixaram! Você já deve ter ouvido essa história antes, mas como estamos falando do 'For Unlawful Carnal Knowledge'..."
"Eu estava deitado na praia, e era para estar no estúdio, mas decidi tirar uma folga de médicos, psiquiatras e essas coisas [acompanhando a esposa]. Eu estava deitado na praia e me senti tão bem — era um belo dia ensolarado em Malibu, céu aberto, ondas quebrando... Senti como se estivesse meditando! Eu estava totalmente focado no momento."
"De repente, eu me lembrei de todas as coisas que tinha que fazer e aquela coisa toda. Eu pensei 'Uau, aquele é o lugar onde quero estar. Como faço para voltar para lá?' Aí eu comecei a escrever a música. Quando você escreve uma música como aquela a partir de uma experiência pessoal, desde o começo [você sabe] que é uma canção atemporal! Ela vai ser boa para sempre", concluiu.
Sammy Hagar
Sammy Hagar iniciou sua carreira no começo dos anos 70, ganhando notoriedade com sua passagem pelo Montrose, onde fez relativo sucesso entre 1973 e 75. Em carreira solo ele se consolidou, chegando na década de 80 a lotar estádios.
Quando Dave Lee Roth abandonou o barco com Van Halen no auge da popularidade, coube a Sammy a encarar a missão impossível de substituí-lo. Com ele, a banda passou a soar mais madura e menos festiva, e conseguiu se manter entre as maiores do mundo. Em 1996, entretanto, ele foi demitido por suas crescentes divergências com Eddie Van Halen.
Além de artista solo e empresário, Hagar está atualmente em duas bandas, Full Circle e Chickenfoot — que é mais raro de ver na ativa, pois depende da disponibilidade de Chad Smith e Joe Satriani.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps