Beatles: Privada de John Lennon é exposta em museu em Liverpool
Por André Garcia
Postado em 12 de dezembro de 2022
É comum ver itens pessoais de grandes personalidades que já não estão mais entre nós sendo leiloadas ou expostas em museus. John Lennon é um dos melhores exemplos disso. Atualmente, uma privada de porcelana que pertencia a ele está em exposição no Liverpool Beatles Museum.
A privada, decorada com uma bela gravura floral, ficava em Tittenhurst Park, residência do ex-beatle e Yoko Ono de 1969 a 71. Foi lá que o casal compôs grandes clássicos como "Imagine", e onde foi filmado o clipe da música.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o item foi emprestado por um homem não identificado que o arrematou em leilão em 1989, na época por mil libras. O dono do museu é Roag Best, por coincidência, irmão do baterista Pete Best, antecessor de Ringo Starr. À BBC News ele disse:
"O homem nos contactou, disse que aquilo estava largado em sua casa juntando poeira, e perguntou se gostaríamos de expor no museu. Nós pensamos: 'Bem, isso é meio esquisito, não é muito o tipo de coisa que colocamos em exposição...' Mas ninguém pode dizer o que deve ou não ser exposto, então decidimos dar uma chance."
"Acho que os visitantes vão pensar 'Esses caras piraram?', mas nós gostamos de fazer coisas fora da caixa, então encaixa perfeitamente. É uma privada muito, muito elegante — provavelmente a mais cara do país!"
John Lennon
Um dos maiores pioneiros do rock britânico, John Lennon formou em Liverpool sua primeira banda, The Quarrymen, em 1956 — ano do álbum de estreia de Elvis Presley! Banda essa que em alguns anos seria conhecida em todo o mundo como The Beatles.
Como seu líder, ele conquistou tudo que havia para ser conquistado e mais um pouco. Em 1969, por outro lado, além das tensões internas, a banda enquanto consenso se tornou uma limitação criativa para seus integrantes.
Com a separação iminente, John se lançou em carreira solo com sua segunda esposa, Yoko Ono, formando o Plastic Ono Band. Já em seu primeiro álbum, autointitulado, emplacou hits como "Mother" e "God"; e no seguinte a faixa-título de "Imagine" (1971).
Após dar um tempo com Yoko em meados da década, caiu na gandaia, lançou um álbum de covers e fez com David Bowie e Elton John — maiores astros da Inglaterra — parcerias que chegaram ao topo das paradas da Billboard.
Reconciliado, o casal dedicou um tempo à vida pessoal até retomar a carreira com "Double Fantasy", em 1980. Tragicamente, foi o último álbum de John Lennon, lançado apenas um mês antes de seu assassinato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps