D.D. Verni fala sobre "I Hear Black", o "patinho feio" da carreira do Overkill
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2023
A banda estadunidense de thrash metal Overkill é uma das grandes representantes do thrash metal. Os álbuns de sua extensa discografia apresentam uma sonoridade única e que quase nunca mudou. Porém, há um disco do grupo um pouco diferente dos demais: "I Hear Black".
Lançado em 1993, o sexto registro da discografia do Overkill é sombrio e flerta com o groove metal. O álbum não decolou e a banda não toca nenhuma de suas músicas ao vivo desde 2002.
O baixista D.D. Verni, que foi um dos fundadores do Overkill, falou sobre "I Hear Black" durante recente entrevista concedida ao site Metal Sucks, publicada dia 23 de janeiro.
"Esse álbum é provavelmente o maior álbum excêntrico que já fizemos. Quando estávamos o fazendo, lembro que nossa mentalidade estava em todo lugar, ou pelo menos, era diferente de onde tinha estado antes. Eu lembro do passado e penso comigo mesmo: ‘O que diabos estávamos pensando?’. Mas acho que nosso processo de pensamento era que queríamos garantir que não faríamos nada do que havíamos feito antes. Se parecesse algo que já havíamos feito antes, mesmo que fosse ótimo, nós deixaríamos isso de lado.
Então, continuamos tentando adiar todas as coisas que havíamos feito antes, o que parecia uma boa ideia na época, mas não era. O que aprendemos foi que havia uma razão para as coisas que fazíamos funcionarem e que deveríamos continuar fazendo essas coisas em vez de tentar nos reinventar. Não precisamos nos reinventar; nós já inventamos a nós mesmos, então dissemos: ‘Vamos apenas tentar ser ótimos nisso’", declarou Verni.
"O grunge não significava nada"
Como todos os fãs de música pesada sabem, o grunge era muito popular no início dos anos 1990. Algumas bandas de outras vertentes foram influenciadas pelo grunge e até tentaram mergulhar no estilo, o que não foi o caso do Overkill, como Verni explicou na sequência.
"Eu olho para trás em ‘I Hear Black’, e honestamente, não parece muito com um disco do Overkill para mim, mas não tem nada a ver com o grunge. As pessoas me perguntaram se tinha a ver com grunge e tudo mais, e não tinha. O grunge não estava no meu radar e, honestamente, não significava nada para mim. Não parecia que o metal era nada menos do que foi nos anos anteriores, porque todas as bandas que criamos, como Exodus e Testament, ainda estavam tocando. Parecia que o thrash metal era tão popular e relevante como sempre foi.
Você pode voltar ainda mais longe com as bandas de hair metal, era o mesmo que o grunge essas bandas nem estavam no mapa para mim. Tanto quanto eu estava preocupado, essas coisas nem existiam. Eu estava no meu pequeno mundo do thrash metal, fazendo álbuns, fazendo turnês e assumindo o que estava acontecendo. Então, hair metal e depois grunge, essas coisas nem foram registradas para mim. ‘I Hear Black’ foi nosso sexto álbum, e foi um disco difícil de escrever e fazer pela forma que o fizemos. Tentamos reinventar a roda e não há muitas boas lembranças associadas a isso", pontuou.
O próximo trabalho de estúdio do Overkill é "Scorched", que será lançado em abril. Confira mais detalhes na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

Próximo disco do Overkill será lançado em abril; confira capa, tracklist e música nova
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
5 discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
A música gravada por banda de thrash metal que foi inspirada em clássico de Shakespeare


